Saiba o que precisa sobre importação e exportação
O comércio é um mercado que possui muitas dimensões e aspectos e uma delas é que além de se relacionar com a vizinhança, com Estado vizinhos dentro do país, também pode ser expandido e interagir com outros países, a isso damos o nome de Comércio Internacional.
O comércio internacional tem duas operações básicas a importação e a exportação e que lidam com uma série de procedimentos burocráticos que vão do agenciamento de cargas até cadastro em sistemas diversos e outros componentes.
Essas duas atividades são essenciais para a comunicação e para a interação dos países trazendo riqueza para as nações.
No presente artigo entenderemos sobre o que é a importação e a exportação, seus processos e o papel de alguns profissionais relacionados a essas operações como os despachantes aduaneiros presentes em empresa despachante aduaneiro.
O que é importação?
A importação consiste na compra de um produto bem e até mesmo serviço de originado ou produzido em outro país. Um exemplo, o Brasil compra alface de outro país.
Existem muitos objetivos com a compra de produtos estrangeiros, sendo variada, como o suprimento de determinada matéria-prima que o país não é produtor ou tem em poucas quantidades ou a contratação de mão de obra estrangeira para atender novas demandas.
Tanto os processos de importação como de exportação também estão ligados as políticas de cada país, quando uma moeda local está forte a negociação se torna mais facilitada, já quando está fraca não é tão possível.
O processo de importação e exportação são parecidos. Ambos são regidos pelo SISCOMEX – Sistema do Comércio Exterior regido pelo Governo Brasileiro e que auxilia as atividades do serviço aduaneiro e dos importadores.
Há três etapas básicas da importação: a fase administrativa que é quando se pede autorização para importar, gerando uma determinada licença.
A fase cambial é quando ocorre a fase de pagamento ao exportador (que vende ao importador) é transferida para o exterior. E por fim a fase fiscal conhecida como desembaraço aduaneiro ou desembaraço alfandegário que corresponde ao pagamento de tributos.
Abaixo falaremos sobre a exportação e seus aspectos e procedimentos.
O que é a exportação?
O processo de exportação é o contrário da importação é quando determinado país ou empresa nacional vende para outro país ou empresa de outro país, ou seja, sempre quando há um ato de importação há um ato de exportação.
Há muitos objetivos para que a exportação possa ser feitas, no campo dos negócios e das empresas o objetivo principal é a expansão para mercados novos. Entretanto, é preciso adaptar os serviços e produtos para atender as exigência do mercado exterior.
Existem dois tipos de procedimentos de exportação: a exportação direta e a indireta.
1. A exportação direta
É quando o produtor da peça ou produto se torna o responsável pelo processo de exportação sem que haja consultoria ou ajuda de um despachante aduaneiro.
No entanto, para que tudo dê certo é necessário que o fornecedor conheça:
- As documentações necessárias;
- O mercado;
- As tarifas e impostos;
- Embalagens;
- E as transações.
2. A exportação indireta
É quando o processo de exportação é feita por empresas de exportação. Assim, o ramo da atividade comercial não é feita pelo produtor, mas sim, por esta empresa que intermedia todo o processo de comercialização em outro país, incluindo as tarifas e a contratação de agência de cargas.
Abaixo falaremos sobre a fase do desembaraço aduaneiro que é muito importante tanto para os processos de importação como os processos de exportação.
O desembaraço aduaneiro para importação
O desembaraço aduaneiro acontece quando a mercadoria chega para sair do país e quando chega no país de destino, é feito geralmente por agentes do governo dos respectivos países e pode ser acompanhado pelo despachante aduaneiro contratado pela empresa. No Brasil todo o processo é integrado ao SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior.
Esse desembaraço faz a conferência de todos os documentos necessários para liberação da mercadoria nas quais podemos citar o comprovante de importação, o documento de conhecimento de carga, em transporte marítimos precisa do comprovante de pagamento da taxa do departamento da Marinha Mercante, comprovante de pagamento de ICMS, declaração de importação ou exportação.
O processo é feito por profissional credenciado como falamos acima. Deste modo entendemos o funcionamento das importações e das exportações e suas respectivas importâncias.