As principais estatísticas sobre compras online para 2021
Você conhece as principais estatísticas de compras online para 2021? Enquanto as lojas físicas ainda estão fazendo suas vendas normalmente, as lojas online estão em constante ascensão. Isso se deve principalmente ao aumento da velocidade em entregas, diferentes formas de pagamento, comodidade e conveniência.
Compreender os dados por trás das compras online o ajudará a construir um plano estratégico para seu negócio online. Confira a seguir quais as principais estatísticas sobre compras online para 2021, aqui neste artigo!
Estatísticas sobre compras online para 2021
Diversas empresas físicas estão investindo no segmento de comércio eletrônico, a fim de expandir seu número de vendas, tornar sua marca reconhecida no mercado, atingir o maior número de clientes e melhorar os lucros. Até mesmo pequenas empresas e novos empreendedores, estão investindo em lojas online de diferentes nichos.
A Shopprado, por exemplo, atua no segmento eletrônico e oferece diversos produtos para seus clientes, sendo uma das mais recomendadas em seu nicho.
Atualmente, o investimento em negócios online é uma grande jogada que tem revolucionado o comércio, a tendência é aumentar o número de investidores e vendas realizadas pela internet a cada ano.
Estatísticas gerais de compras online
Vamos começar com algumas estatísticas gerais de compras online para dar uma ideia de quão grande é o setor.
As compras online estão crescendo tão rápido que o tamanho do mercado global de compras online está previsto para atingir 4 trilhões ao redor do mundo em 2021.
De acordo com a Invesp, os países com a receita média de comércio eletrônico por comprador são: EUA ($ 1.804), Reino Unido ($ 1.629), Suécia ($ 1.446), França ($ 1.228), Alemanha ($ 1.064), Japão ($ 968), Espanha ($ 849), China ($ 626), Rússia ($ 396) e Brasil ($ 350).
Em 2018, a taxa de penetração dos compradores digitais em todo o mundo era de 47,3%. Se olharmos as estatísticas por gênero, a diferença entre a porcentagem de compradores do sexo masculino e feminino não é um obstáculo – 72% são mulheres, enquanto 68% são homens.
A principal diferença entre homens e mulheres é o que eles compram. Os homens geralmente compram itens como videogames, peças de automóveis e computadores, enquanto as mulheres costumam comprar coisas como mantimentos, cosméticos, eletrônicos e roupas.
Estatísticas para lojas de comércio eletrônico
Se você está apenas começando a otimizar sua loja virtual e acha que não tem chance contra a concorrência maior, está enganado.
Em um futuro próximo, os pequenos varejistas podem ter taxas de conversão por aparelhos mobile até 30% mais altos em comparação com os varejistas maiores.
E, se você ainda não entrou no comércio eletrônico, é um ótimo momento para começar. Em 2019, estima-se que existam 1,92 bilhão de compradores digitais, e as vendas de comércio eletrônico representaram 14,1% das compras no varejo em todo o mundo.
Como as compras online, em geral, estão crescendo tão rápido, a próxima estatística não deve ser uma surpresa para você. Em 2023, as compras no varejo de comércio eletrônico devem aumentar de 14,1% para 22%.
Mas é importante certificar-se de que seu site de comércio eletrônico seja otimizado para a experiência do usuário. Algo tão fácil de consertar quanto uma política de devolução inconveniente afasta 80% das pessoas.
Incluir detalhes completos nas páginas de seus produtos é muito importante. Na verdade, 88% dos clientes acham que páginas de produtos detalhadas são cruciais para a tomada de decisão de compra.
Estatísticas de compras pelo celular
Se você pensou por um segundo que as compras pelo celular não são um grande negócio, deveria saber que 67% dos usuários admitem olhar as vitrines para se divertir em seus smartphones e acabam realizando as compras através de seu aparelho mobile.
Não só isso, mas 77% desses consumidores de vitrines digitais fazem compras por impulso. E, se você não conseguir pegá-los imediatamente, 70% deles voltarão e farão uma compra pelos seus dispositivos na primeira hora após ver o produto.
É por isso que é necessário saber como fazer SEO para seu site e estratégias de marketing digital pode ajudá-lo a capturar esses compradores espontâneos.
As compras pelo celular estão rapidamente alcançando as compras pelo desktop, pois esse tipo de compra é mais fácil de fazer porque as pessoas estão sempre em movimento no dia a dia e com seus smartphones em mãos.
A compra móvel permite fazer compras em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. É por isso que 49% das pessoas usam exclusivamente seus telefones para fazer compras. Isso significa que 49% do seu tráfego também virá de usuários de celular. Por isso, otimizar seu site para celular é crucial.
O crescimento das compras em dispositivos móveis vs. compras físicas e compras por computador é notável. Em 2021, prevê-se que o celular domine as vendas online, atingindo 54% de todas as vendas .
