Setor de alimentação deve contar com estrutura completa
Os empresários que investem no setor de alimentação, com a fabricação de produtos para consumo posterior, precisam contar com diversos equipamentos que permitem a qualidade dos alimentos.
Funcionários de organizações governamentais, como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitário – costumam verificar as condições dos alimentos, do preparo ao armazenamento e podem autuar as empresas que não seguem as normas de higiene.
Dentro de uma empresa de alimentação, que os produtos são congelados e vendidos para consumo posterior, as informações como ingredientes, presença de alergênicos e data de validade devem estar indicadas em uma embalagem.
Isso porque, elas são desenvolvidas para armazenarem, de maneira segura, cada tipo de alimento, obedecendo às suas características.
Segurança alimentar na manipulação correta
A preparação deve ser realizada de acordo com normas regulamentadas pela ANVISA, assim como a embalagem e o armazenamento.
Para produtos congelados de alimentação, o sistema de preparo deve contar com equipamentos especiais, como túnel de congelamento rápido, que trabalham em temperatura bastante reduzida, mantendo as características principais de um produto alimentício, como cores, texturas e, principalmente, o sabor.
O peso do produto também não é afetado, pois o rápido congelamento evita a perda por desidratação, que acontece em casos de resfriamentos mais demorados.
Este tipo de equipamento é muito importante para as empresas alimentícias, no quesito de segurança alimentar, pois oferece diversos benefícios, que podem ser destacados, como:
- Alimentos perecíveis podem ser conservados;
- Facilidade de estoque, para produtos fora de época;
- Produto não perde valores calóricos e de sabor;
- Transporte pode ser realizado por longas distâncias.
Como diversos produtos podem ser congelados e oferecidos para o mercado consumidor, o gerenciamento de produtos deve ser realizado por meio de programas e controladores eletrônicos, utilizando a tecnologia como uma importante ferramenta de negócios.
Atendimento ao público direto
Para os empreendedores que buscam uma maneira de atender o consumidor de forma direta na alimentação, com a abertura de empreendimentos comerciais em áreas de fácil acesso, montar um negócio deve contar com mobiliários eficientes.
O mercado oferece diversos equipamentos para restaurante, que devem ser obrigatórios para um empreendimento de sucesso. Uma pesquisa de mercado pode indicar as melhores localizações para este tipo de negócio.
Os custos iniciais dependerão do imóvel para a instalação, e a aquisição de móveis, como mesas, cadeiras e balcões, que deverão ser disponibilizados para atender, de maneira confortável, os clientes.
Muitos destes móveis já contam com características próprias, que facilitam a disposição em local estratégico, para poder atender a clientela, e ainda servir como expositor de bebidas.
Este tipo de mobiliário pode ficar localizado ao fim de uma trilha, em restaurante onde o cliente pode se servir e, ao final, escolher qual a bebida que acompanhará no almoço ou no jantar.
Para restaurantes que contam com este tipo de serviço, é preciso deixar à disposição os alimentos da maneira como devem ser consumidos.
Ou seja, espaços para os alimentos que devem ser servidos quentes, como arroz, feijão, macarrão e os acompanhamentos, como carnes vermelhas, frangos e peixes, e uma pista fria inox com a disposição de saladas, embutidos, legumes e frutas.
Há modelos que permitem, até mesmo, a disponibilidade de bebidas enlatadas, para facilitar a escolha do cliente.
Existem outros equipamentos que devem fazer parte de um restaurante, para que os produtos possam ficar expostos e a cartela de opções se tornar ainda mais atraente para os clientes.
Como é o caso do uso de um balcão refrigerado, com a oferta de frutas devidamente lavadas e, até mesmo, cortadas, para facilidade de consumo, e que pode manter as características originais, sem sofrer o desgaste natural.
Outros produtos também podem ser expostos neste tipo de equipamento, como bolos gelados, gelatinas e sobremesas.
Para os clientes que se servem e preferem consumir os produtos em outros lugares, o empreendedor deve oferecer possibilidades.
Desses modos, promove a compra do produto e atendimento em um local diferenciado, para não atrapalhar ao fluxo de consumidores que comerão no local.
Funcionários podem atender, de maneira eficiente, em um balcão encosto inox refrigerado 2 m, clientes que já fizeram os pedidos e estão sendo preparados.
A parte refrigerada pode disponibilizar bebidas, frutas e sobremesas, para aumentar a oferta de produtos e, com isso, potencializar o rendimento comercial.
Esse atendimento direto ao público, com treinamento de funcionários e administração eficiente, com produtos devidamente manipulados, ajuda na demanda e no crescimento empresarial.