Quais os benefícios do sistema Scada no setor de automação?
Quando se trata de indústria, não existe palavra mais importante do que produtividade. Desde a revolução industrial, a nossa sociedade vem se baseando na busca pela eficiência e automação em tudo que realizamos.
Seja na criação de um produto ou qualquer atividade que fazemos em nosso tempo livre, estamos vivendo em tempos em que a melhor forma de se viver é a forma mais cômoda, frenética e lucrativa possível.
Por esta razão é interessante observar como, mesmo após anos de aplicação e desenvolvimento, os projetos de automação industrial se mantiveram fiéis à sua concepção original e não agem de forma tão diferente quanto do período em que foram feitos.
O processo industrial se desenvolveu com o passar dos tempos, do sistema fordista de produção passando pelo toyotismo, que estudamos no colégio, hoje nos encontramos em uma nova era de métodos de produção.
Existe certa emoção por estarmos fazendo parte de uma revolução tecnológica que está mudando o cenário industrial e a cultura como um todo.
Passamos de uma sociedade que precisava produzir com auxílio de ferramentas manuais todos os tipos de produtos para hoje, onde este processo está sendo totalmente realizado de forma autônoma, ou que quer dizer sem a participação direta do humano.
A produção em massa, realizada no interior de um grande galpão industrial, pode estar sendo completamente realizada por máquinas, precisando somente de um técnico para programar as funções das máquinas e, se for preciso, um mecânico de usinagem para realizar, em caso de falha, uma manutenção da maquinaria utilizada no processo industrial.
A automação impactou todos os setores do mercado ao redor do mundo e este método de produção está se solidificando cada vez mais com o passar do tempo.
Diversas empresas que se encontravam contra a automatização de seus modelos de produção estão cedendo aos poucos às vantagens que este modelo traz.
Impacto social da tecnologia
A sociedade está reagindo a este processo de várias formas. Existem pessoas que são contra os desafios que este método de produção pode trazer para uma comunidade como.
Por exemplo, o alto custo inicial, os problemas com os custos de desenvolvimento e aplicação de tal tecnologia, problemas de segurança que podem ocorrer, demissão de funcionários em massa e impactos ambientais.
Em contrapartida, existe uma gama de vantagens que balanceia os contras e são considerados por muitos, a melhor forma de realizar um processo de usinagem em um centro de usinagem.
Vantagens do setor
Os pontos positivos que este processo traz para a indústria e a sociedade são:
- Melhora da produtividade: As máquinas tendem a produzir muito mais rápido do que qualquer ser humano é capaz e elas não precisam de repouso, possibilitando produção ininterrupta de produtos;
- Melhora da qualidade ou controle de qualidade: A automação industrial, além de ser mais rápida, também é mais precisa, conseguindo alcançar um padrão de qualidade em quase todas suas peças. Produtos falhos podem aparecer, mas somente caso sofram alguma interferência em seu funcionamento ideal;
- Diminuição de custos com trabalho humano: Este é um ponto que pode ser visto por ambos os lados. Mas se considerar que, para operar dezenas de máquinas de usinagem pode ser preciso contratar somente uma meia dúzia de técnicos especializados, esta decisão se torna muito atraente para empresários, já que é possível cortar uma porção considerável das despesas;
- Menos esforço físico necessário e menos problemas de saúde: Ao trabalhar com máquinas, os técnicos não terão mais que realizar tarefas árduas como levantar e carregar peças pesadas, pois as máquinas podem realizar este trabalho para eles;
- Substituir humanos em tarefas realizadas em ambientes nocivos: Determinados trabalhos envolvem um risco natural por serem realizados em locais extremos. Exemplo disso é o caso de instalações nucleares, estação espacial ou projetos realizados próximos a vulcões ou debaixo d’água;
- Providencia vagas de maior capacidade técnica: As máquinas ainda não são totalmente automatizadas, elas precisam de técnicos para realizar funções de desenvolvimento, manipulação, reparos e gerenciamento.
No final das contas os projetos de automação industrial existem para acelerar e facilitar os processos de produção de incontáveis setores. Portanto lutar contra este modelo de negócios o prejudicará.
Os pontos positivos que a automação pode trazer para seus funcionários podem balancear a questão de deslocamento empregatício, basta uma posição maleável tanto da empresa, quanto do funcionário.