Tudo sobre as fontes termais brasileiras
Primeiro vamos entender sobe as fontes termais brasileiras. Então vamos descobrir como ocorre a formação dessas águas e os principais destinos no Brasil.
Para muitas pessoas, as fontes de águas termais são vistas como um verdadeiro spa natural, e o melhor é que o Brasil está cheio desses lugares especiais, em diversos estados ao redor do país.
Por isso, é muito importante saber um pouco sobre a formação dessas águas e sobre os principais locais.
Lembrando que, ao conhecer fontes termais, é imprescindível a presença de um profissional que conheça bem a área, tanto pelo perigo das pedras escorregadias quanto pelas altas temperaturas da água.
Sem mais delongas, continue a leitura até o final!
O que são fontes termais?
As fontes termais são aquecidas pelo calor geotérmico — calor do interior da Terra. Em áreas vulcânicas, a água pode entrar em contato com rochas muito quentes, aquecidas pelo magma.
Fontes termais em zonas vulcânicas ativas podem produzir água superaquecida, tão quente que a imersão pode resultar em ferimentos ou até mesmo na morte.
Em áreas não vulcânicas, a temperatura das rochas dentro da Terra também aumenta com a profundidade — esse aumento de temperatura é conhecido como Gradiente Geotérmico.
Se a água se infiltrar profundamente na crosta, ela entra em contato com as rochas quentes e pode circular até a superfície para formar fontes termais.
Como elas se formam?
As fontes termais podem se formar de várias maneiras. Um método comum é quando a chuva ou a água subterrânea é aquecida pelo contato com rochas que foram aquecidas pelo magma, nas profundezas da superfície da Terra.
Esses tipos de fontes termais, geralmente, formam-se perto de áreas de atividade vulcânica. A água aquecida torna-se flutuante e viscosa e procura rachaduras e fissuras com o objetivo de escapar para a superfície da Terra.
Se não houver rotas para a água quente escapar, o vapor e a pressão se acumulam nas câmaras de acumulação nas profundezas da Terra, eventualmente causando a formação de um gêiser.
Outro tipo de fonte termal se forma quando a água da chuva flui para o solo e é aquecida pelo decaimento radioativo de elementos presentes nas rochas e nos solos por onde flui.
A cada 300 metros que a água da chuva desce, ela é aquecida, em média, 35 ºC adicionais.
A água quente torna-se, novamente, mais viscosa e flutuante do que a água fria que flui para baixo.
Então, sobe através de outras rachaduras e de fissuras para a superfície da Terra.
Quais são as melhores águas termais do Brasil?
Conheça abaixo quais são as principais e melhores águas termais do Brasil. Veja as suas principais características e o que aproveitar ao chegar a esses locais.
Caldas Novas
O Caminho das Águas mistura as águas quentes das fontes termais com os lagos represados das hidrelétricas do vale do rio Paranaíba.
As águas quentes são encontradas nos municípios de Caldas Novas e de Rio Quente, que compõem o terceiro maior parque hoteleiro e o maior complexo hidrotermal do Brasil.
Ao sul, os lagos de Emborcação, Lago Azul, São Simão e Cachoeira Dourada, formados por diversas barragens de hidrelétricas, são utilizados para esportes náuticos e para lazer.
No município de Lagoa Santa, sudeste de Goiás, o lago de mesmo nome é uma atração única com suas águas quentes e medicinais.
Rio Quente
Um dos maiores complexos de resorts de água quente do mundo — Rio Quente Resorts — está localizado a 20 quilômetros a oeste de Caldas, no município de Rio Quente.
Com sete hotéis, com um centro de convenções e com 500 quilômetros quadrados de espaço, recebe mais de 1 milhão de turistas por ano.
Rio Quente é uma pequena cidade e município no sul do estado de Goiás, Brasil. É o local de um spa de água quente conhecido em todo o país.
Outros pontos a serem visitados são:
- Araxá — Minas Gerais;
- Olímpia — São Paulo;
- Mossoró — Rio Grande do Norte;
- Poços de Caldas — Minas Gerais;
- Poço do Egito – Rio Claro.