Será que vale a pena investir em um imóvel para alugar?
Esse é praticamente um ditado popular: “Invista em imóveis e depois coloque para alugar”. Esse é um tipo de investimento muito comum e aplicado por diversos investidores e especuladores de sucesso.
A ideia de ter um imóvel próprio sempre esteve presente na vida do brasileiro e, pensar em ter mais do que imóvel, garantir uma renda fixa com a locação do imóvel parado parece uma boa ideia.
Com a crise financeira e imobiliária que arrebatou o mundo todo, diversos investidores buscaram novos caminhos para manter sua renda crescente, e um dos mais populares foi o de locação imobiliária.
Com o poder de compra da população em baixa, muitas pessoas desistiram de conquistar o sonho da casa própria e partiram para alugar apartamento.
Essa é uma opção nem sempre mais barata, porém é uma solução segura para aqueles que não querem entrar em dívidas a longo prazo e juros compostos abusivos.
A título de curiosidade da discrepância entre valores, um aluguel apartamento Avenida Paulista, região nobre e valorizada em São Paulo, há preços que variam de dois a quatro mil reais mensais, com menos riscos e burocracias – por isso tornou-se uma opção muito viável para uma parte da população.
Esses mesmos apartamentos quando consultados para venda, podem aparecer acima de um milhão de reais.
Compra ou locação: qual é a melhor opção?
Para os nãos investidores também sobrou uma fatia de mercado interessante. Muitas famílias que adquiriram terrenos, casa de campo ou praia também estão se predispondo a obter uma renda extra com seus imóveis, que por muitas vezes ficam parados por meses com pouco cuidado e conservação. Por isso o “alugue temporada” tornou-se tão popular.
Muitas famílias buscam viajar em épocas específicas do ano onde é possível fazer um bom dinheiro alugando espaços parados. Neste caso, o único trabalho é colocá-lo em uma imobiliária da região, online ou em grupos sociais e esperar o interesse.
Olhando por esse lado, parece uma solução maravilhosa para quem tem um apartamento parado e busca uma renda extra, mas nem tudo é tão bonito quanto parece.
Da mesma forma que muitos estão buscando alugar um apartamento e essa demanda parece favorável, muitos proprietários de imóveis estão desejando tornarem-se locadores. Dessa forma há maior número de ofertas, resultando em maior concorrência no setor.
Antes de colocar um imóvel para alugar é importante buscar referências de outros apartamentos semelhantes e estudar suas estruturas, decoração, mobília e preço de locação.
Muitos proprietários estão investindo em seus apartamentos antes de colocarem à disposição para locação, assim aumentam sua chance de sucesso.
Apartamentos mobiliados são mais valorizados para aqueles que estão de mudança pela primeira vez.
Jovens estudantes ou viajantes, normalmente não possuem mobília e equipamentos eletrodomésticos, por isso uma casa com fogão, máquina de lavar etc. costumam ser mais fáceis de alugar.
Por preços razoáveis e com boa margem de lucro, para famílias com crianças pequenas é um diferencial é a implantação de tela protetora para janela, apesar de ser um custo barato, apartamentos que já possuem redes de proteção são mais valorizados por esse tipo de perfil de clientes.
Talvez um dos últimos critérios que diferem apartamentos que são facilmente locáveis daqueles “encalhados” é a estrutura e a área comum do prédio. Isso sempre acarreta no último valor pago pelo futuro locatário, o condomínio.
Nos prédios antigos e em regiões populares das grandes metrópoles, a área de lazer e o espaço social dos edifícios são bem restritos e muitas vezes inexistentes, no máximo um pequeno salão de festas – e nem sempre contam com uma portaria 24 horas.
Por sua vez, os prédios mais novos e em regiões nobres investem, e muito, nessa tendência. Há prédios que possuem área comum capaz de satisfazer diversos tipos de públicos e moradores.
Além disso, contam com salões de beleza, barbeiros e, algumas vezes, até pequenos mercados orgânicos facilitando a vida de seus moradores.
Um caminhão de mudança pode ajudar nesses momentos, os profissionais são treinados, atendimento é personalizado, agilidade e segurança com os seus móveis e objetos.
Outras vantagens de um condomínio com lazer completo
Raras exceções, a maioria dos edifícios novos possui academia com equipamentos modernos, piscinas aquecidas e cobertas, quadras poliesportivas, quadras de tênis.
As opções são incontáveis e quanto maior a comodidade maior o valor agregado ao condomínio e aos apartamentos.
A segurança e limpeza dos edifícios também são levados em consideração na hora da decisão de qual apartamento alugar, por isso surgiram diversos serviços que atendem os mais variados públicos.
Em grandes cidades como São Paulo é possível encontrar empresas de portaria SP que prestam serviços especializados e implantações criativas que vão muito além do que um porteiro presente vinte e quatro horas.
Atualmente, diversos prédios possuem sistema de central de segurança e abriram mão dos tradicionais porteiros, aumentando sua segurança e conforto para os moradores.