Serviços delivery seu crescimento e importância
Por conta do avanço tecnológico e do acesso aos smartphones, cada vez mais as pessoas utilizam aplicativos para pedir comidas, fazer compras e, até mesmo, adquirir produtos do supermercado e diversos serviços.
Ao realizar o pedido de um produto a determinada empresa, essa empresa pode oferecer uma opção ao cliente de entrega em sua residência, evitando que o cliente precise se deslocar para buscar o produto.
De casa, a pessoa fica na espera do serviço de motoboy para a entrega do material adquirido. Isso acontece porque as pessoas desejam ficar no conforto de suas casas, onde se sentem mais protegidas, mas principalmente para otimizar a rotina que tende ser cada dia mais corrida.
Com o crescimento desse serviço no Brasil, muitos negócios estão precisando se adaptar e ter a presença de um motoboy trabalhando em sua empresa para fazer as entregas, ou contar com empresas terceirizadas que oferecem esse tipo de serviço.
Os serviços de delivey possuem um preço maior, que compensa quando comparado ao deslocamento do cliente até o restaurante ou supermercado. Além disso, podem ser criadas campanhas diversas de fretamento, de acordo com o valor gasto nos produtos.
Pelo fato do crescimento desse mercado e da necessidade de ter esse profissional em seu negócio, este artigo vai trazer dicas sobre a temática. Confira!
Ter um motoboy é cada vez mais necessário
Atualmente, diversos ramos dispostos no mercado precisam ter um motoboy para entrega para tornar o serviço ainda mais versátil.
Dentre os serviços e suas variedades podemos destacar:
- Negócios alimentícios (restaurantes, pizzarias e hamburgueria);
- Negócios de saúde (entrega de remédios, produtos voltados à saúde);
- Negócios voltados ao varejo (entrega de livro, material escolar ou roupas);
- Negócios de supermercados (entrega de compras que já podem ser solicitadas via aplicativo).
O motoboy é um profissional habilitado para a direção de moto, possuindo a carteira Nacional de Habilitação na categoria A.
A escolha da moto ao invés do carro é por conta da facilidade de locomoção que esse meio de transporte oferece, além da rapidez diante do trânsito e congestionamento das capitais.
O serviço de moto entregas porque se demonstra seguro, além de apresentar um excelente custo-benefício ao empreendedor e cliente.
Quem não tem um motoboy em sua empresa está perdendo a chance de ter vendas por delivery e, com isso, perdendo clientes que precisam de um serviço de entrega.
Nesse tipo de serviço é importante ser rápido, tanto que em muitos aplicativos é possível acompanhar o trajeto e deslocamento do motoboy.
Geralmente, o serviço de entrega é cobrado para o cliente, com o valor variando a depender do local que a pessoa mora e o deslocamento que o motoboy terá.
O motoboy frete é uma realidade, apesar disso, muitos aplicativos realizam uma “entrega grátis” de acordo com os produtos, horários ou rota percorrida. Independentemente de a taxa ser ou não cobrada, o valor não costuma ser alto, sendo vantajoso para todos.
Para o cliente, acaba compensando ficar no conforto de sua casa, economizando gasolina ou álcool, não se expondo ao transporte público ou trânsito para buscar seu pedido.
O frete de moto, portanto, pode ser cobrado e leva em consideração o endereço do cliente. É importante estar atento a esses detalhes para fazer uma cobrança justa do valor.
Proteção e segurança para o profissional para melhorar os serviços
Muitas pessoas têm ingressado nessa profissão por diversos motivos, mas cabe destacar que não é uma tarefa fácil e pode ser arriscada.
Por isso, é importante que esse profissional seja respeitado e valorizado pela empresa. Para isso, existem alguns equipamentos de segurança que podem ser fornecidos ao profissional, como é o caso de capacetes e roupas.
Além disso, uma revisão mecânica da moto deve ser realizada de modo a verificar a situação dos pneus, motor, pastilhas de freios, painel, farol e outros aspectos que garantirão a segurança do colaborador durante o transporte dos itens.
Do mesmo modo, é importante orientar sobre o uso do calibrador pneu digital, para que eless estejam sempre com a pressão e calibragem correta.
Isso traz mais estabilidade à moto, além de evitar acidentes. Mais ainda, aumenta a vida útil do pneu e contribui para que a corrida seja mais “leve”.
Outro detalhe importante é que a empresa pode fornecer um plano de saúde ao motoboy, para que ele se sinta mais protegido no caso de imprevistos. O mesmo vale para um plano de seguro da sua moto, no caso de batidas e colisões.
Vale destacar que para o caso das terceirização desse serviço, todas essas questões são de responsabilidade da empresa contratada.
Essas são algumas medidas que podem ser adotadas por empresários, para que essa “troca” de interesses seja vantajosa para ambos lados e, no final, o cliente saia satisfeito.