Saiba como estabelecer a missão, os valores e a visão da sua empresa!
Dicas práticas que vão ajudá-lo a criar a missão, os valores e a visão para a sua empresa!
Você está abrindo um novo negócio ou reestruturando uma empresa? Caso a resposta seja afirmativa, é essencial realizar uma análise completa da sua missão, da visão da sua empresa e dos seus valores.
Esse processo vai ajudá-lo a conhecer melhor os seus propósitos e aprender como encontrar tudo para a sua empresa com mais facilidade e alinhamento.
Muito se fala sobre missão, visão e valores. Todas as organizações empresariais listam esses conceitos e os colocam como pilar de sustentação das decisões.
Mas, afinal, o que significam essas expressões e como estabelecer os melhores conceitos de acordo com os objetivos do seu negócio?
Entenda os significados
Sem dúvida, o primeiro passo é entender o que significa a missão, a visão e os valores. Muito embora existam algumas divergências entre os administradores e especialistas no assunto, encontramos uma definição de fácil entendimento.
Missão
A missão é a razão pela qual a empresa existe. Na missão você determinará o segmento de mercado em que vai atuar e como pretende ver o seu negócio reconhecido pelo mercado (clientes, fornecedores, parceiros e concorrência).
O Google, por exemplo, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, tem como missão “organizar as informações disponíveis no mundo todo e torná-las acessíveis e úteis para todos.”
Visão
A visão, por sua vez, estabelece onde o empreendedor quer chegar. Geralmente inclui objetivos de longo prazo, mas também pode contemplar conquistas menos rápidas.
Vamos imaginar uma empresa que trabalha com itens de organização para a casa. Nesse exemplo, a visão pode ser:
“tornar-se marca de referência para produtos de organização doméstica no mercado brasileiro, proporcionando qualidade de vida e bem-estar para todos os clientes atendidos”.
Valores
Os valores são de extrema importância para a construção da cultura do seu negócio. Aqui você define os princípios éticos que vão integrar a rotina da empresa.
A visão tem um vínculo muito forte com o valores, já que você só consegue atingir a visão se os valores forem colocados em prática.
Os valores da empresa podem incluir, por exemplo: foco no cliente, qualidade, inovação e comprometimento. Defina valores que façam sentido para o seu negócio e trabalhe diariamente com foco na construção de uma cultura baseada neles.
Como estabelecer a missão, a visão e os valores
Agora que você já sabe o que cada um desses conceitos significa, é hora de reunir os sócios da empresa para discutir cada um desses pilares, alinhando expectativas e propondo ideias.
Diferente do que muitas pessoas acreditam — e, às vezes, até praticam — definir missão, visão e valores não significa escrever palavras bonitas para colocar no site da empresa.
O processo de criar esses conceitos é fundamental para construir a identidade de uma marca e a sua cultura.
É preciso que os gestores dediquem tempo e mantenham contato com profissionais e pessoas relevantes para as suas operações, refletindo e dialogando a respeito do assunto.
Talvez você esteja se perguntando: como vou colocar isso no papel? Existe alguma ferramenta ou estratégia que pode ajudar? A seguir, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo na hora de escrever a missão, a visão e os valores da sua empresa.
- Reúna pessoas relevantes para a empresa e faça um brainstorm — chuva de ideias — converse sobre mercado, expectativas e planos. Anote todas as ideias, palavras-chave e informações relevantes que surgirem. Essas informações poderão ajudá-lo a construir os conceitos.
- Junto com a visão, estabeleça metas (realizáveis), a curto, médio e longo prazo. Isso traz materialidade para a visão e ajuda a direcionar as ações que deverão ser tomadas pela empresa.
- Tenha em mente que as coisas podem mudar com o passar dos anos e isso demanda mudanças nos pilares anteriormente definidos. Se isso acontecer, faça os ajustes e siga em frente.
- Ao estabelecer a visão, tenha em mente que ela precisa definir algo tangível, possível e viável. Sonhe e acredite, mas mantenha sempre a noção da realidade.
Como você pode ver, definir missão, visão e valores não é um processo simples. Isso demanda diálogo e principalmente um entendimento sobre os objetivos e a cultura da empresa.
Depois de pronto, as informações deverão estar afixadas em local visível dentro da empresa e também precisam fazer parte das práticas, das atividades e das condutas dos gestores e dos colaboradores.