Roupa de academia: o que vestir para treinar
O tipo de material que você escolhe para usar na academia deve permitir que você se sinta seco, confortável e confiante. Seu foco principal durante o exercício deve ser dar tudo de si, e você não deve ficar constrangido ou desconfortável com a camiseta ou bermuda que está vestindo.
Dependendo do tipo de treino que você está realizando, roupas diferentes podem ser necessárias. O corte da roupa que você veste para ir à academia deve permitir que você se mova livremente, sem restringir seus movimentos.
Você se moverá e se curvará com frequência durante os exercícios, então as roupas que usar devem permitir flexibilidade. Procure camisetas e bermudas feitas de material sintético como náilon, acrílico ou polipropileno para um bom equilíbrio entre funcionalidade e conforto.
O algodão é provavelmente o tecido de treino mais comum, pois tem um preço razoável, é respirável e confortável. No entanto, ele tende a reter a umidade e tornar-se bastante pesado se você suar.
Dependendo do clima e do seu nível de conforto, uma camiseta justa ou regata (feita com os materiais mencionados acima) com calças confortáveis ou shorts de ginástica são as opções ideais de roupas para exercícios.
Tênis de treino para academia
Antes de decidir por um calçado, é importante experimentar alguns até encontrar o que parece certo. Enquanto estiver na loja, teste o sapato potencial andando pela loja e pulando para cima e para baixo.
Para encontrar o ajuste ideal, também é importante usar meias que você usaria durante os exercícios. Além disso, certifique-se de escolher o calçado certo para a atividade em que será usado
6 coisas para não usar na academia
1. Roupas 100% algodão
Claro, pesquisas mostram que roupas de algodão cheiram menos que tecidos sintéticos, mas “o algodão literalmente absorve cada gota de suor, o que faz você se sentir como se estivesse usando uma toalha molhada ao invés de uma camiseta”, diz Chad Moeller, um personal trainer certificado.
Segundo médicos e especialistas, as roupas úmidas favorecem o crescimento e a proliferação de fungos e bactérias. Esse processo é acelerado ainda pelo calor, que toma conta do corpo após os exercícios.
Agora imagine que as bactérias presentes nas roupas entram em contato com algum ferimento de sua pele. Pois é, o risco de uma infecção bacteriana é enorme.. Em vez de algodão, opte por tecidos que absorvem o suor, feitos para exercícios.
2. Tênis usados
Há uma regra geral de que você deve usar seus tênis por cerca de 480 quilômetros antes de trocá-los. Mas se você não estiver monitorando isso, pode ser difícil descobrir o quanto você trabalhou com seus tênis.
Você sabe que seus tênis ficam muito velhos quando as marcas ou desenhos na parte inferior começam a se desgastar, e fica praticamente impossível de se definir o que havia ali anteriormente..
Se os fundos estão se achatando em algumas áreas e você não consegue mais ver o desenho da banda de rodagem – para não mencionar, se há buracos nos dedos dos pés ou quaisquer outros sinais óbvios de degradação total – é hora de comprar tênis novos.
O problema de se usar tênis velhos para malhar é que seus amortecedores perdem sua função, o solado passa a ficar menos firme e ele fica folgado nas laterais. Todos esses fatores reunidos podem causar desde um desalinhamento nos pés até um problema grave de coluna.
3. Sutiãs regulares ou sutiãs esportivos esticados
Existem diversos problemas em usar um sutiã convencional durante o treino. Primeiramente, o desconforto causado por ele pode atrapalhar o treino, já que você vai ter que parar várias vezes para arrumá-lo.
Outro problema é que a maioria deles não está preparado para segurar o busto durante saltos ou corrida. Por isso, mulheres com seios maiores podem acabar sofrendo com uma sobrecarga na coluna enquanto se exercitam com sutiã convencional.
Além desses problemas, médicos alertam para a possibilidade de se desenvolver uma flacidez excessiva na pele da região devido à falta de sustentação.
4. Joias
As jóias não são interessantes para uso na academia. Em alguns estabelecimentos seu uso é proibido, por conta dos riscos que representa.
Um colar, por exemplo, pode se soltar e prender em algum equipamento, danificando-o. Ele pode também se enroscar no fone de ouvido ou atingir o olho de quem está usando durante uma corrida na esteira.
5. Roupas muito apertadas na academia
Roupas de compressão, que são projetadas para permitir o movimento enquanto comprimem os músculos, são adequadas. Mas roupas que são muito pequenas ou muito justas de alguma forma? Isso pode fazer mais mal do que bem.
Algumas áreas do corpo, como a virilha, são muito vascularizadas. Usar um short curto que pressione aquela região pode provocar desde um leve desconforto até um desmaio por falta de circulação adequada.
O ideal é usar shorts justos, na medida certa, e uma camiseta mais solta, que confere mais liberdade para se movimentar, permitindo que seu corpo respire e promova a circulação livre do sangue.
6. Maquiagem demais
Isso realmente deveria ser desnecessário dizer, mas a maquiagem tem sua hora e lugar, e a academia não é uma delas. Quando você sua, sujeira e óleo podem se acumular sob a maquiagem, o que leva à irritação e promove acne
E assim começa um ciclo vicioso, no qual você usa mais maquiagem para encobrir as manchas causadas pelo uso de maquiagem. Se o seu objetivo é realmente malhar na academia, é melhor ir com um rosto recém-lavado e sem nada além de um protetor solar leve.
Portanto, quando for à academia opte por usar uma camiseta leve, um short adequado e tênis ainda em bom estado. No rosto, nada além de água e sabão, no máximo um protetor solar resistente ao suor.