Saiba como ter um bom relacionamento com o cliente
No ramo de vendas e comércios, um fator determinante para a consolidação da marca é a experiência que o cliente tem no momento da compra. Boas experiências trarão uma memória afetiva ao consumidor e possivelmente o fará retornar para a sua empresa e continuar consumindo.
Mas, quando se fala aqui, de experiência, não estamos apenas nos referindo ao atendimento ao cliente no momento em que ele está realizando a compra. O conceito vai um pouco além disso.
Oferecer uma boa experiência é basicamente formar uma ligação entre a empresa e o consumidor, desde o momento que ele descobre o produto ou serviço determinado, até após ele já ter realizado suas compras.
Essa relação, quase que de amizade, fortalece os vínculos e estabelece um bom relacionamento entre as duas partes.
Dado à isso, vamos abordar a importância de se estabelecer um positivo e sadio relacionamento com cliente e como isso traz diversos ganhos à empresa.
Por isso, continue a leitura desse artigo e ganhe essa percepção estratégica que lhe ajudará a ganhar mais vendas.
O relacionamento
Bom, como em todo relacionamento, é necessário que haja dedicação.
Há alguns métodos que as empresas devem aderir para que possam ter uma melhor noção de quem é seu cliente, potencial ou já existente, e como pode trabalhar um relacionamento com ele.
O intuito é desenvolver o relacionamento de forma que a empresa passe segurança suficiente. Dessa forma, a realização de compras se tornará uma atividade digna de orgulho e prazer.
Vamos analisar quais são esses aspectos e como podemos os abordar para melhor estabelecer essa boa relação com o dito consumidor.
Comportamento do cliente
Identificar e conhecer o comportamento do cliente, é o primeiro passo para solidificar esse relacionamento.
Basicamente, o comportamento do consumidor é uma série de fatores que ele apresenta na hora de buscar ou mesmo comprar algo em sua empresa. O modo como que ele interage com seus produtos antes mesmo de comprá-los ou quais os itens que ele costuma adquirir de forma conjunta.
Tudo isso faz parte da análise de comportamento, e a partir dela, a empresa consegue estabelecer e executar estratégias para aumentar suas vendas.
Gestão de clientes
Ter a noção da necessidade de organizar informações, compreender as devidas necessidade e a partir disso colocar em funcionamento métodos para se interagir com o cliente, e assim sendo, oferecer um atendimento personalizado e único à ele.
Todas essas metodologias fazem parte da gestão de clientes, que sintetizam uma base importante de consumidores que podem voltar a comprar e gerar renda ao negócio.
Fidelização do cliente
Ponto importantíssimo na questão do relacionamento com o cliente, é nesta etapa que se define se o relacionamento é mesmo sério, por assim dizer.
Essa etapa constitui em tornar o serviço, produto e o atendimento tão únicos, especiais e de qualidade que o cliente, ao necessitar novamente, não hesitará em comprar ou consumir com a empresa.
Por isso, é considerado de extrema importância no mercado dos dias de hoje.
A fidelização deve ser seriamente considerada como um método fixo e constante de vendas, já que esse tem um poder grande na hora da venda.
Por meio desse método, os clientes fiéis serão muito mais propensos a utilizarem os seus determinados produtos ou serviços sem pensar muito no preço e estarão focados na qualidade já comprovada e também na ótima experiência posterior à venda no qual tiveram.
A fidelização e suas vantagens
Com os métodos para que se concretize a fidelização de clientes – que já optaram por consumir com você uma vez – sendo colocados em prática, as vantagens logo aparecerão. Seus benefícios são:
- Novos clientes conquistados via indicações;
- Preços acima do mercado;
- Redução de custos com marketing;
- Maior poder de negociação com fornecedores.
Enfim, esses são alguns métodos a serem aplicados no âmbito das vendas para se criar um real relacionamento saudável com o consumidor.
Oferecendo a ele uma experiência satisfatória, com a devida atenção que ele merece e dando à ele um atendimento diferenciado e personalizado.
De acordo com o comportamento de compra do consumidor, deve-se buscar entender suas demandas e necessidades, para realmente supri-las e oferecer aquilo que fará diferença em sua vida.
Em síntese, é estabelecer um contato sincero e atencioso com o cliente, algo que não o faça sentir a “frieza das vendas” e que realmente o aproxime e o conquiste. Fidelidade é tudo em uma relação.