Qual exercício queima mais caloria e como ter mais energia?
Antes de responder que exercício físico emagrece mais, cabe um alerta. Não inicie nenhuma atividade física sem fazer um teste de resistência com seu médico. Não queira ser uma triatleta no segundo dia de exercícios, combinado?
Queimando calorias com os exercícios certos
Segundo alguns médicos, o exercício físico que emagrece mais é o fechamento de boca nas refeições.
Parece piada, mas só o equilíbrio entre o consumo e o gasto calórico pode emagrecer efetivamente uma pessoa. Não se pode deixar o corpo desnutrido, pois precisamos consumir calorias para sobreviver, mas os excessos causam obesidade e todos os efeitos colaterais já conhecidos, como diabetes, hipertensão, problemas renais, hepáticos e circulatórios.
No texto “Musculação para emagrecer”, foi dito que a combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos (o bom e velho “puxar ferro”, queridas!) é muito mais eficiente para emagrecer mais e melhor de forma contínua. Mas para saber que exercício físico emagrece mais, é preciso que se saiba qual o gasto calórico de cada atividade física. Vamos a alguns exemplos.
O exercício físico que emagrece mais
- Natação: 840 calorias por hora. Aumenta a capacidade respiratória e muscular com impacto muscular quase zero.
- Cooper: 600 calorias por hora. As articulações precisam de cuidados graças ao impacto, mas o coração fica literalmente mais forte por ser mais exigido.
- Andar em aclives (subida): 660 calorias por hora. Aumenta a resistência cardiovascular e emagrece, como já foi dito no texto “Caminhada para emagrecer”.
- Pular corda: 900 calorias por hora. Tendo cuidado com as articulações dos pés e ombros, propicia aumento de massa muscular, que aumenta a nossa carga metabólica, que queima mais calorias em repouso.
- Subir escadas: 840 calorias por hora. Não curte academia? Que tal esquecer o elevador e subir até o prédio onde mora ou o seu trabalho pelas escadas? Glúteos e pernas agradecem, e os pulmões ficarão mais oxigenados.
Mais uma dica: o exercício físico emagrece mais quando aumentamos a carga ao qual já estamos acostumadas de tempos em tempos. Um exemplo: se uma caminhada em aclive de 30 minutos já não deixa você esbaforida, aumente-a em dez minutos.
Se você quer ter energia para fazer suas atividades, veja essas dicas que vamos deixar para você preparar em casa!
3 Vitaminas para dar energia ao seu treino
Vocês sabiam que existem as frutas certas que devem ser ingeridas antes e depois de se exercitar? Saibam quais são.
As frutas, por mais que sejam naturais e saudáveis, têm suas restrições ou indicações para melhor hora a se ingerir. Para quem faz bastantes exercícios físicos deve ficar mais atento a isso. Existem frutas que favorecem o treino e outras que prejudicam. Algumas são para antes e outras para depois do exercício.
Antes da malhação deve-se comer frutas de rápida absorção, pois o corpo precisa do açúcar da fruta (glicose) para o treino. Laranja junto às frutas vermelhas, é a recomendação feita para você tomar antes de ir malhar, a combinação é ótima pois as frutas vermelhas são riquíssimas em vitaminas do complexo B, beneficiando o sistema nervoso sendo fonte de energia.
Já a laranja e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, combatem a ação dos radicais livres, evitando a oxidação, que é acelerada pelo exercício físico. Ingerindo elas antes, já prepara o corpo para uma recuperação rápida. Kiwi com tangerina, uma combinação totalmente cítrica, essas frutas além de vitamina C são ricas em sais eletrolíticos, sódio e potássio, importantes para hidratação em exercícios de longa duração.
Abacate e açaí além das frutas não combinarem elas jamais deverão ser ingeridas no pré-treino, com alto teor de gordura não caem bem, mas podem ser usadas como estimulante feminino.
Seja qual fruta for, deve ser ingerida meia hora antes do exercício, evite comer o bagaço, pois demora mais para fazer digestão.
Melancia e abacaxi, é para pós-treino, pois ajuda na recuperação do organismo. São frutas com índice glicêmico e hidratam por conterem bastante líquido. Além de perder líquido quando se pratica algum esporte, há uma perda de glicose também. Por isso a pessoa deve restabelecer um nível de glicose para não correr o risco de sofrer perda muscular.
E isso pode acontecer, pois sem a glicose como fonte de energia o corpo busca outras fontes de alternativas para a recuperação e a primeira opção é a massa muscular. As frutas de índice glicêmico alto, revertem eventuais casos de hipoglicemia pós-treino. Isso é especialmente importante para quem faz musculação.
No pós-treino pode ingerir também o bagaço da fruta. Estará ingerindo uma fonte de energia, e mantém a sensação de saciedade. Evite colocar açúcar se caso for fazer o suco da fruta, o açúcar natural da fruta é o necessário para o organismo.