Quando contar com um advogado?
Um advogado é um profissional de extrema importância e que pode ser muito útil em diversos casos, já que eles são os responsáveis por representar os interesses de pessoas.
Sejam interesses de pessoas físicas ou jurídicas – perante a Justiça. Podendo auxiliar em diversos casos, nesse sentido, como por exemplo, em processos judiciais.
Por que contar com um advogado?
Uma das áreas em que há a possibilidade de contratar um advogado, é a justiça do trabalho. Que é a responsável por conciliar conflitos advindos das relações de trabalho.
Para uma pessoa envolvida em um vínculo empregatício, seja na posição de patrão ou empregado, é possível fazer uma reclamação trabalhista de modo escrito ou verbal.
No primeiro caso, é viável a contratação de um advogado ou sindicato para a conciliação. No segundo caso, é necessário ir ao setor de reclamação de uma Vara do Trabalho.
Para fazer o relato da denúncia, além de sua comprovação através de documentos. Durante uma ação judicial, portanto, pode haver controvérsias técnicas em que não há documentos comprobatórios.
Ou quando tais documentos, são apresentados e sua veracidade é colocada em dúvida. A partir de então, o juiz pode solicitar um laudo pericial trabalhista.
Em que, geralmente, é analisado o ambiente de trabalho e aspectos como insalubridade, periculosidade, grau de exposição a agentes nocivos, entre outros aspectos.
Tal laudo, além de verificar questões que dizem respeito ao ambiente do trabalho, também pode verificar outras questões.
Como acidente de trabalho e doença ocupacional, que têm sido cada vez mais a razão pela qual os trabalhadores procuram escritório de advocacia, com especialização na área trabalhista.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, há dois tipos de conflitos trabalhistas, os individuais e coletivos. Juridicamente, tais conflitos são conhecidos como dissídios.
No caso de dissídios individuais, a reclamação é dirigida a uma Vara do Trabalho de forma que o juiz deve, antes mesmo de fazer análise da denúncia, propor uma conciliação entre os envolvidos na ação.
Caso a conciliação não seja realizada, o juiz então prossegue com a análise da reclamação e pronuncia a sentença.
Existem alguns recursos cabíveis, antes de ser tomada uma decisão definitiva e sem mais possibilidade de recurso, quando se inicia a etapa de cumprir o que foi determinado no processo.
Ou seja, uma das partes realizando o devido pagamento à parte vencedora. Já os dissídios coletivos, são definidas como ações representadas por sindicatos, confederações ou federações, a fim de defender seus filiados.
Geralmente, são casos ideais para quando houve tentativas de conciliação anteriores, mas sem nenhum resultado.
Para realizar a consulta processo trabalhista, ou seja, para verificar o andamento de um processo, é necessário acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho na aba de Serviços.
Entre os serviços em questão, é disponibilizada uma aba para a consulta processual online. As normas que guiam a relação entre empregados e empregadores, são conhecidas como direitos trabalhistas.
Conheça alguns serviços disponíveis por um departamento pessoal
Quando há a violação de tais direitos, é ideal procurar um advogado trabalhista para prosseguir com uma ação judicial, garantindo que tais direitos sejam cumpridos.
Os bancários têm algumas normas, que são diferenciadas de outras categorias. Por isso, quando seus direitos são violados, é possível contratar um profissional especializado em casos de bancários, o advogado trabalhista para bancário.
As empresas têm cada vez mais investido em estratégias, para evitar qualquer tipo de estresse. Uma das soluções que vem sendo aplicada pelas empresas, consiste em terceirizar o departamento pessoal.
Assim, esse trabalho será executado por uma equipe capacitada e a empresa, com isso, pode visar o seu próprio desenvolvimento.
Os serviços que podem ser realizados por um departamento pessoal terceirizado, estão listados a seguir:
- Emissão das guias de recolhimento de impostos e guias trabalhistas;
- Consultoria técnica a respeito da legislação vigente;
- Elaboração de folha de pagamento, décimo terceiro e adiantamento;
- Controle mensal de férias e pagamento de décimo terceiro;
- Responsabilidade pela admissão, demissão e homologação;
- Aquisição dos benefícios por meios eletrônicos;
- Assessoria técnica para implementar sistemas de controle de ponto.
É possível concluir, portanto, que consultar advogados, que são especialistas no assunto, é a melhor maneira de obter orientações a respeito de temas.
Como direitos do trabalho e ações judiciais trabalhistas, já que eles foram capacitados para atuar nessas causas e representar esse tipo de interesse, que vem sendo cada vez mais procurado tanto por empregados quanto por empregadores.