Tipos de infoprodutos: confira 6 opções para o seu negócio
Ao implementar vários tipos de infoprodutos em sua estratégia de marketing, você tem mais chances de vencer as principais dificuldades do mercado online. Isto é: ganhar autoridade, aumentar a conversão, gerar engajamento e avançar o cliente na jornada de compra.
Se quer saber como superar tais gargalos, este artigo é para você! Aqui, conheça as opções que viabilizam a construção de materiais ricos, de maneira prática e didática.
Antes de mais nada, por que criar infoprodutos?
São benefícios do infoproduto para uma estratégia de marketing:
- prático de criar, implementar e compartilhar com a sua audiência;
- contribui para a educação do público sobre o seu mercado, além de captar e qualificar leads;
- escalável para a sua empresa, pois você constrói um material e pode divulgá-lo diversas vezes, sem gerar novos custos de produção.
Quer saber mais? Assista: https://www.youtube.com/watch?v=52Ad0N-H3-U
Tipos de infoprodutos: confira 6 opções!
Entre os tipos de infoprodutos mais comuns, podem-se destacar:
- E-book;
- Audiobook;
- Videoaula;
- Revistas eletrônicas;
- Área de membros;
- Kits.
Vamos entender cada um deles!
1 – E-book
Esse é um dos formatos mais populares quando se fala sobre tipos de infoprodutos. Tal sucesso é explicado graças à sua facilidade de construção e distribuição, além do acesso simplificado para os seus clientes.
O e-book pode ser feito em editores de textos, tais como Word e Google Docs, ou no Writer do LibreOffice, que é gratuito. Você pode escrever seu material e, na sequência, salvá-lo em PDF ou ePub, formatos mais tradicionais para esse tipo de conteúdo.
As principais vantagens de escolher pelo e-book como seu infoproduto, são:
Entrega imediata ao consumidor: permite automatizar a entrega do conteúdo para que o cliente faça o download do seu material.
Conteúdo responsivo: trata-se de um formato adaptável para qualquer dispositivo, o que facilita a leitura.
Produção simplificada: exige pouco investimento em design, pois prevalece o formato textual.
Um bom exemplo disso é o e-book da EAD Plataforma, que ensina como criar e gerir seu curso online. Vale a pena conferir!
2 – Audiobook
O audiobook, por sua vez, é um livro narrado e compacto, geralmente, em formato MP3. Aqui, recomenda-se criar um roteiro para manter um sentido lógico durante a fala, de maneira que possa soar agradável para sua audiência.
Se você busca por uma alternativa fácil de implementar, o audiobook é uma ótima opção. Afinal, basta ter um microfone de boa qualidade e escolher um ambiente sem barulho externo para compartilhar seu conhecimento.
3 – Videoaula
88% dos profissionais de marketing de vídeo afirmam que o conteúdo audiovisual oferece um ROI positivo para sua estratégia, segundo este estudo da Wyzowl.
Logo, trata-se de um tipo de infoproduto indispensável para o sucesso de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Mas você deve estar se perguntando: “como gravar um conteúdo perfeito para a minha audiência?”. Para isso, siga estas dicas:
Escolha o local da gravação, que seja em um espaço organizado e sem ruídos externos.
Verifique qual é o tipo de iluminação que traz mais qualidade para o seu conteúdo, entre elas: iluminação natural (se possível) ou luzes artificiais, como: ring light, difusor e softbox.
Separe os equipamentos para a gravação, o que inclui: câmera (pode ser a do celular), tripé e microfone de lapela.
4 – Revistas eletrônicas
Você pode oferecer uma revista eletrônica em formato PDF ou, ainda, em conteúdo privado.
Neste material, é preciso que você escolha uma periodicidade, assim como nas revistas impressas, o que dá ao consumidor a possibilidade de comprar ou acessar o conteúdo de maneira semanal, quinzenal ou mensal.
5 – Área de membros
Como o próprio nome indica, a área de membros é restrita somente para pessoas autorizadas que, comumentemente, pagam uma taxa de adesão para obter o acesso.
Nesse caso, você pode compartilhar materiais valiosos em vários formatos, tais como: texto, áudio e vídeo.
6 – Kits
São conjuntos que mesclam produtos de vários tipos, o que permite a integração entre ebooks, videoaulas e screencasts.
Como todos os materiais são em formato digital, tudo pode ser entregue por meio da internet e, assim, o cliente pode usufruir do conteúdo a partir de vários tipos de mídia.
Para alguns assuntos, existem os que ficam mais adequados em formato de áudio. Em contrapartida, há outros que se adaptam melhor aos textos, infográficos e e-books.
Tendo isso em mente, é preciso que você estude sua audiência e verifique qual é o melhor formato para cada tipo de material. Assim, fica mais fácil começar a desenvolver seu kit.
Já sei quais são os tipos de infoprodutos, e agora?
O próximo passo é com você! Escolha o infoproduto mais adequado para a sua audiência. Se possível, faça testes para descobrir qual conteúdo traz mais retorno para o seu público e qual é aquele que precisa ser ajustado.
A princípio, trabalhar com vários tipos de infoprodutos pode ser uma tarefa complicada, mas, aos poucos, você perceberá que ela é mais simples do que parece.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.