Precisa comprar um pneu para sua moto? Veja algumas dicas!
Comprar pneu de moto pode ser um desafio maior do que muitos motoqueiros pensam. Afina, pode não parecer, mas o pneu da moto pode influenciar na qualidade da corrida, na segurança do veículo e até mesmo no gasto de combustível.
Há também diferentes qualidades de pneus, alguns feitos para determinados terrenos, além de, claro, as diferenças em seus tamanhos. Portanto, a procura por um produto seguro e eficiente pode gerar muitas dúvidas nos consumidores.
Mas, estamos aqui para te ajudar! Confira algumas dicas incríveis para guiar a compra do seu pneu de moto que te farão escolher a melhor opção possível!
Procurando um pneu de moto de qualidade
A escolha do pneu não pode ser feita de maneira leviana, afinal, aspectos como tamanho e tipo do pneu devem ser levados em conta no momento da escolha. Sem o pneu correto, uma moto pode se comportar de maneira bastante perigosa no asfalto, então todo cuidado é pouco!
Por mais que pareçam peças mais simples do que o motor e outras peças mecânicas, os pneus são muito importantes para o funcionamento da moto e influenciam no seu comportamento na estrada.
3 curiosidades sobre os pneus de moto
Se você acha que conhece o pneu de moto de maneira completa, espere só até descobrir algumas curiosidades que separamos sobre o produto. Confira:
Pneus ficam velhos
Os pneus assim, como muitos produtos, tem o seu prazo de validade. A medicação para calcular o tempo de vida de um pneu é o TWI, que indica o desgaste da peça. Porém, não é só o desgaste que torna o pneu inutilizável, mas também sua validade.
A diferença se aplica no caso de motos que não rodam tanto, por exemplo, um veículo que só sai aos finais de semana. Certamente os seus pneus estarão muito menos desgastados ao longo de um ano que o de um entregador, que corre todo dia realizando seu trabalho.
No entanto, ao passar de 5 anos, mesmo a moto que não sai todos os dias e roda com pouca frequência deverá trocar seus pneus, por conta do prazo de validade.
Pneus se trocam aos pares
É muito importante que sua moto tenha seus pneus trocados aos pares. Claro, pode acontecer de determinado acidente danificar apenas um dos pneus, mas o ideal é que não haja diferença no tempo de vida dos pares. Tanto para a segurança da moto quanto para facilitar a sua troca periódica.
Pneus de moto “remold” são proibidos
Embora os pneus remold, os famosos remoldados, sejam permitidos em alguns veículos, no caso das motocicletas o uso é proibido, por motivos de segurança. Se o pneu de um carro falhar ainda restam os outros que suportam o veículo. Mas no caso da moto a perda de um pneu pode resultar em um acidente fatal.
Descobrindo quando é necessário trocar os pneus da moto
Existem algumas situações em que a troca do pneu da moto deve ser feita. Vamos ver algumas delas:
- Quando o prazo de validade de 5 anos é atingido;
- Quando o pneu mostra sinais de desgaste claros;
- Quando o sulco tem profundidade abaixo de 1 mm;
- Quando o pneu já atingiu a marca de aproximadamente 12 mil km rodados.
Prestando atenção nesses aspectos da vida útil do pneu, ficará muito mais fácil saber quando trocá-los!
Importância de calibrar os pneus da moto
Outro ponto importante sobre os pneus da motocicleta é sua calibragem. A calibragem do pneu é capaz de evitar acidentes graves, pois, ajusta os pneus para terem um tempo de vida idêntico e também reduzem o desgaste prematuro do veículo em aproximadamente 8 mil km.
Com essas dicas sobre os pneus das motos ficou muito mais fácil comprar pneus e trocá-los corretamente! Não deixe de conferir nas lojas Della Via o pneu ideal para sua motocicleta!