As pessoas não usam seus smartphones apenas para fazer compras online, mas 65% verificam as comparações de preços enquanto fazem compras fisicamente em uma loja. Verificar itens como comparações de preços influenciou 51% dos compradores a comprar de uma empresa diferente da que pretendiam originalmente.
Sua loja pode ser a alternativa que os compradores procuram, portanto, certifique-se de que seu site para celular esteja atualizado em preços, informações e seja fácil de encontrar.
Estatísticas de carrinho de compras abandonado
O motivo número um para o abandono do carrinho de compras são custos inesperados.
Os custos inesperados são responsáveis por 56% de todo o abandono do carrinho. E por um bom motivo também. Ninguém gosta de surpresas desagradáveis quando está prestes a fazer uma compra empolgante.
Com essas informações em mente, seja honesto e direto com todos os custos. Se a honestidade não é sua praia, você pode perder muito tempo. Com a taxa média de abandono de 68%, as empresas de comércio eletrônico podem estar perdendo 3 bilhões por ano ou mais.
Outros fatores que contribuem para o abandono do carrinho são os altos preços de envio (43%) e quando os usuários precisam criar uma conta antes de finalizar a compra (23%).
Mas sempre há maneiras de reduzir o abandono do carrinho de compras para sua empresa. Em primeiro lugar, o envio de e-mails de acompanhamento de abandono do carrinho tem uma taxa de abertura média de 45%. E desses 45%, 21% receberam click-throughs. Isso é quase a metade!
Em segundo lugar, para reduzir o abandono do carrinho, você pode oferecer um desconto nos itens deixados no carrinho. 54% dos compradores compraram os itens em seus carrinhos de compras abandonados depois de ver um desconto nesses preços.
Estatísticas de compras e tecnologia online
Há uma série de tendências que surgiram em 2018 e continuam sendo populares em 2021.
Os chatbots são um exemplo disso. 60% dos consumidores usaram chatbots para encontrar respostas nos últimos 12 meses. E para a geração Y, um Chatbox é o canal de suporte preferido.
A principal razão pela qual os chatbots são tão populares é que, quando as pessoas querem uma resposta, a velocidade sempre faz parte da equação. Quando as pessoas estão esperando para falar com um agente de serviço ao telefone, leva apenas 11 minutos antes que fiquem frustradas e desliguem. Por outro lado, um chatbot responderá em alguns segundos.
Você já está usando um chatbot? Estima-se que até 2021, 80% das empresas terão um chatbot implementado em seu site.
Outra tendência popular são os assistentes de voz. Se você tem um dispositivo iOS, sem dúvida já usou o Siri antes. Você pode se surpreender ao saber que 20% das pesquisas no Google são feitas por assistentes de voz. E, a previsão é que até 2021, o número de pesquisas por assistentes de voz suba para 50%.
Estatísticas da Black Friday e Cyber Monday
Como os compradores estão se preparando para fazer compras, você deve estar se preparando para fazer vendas loucas.
A Black Friday e a Cyber Monday ainda são, de longe, a época mais movimentada do ano em termos de gastos. Você sabia que em 2018, 174 milhões de pessoas fizeram compras neste feriado?
Mas 93% dos maiores gastadores, a geração do milênio com idade entre 24 e 35 anos, planejam fazer compras durante este fim de semana.
A maioria das compras acontece online (58 milhões) em vez de offline (51 milhões). Como você pode imaginar, ir a uma loja na Black Friday pode ser uma receita para o desastre. É por isso que 50% das pessoas ficam em casa e navegam em seus dispositivos. Na Cyber Monday, 53% das compras vieram de um dispositivo móvel.
Redes sociais e sua influência na geração Z
Embora os membros mais velhos da Geração Z estejam apenas agora atingindo a maioridade, seu poder de compra não é motivo de zombaria. Os profissionais de marketing precisam entender as necessidades e hábitos de gastos exclusivos desta geração para permanecerem relevantes.
Prevê-se que esta geração, nascida após 1998, terá US $44 bilhões em poder de compra. No momento, 93% dos pais afirmam que seu filho da Geração Z influencia os gastos familiares. E em apenas alguns anos, essa geração dominará 40% de todas as compras do consumidor.
95% dessa geração possui smartphone próprio, no qual passa cerca de 10 horas ou mais por dia. Por causa disso, eles têm duas vezes mais probabilidade de comprar em dispositivos móveis do que a geração Y. Eles passam a maior parte do tempo navegando pelo Instagram e assistindo a vídeos no YouTube.
Surpreendentemente, o Facebook entre os adolescentes deu um salto, e o uso caiu de 71% em 2014 para 51% em 2018. Para as seguintes marcas, o Instagram é a plataforma preferida. No entanto, usando qualquer uma dessas plataformas sociais, 85% da Geração Z vai às mídias sociais para aprender sobre novos produtos.
Mantenha essas estatísticas de compras online em mente e você entenderá seu mercado. Então, você pode começar a otimizar sua loja online para obter o máximo de vendas.