Saiba como recuperar a saúde dos fios em cabelos alisados
Os processos químicos e físicos do dia a dia danificam os cabelos. Não importa se você passou por um alisamento profissional ou opta pela chapinha todos os dias, uma hora os cabelos alisados vão reclamar.
Isso significa deixar de lado os procedimentos? Muito pelo contrário, você pode continuar com eles, mas não deve se esquecer dos cuidados extras, que vão desde vitaminas para fortalecer os fios até o uso dos produtos certos. Confira outras dicas abaixo.
Use shampoo e condicionador para cabelos alisados
Os shampoos e condicionadores próprios para cabelos com química trazem agentes que ajudam a hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Se o seu alisamento foi com progressiva, feito no salão, o ideal é investir nesses produtos específicos.
No entanto, cabelos alisados com chapinha que passam por outras químicas, como a descoloração e a tintura, também merecem esses produtos especiais.
Faça uma reconstrução capilar
A reconstrução, como já diz o próprio nome, vai reconstruir os fios. Ela pode ser feita no salão ou em casa, como parte do cronograma capilar. Para isso, você deve usar um produto próprio para essa função.
A maioria é passada após a lavagem e deve ficar em contato com as madeixas por 10 a 15 minutos. Depois, é preciso enxaguar, condicionar e finalizar como você sempre faz.
Aposte no silicone capilar na hora de finalizar
O silicone protege os fios e, em alguns casos, pode ajudar no ressecamento. Também conta com ação antifrizz e proteção contra os raios ultravioleta. Invista nesse produto mais completo e aplique nas madeixas na hora de finalizar.
Você pode deixar os fios secarem sozinhos e passar um pouco de silicone ou, caso não abra mão do secador e da chapinha, passar o produto antes de ir para essa segunda etapa.
Faça hidratação e nutrição
Hidratação e nutrição também são parte do cronograma capilar e, ao menos a primeira, deve ser rotineira na sua vida. Esses processos repõem a água e os nutrientes dos seus cabelos.
Se organize para hidratar os fios ao menos duas vezes na semana e fazer a nutrição uma vez por semana no começo e, conforme os cabelos ficarem mais saudáveis, ampliar o intervalo para a cada quinze dias.
Lave cabelos alisados com água mais fria
A água quente é uma inimiga dos cabelos em qualquer momento, mas, quando você faz químicas, essa vilã é ainda mais perigosa. Na hora da lavagem, opte por deixar o chuveiro mais frio ou, se o dia estiver gelado, deixe-o morno.
Molhe os cabelos, passe o shampoo e o condicionador próprios para quem tem química, hidrate, enxágue bem e parta para a finalização. No inverno, a dica é tentar deixar o banheiro mais quente ou baixar a temperatura do chuveiro na hora de lavar as madeixas.
Diminua o uso de secadores e chapinha
Secadores e chapinhas ajudam a ressecar ainda mais as madeixas. Se você fez o alisamento químico, experimente fazer uma finalização mais natural, reduzindo o uso desses itens.
Quando for usar alguma fonte de calor nos fios, lembre-se sempre de aplicar protetores térmicos e não exagerar na temperatura ou no tempo em contato com os fios. Vai apenas secar? Experimente testar o secador no modo frio, para tirar a água dos cabelos.
Corte as pontas ressecadas
Em último caso, um corte pode ser necessário, principalmente nas pontas mais ressecadas. A ideia é dar força para a raiz e manter o comprimento, permitindo que o cabelo cresça mais saudável. A dica é deixar o corte como a última opção, quando você já usou:
- Shampoos;
- Silicones;
- Produtos para hidratação, nutrição e reconstrução;
- Entre muitos outros.
Notou que o restante das madeixas está perfeito, mas as pontas não? Corra para sua cabeleireira de confiança e deixe a tesoura fazer seu trabalho.