Programas de gestão permitem organização empresarial eficiente
O crescimento das cidades e a facilidade de acesso a programas de computador, desenvolvidos para a gestão empresarial, permitiram que o trabalho realizado a distância fosse bastante facilitado.
Sobre a expansão territorial dos municípios, muitos centros comerciais se tornaram nichos específicos de trabalho, criando bolsões de trânsito, em todos os horários, e piorando, de forma exponencial, nos horários de pico.
Os recursos humanos empresariais se modernizaram, abrindo a possibilidade de que os funcionários pudessem trabalhar a longa distância, e perceberam que há uma possibilidade de oferecer trabalho a profissionais, mesmo que não estejam presentes fisicamente em um escritório durante o tempo todo.
Internet permite gestão a distância
Com o advento da internet, esse modelo de gestão ficou ainda mais evidente, procurando de todas as formas um modelo de gestão empresarial que atendesse aos clientes de forma eficiente e satisfatória ao mesmo tempo que os funcionários pudessem cumprir as tarefas, conforme a proposição inicial.
Muitos empresários buscaram uma forma de atender às expectativas do mercado e encontraram uma ferramenta que funciona em rede. Desenvolvido de forma que integre as informações de diferentes setores em uma plataforma única e exclusiva, as empresas descobriram o que é erp.
Vindo do inglês “Enterprise Resource Planning”, o ERP é um planejamento de recursos empresariais em que todos os processos de uma empresa são trabalhados de forma fluida e constante entre todos os funcionários.
Com os negócios voltados para a internet, as empresas buscaram uma forma de atender o mercado consumidor de forma virtual, com programas online que permitem a interação entre empresa e cliente, utilizando diversas estratégias do setor de negócios, aumentando as vendas, captando clientes, sem a necessidade de estar presente em escritórios fechados.
As vendas de produtos online se tornou uma possibilidade para toda uma nova geração, que começou a crescer com a presença de um computador em casa. Isso estimulou as empresas a oferecer o que o mercado pede, com um sistema de gestão funcional, entre o pedido do cliente, a solicitação até o fornecedor e a logística de encaminhamento até o cliente.
Para isso, foi desenvolvido um programa específico para a área do comércio online. Para acompanhar os processos de produção de uma tarefa de uma empresa virtual, é preciso que seja implantado esse sistema de gestão, com a eliminação de retrabalhos, ou erros cometidos pela repetição de dados cadastrais.
Para tanto, as lojas virtuais colocaram em prática o erp para ecommerce, identificando a presença de um produto no estoque, assim como todo o sistema de logística aplicado na entrega de produtos e serviços, destinados ao consumidor.
Entre as vantagens apresentadas por esse modelo de gestão, estão:
- Praticidade na realização das tarefas;
- Setores integrados e funcionais;
- Automatização de atividades burocráticas;
- Controle de estoque, com entrada e saída.
Para atender ao código do consumidor, com a emissão de notas fiscais, e possibilidade de documentação, eletronicamente, sobre as operações realizadas pelos estabelecimentos virtuais, as empresas precisaram se adequar, utilizando o aparelho sat fiscal, um sistema que autentica e transmite os cupons fiscais eletrônicos para órgãos de fiscalização governamental.
Isso evita evasão de divisas, taxas e impostos devidos, tanto por parte do contribuinte, quanto das empresas que estão em operação
Equipamentos com tecnologia atualizada
A emissão das notas fiscais pode ser feita ao cliente de forma eletrônica, mas para o transporte, é preciso apresentar toda a documentação, em postos fiscais.
Para isso, é necessário recorrer a empresas que fornecem equipamentos rápidos e eficientes, que atendem de maneira satisfatória aqueles que não podem perder tempo em suas vendas.
Por isso, a disponibilidade de uma impressora multifuncional nos depósitos e armazéns das lojas virtuais, precisou ser adaptado, de forma que se integrasse a todo o sistema de ERP e à emissão de nota fiscal, em comunicação com os órgãos fiscalizadores.
Dessa forma, as empresas que prestam serviços de transporte e logística contam com equipamentos atualizados, inclusive quanto à disponibilidade de insumos, como tintas pretas e coloridas, papéis e etiquetas.
As empresas buscam o aluguel de impressoras, para poder contar com a redução de custos que são dispensados, nesse tipo de periférico. com a contratação de uma empresa especializada, é possível contar com manutenção preventiva constante, além da atualização dos equipamentos, conforme o desenvolvimento da tecnologia é aplicado nas impressoras, dos mais variados tipos, como tintas de cartucho, e as de impressão a laser.