As maiores tendências de marketing e tecnologia para o seu negócio

As maiores tendências de marketing e tecnologia para o seu negócio

Quantas mudanças tivemos nos últimos anos, não é mesmo? E se você estava achando difícil acompanhar, prepare-se, pois mais tendências de marketing e tecnologia estão chegando. 

 

Mas não se preocupe, preparamos aqui quais são as 5 maiores tendências que estão começando e que vão se intensificar nos próximos meses.Dessa forma você poderá ganhar cada vez mais seguidores nas suas redes sociais. Sabendo quais são, você poderá se preparar para aplicá-las! Vamos lá?

Novas redes sociais

Pode parecer simples, mas acredite, a maioria dos negócios não estão de olho nas nossas redes sociais que estão surgindo. 

 

Se você se surpreendeu com o boom do TikTok nos últimos anos, vai ficar mais surpreso ainda com a BeReal

 

Essa é uma nova rede social que promete uma vida mais transparente e sem filtro aos usuários. Ela permite apenas publicações de fotos tiradas em tempo real, com o objetivo de ter um conteúdo mais autêntico e espontâneo. 

 

Só nos primeiros quatro meses deste ano, o BeReal aumentou sua base de usuários em mais de 300%.

 

A dinâmica funciona de uma forma diferente das outras redes sociais, assim, todos os dias, em horários diferentes, os usuários do aplicativo são notificados ao mesmo tempo que está na hora de tirar uma foto. 

 

O app pede autorização para acionar as duas câmeras do dispositivo móvel, a traseira e a dianteira, e em dois minutos,os usuários podem adicionar legenda e a localização às fotos. 

 

Nenhum filtro ou edição estão disponíveis, além disso, não há seguidores e nem curtidas. Como mencionamos, pode parecer ser uma rede social diferente da maioria, mas isso não significa que não devemos ficar atentos a ela. 

 

Quem diria anos atrás que uma rede de vídeos se tornaria uma das maiores do mundo? Bem, todo dia pode nascer um novo TikTok, talvez esse seja o próximo.

Evolução do social commerce

Continuando na mesma linha da tendência anterior, sabemos que boa parte do nosso dia é nas redes sociais. 

 

Usamos essas plataformas para interagir, seguir influenciadores e personalidades, saber as notícias do mundo, mostrar momentos do nosso dia a dia, e claro, descobrir e comprar novos produtos.

 

As pessoas estão dispostas e querem comprar nas redes sociais

 

Segundo dados da Hootsuite e We Are Social, as novas gerações já estão usando mais as redes sociais (53.2%) do que os mecanismos de busca (51.3%) para pesquisar informações sobre marcas.

 

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 82% das pessoas seguem alguma marca ou empresa no Instagram, e 52% já compraram algum produto ou serviço que descobriu na rede social.

 

O consumo faz parte das nossas vidas, e consequentemente também faz parte das redes sociais, sendo assim, cada vez mais as plataformas estão aprimorando o recursos de social commerce.

 

O Instagram lançou sua social commerce em 2018, mas anuncia novidades todo ano, para 2022, a meta é disponibilizar globalmente o Instagram Checkout.

 

Assim, os usuários podem finalizar as compras dentro da loja no Facebook ou Instagram, sem precisar deixar o app.

Conteúdos mais humanizados

Em agosto deste ano o Google anunciou que irá atualizar suas buscas, melhorando seu algoritmo para dificultar que os leitores caiam em clickbaits.

 

Esse buscador está de olho nas páginas que são construídas de forma otimizada para obterem uma classificação alta. 

 

O Google irá priorizar os sites que produzem conteúdo original e personalizado. 

 

As páginas que visam apenas ter conteúdos técnicos e mecanizados serão rebaixadas e as com qualidade comprovada e que não fazem uso desses artifícios, terão destaque.

 

Agora o Googlebot oficializa sua intenção de priorizar um conteúdo cada vez mais autêntico, escrito por especialistas com informações relevantes. 

 

Isso, com certeza, vai mudar o cenário dos conteúdos SEO — consequentemente, o foco daqui para a frente será em conteúdos que solucionem todas as dúvidas do leitor.

 

Isso pode mudar a estrutura dos conteúdos, por exemplo: a quantidade de keywords que os textos deverão ter, volume de palavras, etc. 

Relacionamento via bots

O crescimento do mercado de bots é frenético, a perspectiva de aumento anual até 2025 é de 24%.

 

De uns anos para cá, os bots começaram a fazer parte de redes sociais importantes e dos portais de muitas empresas.

Em muitas situações, os bots são tão eficientes no atendimento ao cliente quanto um consultor humano. 

 

Uma das principais vantagens é a integração da automação com a personalização do relacionamento com os clientes. 

 

É possível otimizar o trabalho dos atendentes aplicando essas ferramentas no dia a dia deles.

Exploração do metaverso

Por fim, vamos falar de uma das tendências que tomou as discussões do mercado digital e tem sido assunto em diversas mídias, o metaverso.

 

Embora o conceito não seja novo, foi Mark Zuckerberg quem colocou essa palavra nas conversas do mundo inteiro. 

 

A palavra metaverso já revela muito sobre o que é: o sufixo verso diz respeito ao universo – enquanto que, meta, indica o que vai além, que transcende algo. Nesse sentido, podemos entender o metaverso como algo que está além do nosso mundo físico. 

 

E advinha com o que nós temos muito contato que vai além do mundo físico? O universo digital!

 

Por isso, o metaverso é o termo que se denomina um ambiente virtual. Esse ambiente é imersivo, coletivo e hiper-realista. Nele, você pode ter uma rotina e fazer coisas que comumente faz no seu dia a dia e até algumas coisas fisicamente impossíveis.

 

Uma das maneiras que o metaverso entrou nas redes sociais é com os avatares. 

 

Recentemente a empresária e digital influencer Bianca Andrade anunciou seu avatar do metaverso, que atende por Pink. O influenciador Lucas Rangel se transformou em Luks, e até mesmo Sabrina Sato entrou na onda, com a Satiko. 

 

Esses avatares funcionam como influenciadores virtuais que podem atuar em campanhas, marketing, da mesma forma que seus criadores fazem no mundo real. 

 

Por isso, os personagens precisam ser o mais parecidos possível de seus criadores, para engajar o público já fidelizado.

 

Os avatares virtuais marcam a entrada de uma geração de influenciadores no metaverso, esse virtual só tende a crescer com as oportunidades de mercado ainda pouco exploradas.

Pronto para as tendências de marketing e tecnologia?

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a ficar por dentro das novidades de marketing e tecnologia. 

Se você quer se atualizar ainda mais, venha ler nosso conteúdo completo sobre o metaverso!

Este artigo foi escrito pela Porexemplo.pe.