Saiba como usar os manequins de forma estratégica na sua loja

Saiba como usar os manequins de forma estratégica na sua loja

Você sabia que uma vitrine bem iluminada, com manequins e expositores atrativos pode influenciar em até 70% das vendas? Não é à toa que os especialistas no assunto falam sobre a importância de organizar a vitrine e vestir os manequins de forma estratégica.

O caminho da decisão de compra do consumidor é influenciado não só pela necessidade, mas pelo desejo que é despertado quando ele se depara com o produto.

Por isso, nada mais justo do investir em manequins e expositores que valorizam as roupas e fazem com que os futuros compradores imaginarem como a peça ficaria no corpo.

Mas, afinal, será que manequins são todos iguais? Como encontrar peças de qualidade? Se você tem um empreendimento e quer dar um upgrade na vitrine com a ajuda desse acessório, esse texto pode te ajudar. Leia mais e saiba como usar os manequins de forma estratégica!

Faça combinações

O manequim é uma peça que tem capacidade para mexer com o imaginário do cliente. É justamente por isso, que você deve apostar nas melhores combinações de acordo com o seu público-alvo na hora de vestir essas “pessoas”.

Aproveite para colocar bem na frente da vitrine, os manequins vestidos com as peças do momento e brinque na composição.

Sua loja é especializada em roupas femininas? Monte looks diferentes não só com as peças, mas também com acessórios que combinam, como bolsas e calçados.

Se o departamento da loja é versátil, com opções para toda família, vale colocar um manequim que representa a criança e outros para compor os pais.

Independente do foco da loja, lembre-se que as melhores roupas precisam estar na vitrine, pois essa é a forma de chamar atenção do cliente e, de cara, mostrar a linha de produtos que a loja trabalha.

Caso a pessoa não goste do manequim ou se depare com roupas mal arrumadas e combinações não tão atraentes, ela vai procurar outra vitrine. Por isso, seja criativo!

Aproveite o calendário de datas comemorativas

Organizar a vitrine de forma criativa é um desafio. Mas não dá para deixar o mesmo produto ou look em evidência por muito tempo pegando poeira. Você pode e deve aproveitar as datas comemorativas para arrumar os Manequins e expositores para lojas.

O dia das crianças está chegando? Esse é o feeling para expor os próximos itens. É primavera? Aproveite a inspiração para exibir looks floridos e brinque com o fundo da vitrine. Esses detalhes são simples, mas demonstram qualidades da sua loja como:

 

  • Variedade;
  • Preocupação em encantar;
  • Atualização das novidades;
  • Preparo para atender aos pedidos do momento.

Aposte em manequins de qualidade

Ao contrário do que possa parecer, os manequins possuem qualidade, expressões corporais e personalidade. Por isso, vale a pena buscar esses itens em uma Fábrica de manequins especializada.

Assim como as roupas podem combinar ou não com uma pessoa, o mesmo acontece com os manequins. Se o foco é exibir os sapatos, opte por modelos que contam com um suporte para fixação das pernas.

Caso a ideia seja mostrar os acessórios junto com as roupas, é interessante escolher o modelo de manequim que conta com as mãos na posição mais adequada.

Não faz sentido padronizar os manequins na hora de exibir os produtos, afinal, pode ser que uma peça não tenha um bom caimento ou fique menos atraente caso os manequins não estejam combinando.

Siga a regra de três

Para organizar a vitrine, é necessário ter bom gosto e técnica. Uma delas é a regra de três. Neste caso, a ideia consiste em montar as peças de três em três, alternando as posições e os tamanhos do manequim.

Uma dica prática de como fazer isso é alternar os manequins por tamanho, como baixo, médio e alto, por exemplo. Isso é uma forma de melhorar a visualização de quem está namorando a vitrine e dá a impressão de variedade.

Desperte sensações

Além dos manequins, você pode usar luminárias, música, composição visual e elementos, como arara de roupas, para despertar sensações que tragam bem-estar para o cliente dentro da sua loja. Quanto mais confortável o cliente fica, maiores as chances dele ficar dentro da loja e acabar levando algo no carrinho.

Caso você não tenha como investir na compra dos manequins, saiba que também é possível alugar essas peças. Aliás, muita gente opta pela locação para otimizar os custos e usufruir dos benefícios de ter uma vitrine atraente da mesma forma.

O aluguel é uma alternativa não só para as araras, manequins e outros elementos que compõem a vitrine, mas para as peças que saem de temporada e já não chamam mais atenção.

A saída para lojas (sobretudo as de departamento) nesses casos é o Aluguel de barracão para guardar as mercadorias até que seja possível reinventá-las ou elaborar alguma ação estratégica.