Como os Transformadores são Importantes em uma Rede Elétrica?
Você certamente já viu aqueles equipamentos no alto dos postes que se parecem com um tipo tanque/reservatório, não é mesmo? Eles são os transformadores, que silenciosamente trabalham 24h por dia para garantir que a energia da sua casa seja eficiente e segura.
No entanto, existem outros tipos de transformadores de energia que estão em vários sistemas diferentes. Eles são usados, basicamente, para garantir que as linhas de energia sejam seguras e adequadas para cada tipo de uso.
E para saber mais sobre os transformadores de energia, continue lendo.
O que é um transformador
Um transformador nada mais é do que um tipo de equipamento fundamental em uma rede elétrica para garantir a tensão adequada. Isto é, ele tem a função exatamente como o seu nome sugere: transformar a energia em uma potência diferente daquela que chega até o transformador.
Os transformadores podem trabalhar de maneiras diferentes, já que existem os a óleo e os secos. Ambos são ótimos, mas cada um deles terá uma aplicação diferente. O a óleo é para lugares externos e pode causar vazamentos na natureza. E o a seco é para ambientes internos. Ele se auto-refrigera, diferente do a óleo, que precisa de refrigeração à parte.
O processo escondido: como os transformadores elétricos deixam a energia limpa e equilibrada
Nem sempre os transformadores ficam à vista. Muito menos quando eles estão em lugares como centros de distribuição elétrica. No entanto, ainda assim, trata-se de um equipamento importantíssimo e que garante uma série de benefícios funcionais para uma rede elétrica como um todo.
Afinal, os transformadores transformam a energia em uma tensão que é útil e segura para residências, indústrias, comércios e hospitais. Cada tipo de estabelecimento vai ter uma necessidade energética de acordo com os equipamentos e demandas. Logo, um transformador será necessário para que esses equipamentos funcionem em alto desempenho e com segurança.