Quais são os equipamentos de uma cozinha industrial?
Uma cozinha industrial, ou seja, um local que produz alimentos em grande quantidade e com muita frequência, como restaurantes, bares, escolas, fábricas e qualquer outro estabelecimento que fornece alimento para muitas pessoas, precisa ser um ambiente extremamente limpo e organizado.
Além disso, deve apresentar características como:
- Fácil manutenção;
- Funcional;
- Seguro;
- Produtivo.
Com essa características e produtos de qualidade, é possível produzir boa refeições ricas em sabor, textura e nutrientes que são essenciais a todos os seres.
Outro aspecto importante para a produção dos alimentos, além dos equipamentos e a própria comida, são os profissionais responsáveis pelo seu preparo.
Por esse motivo, investir em bons acessórios e equipamentos junto com profissionais habilitados trará como resultado uma cozinha industrial de sucesso.
Equipamentos
A fim de simplificar processos e agilizar a produção de alimentos, a tecnologia contribuiu para produção de muitos equipamentos seguros, potentes e resistentes – além de automatizados para diminuir custos e mão de obra.
Por isso, uma cozinha é completa de maquinários e objetos. Dentre eles temos alguns que são vitais para o bom funcionamento desse espaço.
O fogão industrial, por exemplo, é um item responsável pelo cozimento dos alimentos e acréscimo de sabores, texturas e formas.
A diferença desse equipamento que é bem semelhante ao que tem em todos os lares é sua capacidade de aquecimento e preparo da comida.
Por ter que ser uma produção, na maioria das vezes, em alta escala e constante; o fogão precisa ter muitas bocas para permitir vários preparos e também atingir temperaturas mais elevadas que os fogões convencionais, de modo a acelerar os preparos.
Já a coifa de inox é utilizada em cima do fogão e precisa cobrir toda essa área a fim de sugar toda a gordura e proporcionar ao ambiente um ar mais limpo, leve e agradável tanto para o profissionais que cozinham naquele espaço, quanto para os que são responsáveis por manter a organização e limpeza.
A vantagem da coifa é que ela pode ser fixada na parede ou ainda ser utilizada em ilhas, ou seja, no meio da cozinha.
Outro equipamento importante dentro de uma cozinha é o forno, que também aquece e prepara o cozimento dos alimentos.
No entanto, nem só de comidas quentes os restaurante e estabelecimentos de alimentos vivem. Alguns preparos e até mesmo a conservação de alguns alimentos precisam ser realizados em temperaturas baixas.
Por isso, a câmara fria também compõem esse espaço e tem como função refrigerar e conservar alimentos evitando que sejam estragados ou mal armazenados.
Esses objetos, assim como muitos outros, foram evoluindo com o passar do tempo e o desenvolvimento de peças e ferramentas tecnológicas ofereceram uma variedade de formatos, funções e programações, tamanhos e preços.
Assim, ao optar por uma câmara de resfriamento é preciso saber qual a capacidade de armazenamento e qual a frequência que ela será utilizada, para realizar a melhor aquisição para a cozinha industrial, ou seja, aquela que atende todas as necessidade do estabelecimento.
Acessórios e objetos
Além dos equipamentos que são fundamentais, os objetos e acessórios também, pois estes constituem as ferramentas e recipientes necessários para manusear e realizar os preparos dos alimentos.
Assim além de muitas panelas e facas, a cozinha industrial precisa de uma espaço para limpar e apoiar os alimentos. Ou seja, pias, balções e prateleiras são igualmente importantes.
A pia inox serve para lavagem dos objetos que podem ser realizados com o auxilio de máquinas de lavar industriais, que possuem uma capacidade maior de lavagem.
A pia serve para apoiar e lavar os alimentos, para picar e manusear da forma mais correta e segura. Além de ser possível fornecer a água filtrada, também muito utilizada no preparo dos pratos e refeições.
Os balcões permitem apoiar os pratos e demais acessórios, além de terem espaço para guardar panelas e demais objetos, o que também ocorre com a prateleira de aço, mais utilizada por proporcionar economia e aproveitamento do espaço.
De modo geral, elas são confeccionadas por uma material mais resistente, durável e fácil de higienizar e limpar. Além disso, é preciso investir em uma boa iluminação do ambiente, pisos antiderrapantes e porta e janelas bem posicionadas que permitam uma boa movimentação dentro desse espaço que precisa também ser seguro, pois é um ambiente que pode apresentar muitos riscos aos colaboradores e aos clientes.
Assim investir, em segurança e conforto é essencial para criação de um ambiente agradável e produtivo.