Pequenos erros cometidos em mercearias
Mercearias comumente oferecem uma grande variedade para atender seus consumidores, sendo muitas vezes, uma alternativa mais viável do que grandes supermercados.
Todavia, alguns erros podem comprometer severamente o estabelecimento comercial e a satisfação da clientela.
Quais são os pequenos erros mais cometidos?
Os erros de gerência vão muito além de não priorizar os funcionários, documentar as informações e estabelecer controle do fluxo financeiro.
Afinal, para o sucesso de um negócio, é preciso pensar tanto nos quesitos internos, que muitas vezes passam despercebidos, quanto nos externos, como concorrentes, indicadores, entre outros.
No que diz respeito às questões internas, pequenos erros podem desencadear problemas maiores.
Por exemplo, não se ater à qualidade dos produtos, ferramentas necessárias, como concha para cereais, acessibilidade da mercearia e armazenamento.
Gerir um negócio, de qualquer tipo, requer uma responsabilidade notória. Esse é um fato independente do número de funcionários ou outras condições.
Afinal, é preciso ter comprometimento com todos os aspectos que estão envolvidos para assegurar o sucesso.
A importância das seladoras
A forma com a qual os produtos são dispostos para os clientes e são armazenados, diz muito sobre o local.
Neste cenário, uma seladora de embalagens pode desempenhar um papel fundamental, em especial, para promover uma maior vida útil para os alimentos perecíveis.
Uma opção que potencializa esse benefício é a seladora de embalagens a vácuo.
Por retirar o ar em contato com o alimento, este tipo de embalagem, por conta da selagem, impede a proliferação de determinados organismos. Por essa razão, permitem o manuseio sem grandes riscos de contaminação.
A apresentação do produto, na embalagem, também é melhor, juntamente com a sua exposição.
É preciso se ater aos tipos de alimentos que serão embalados. Comumente usa-se embalagem a vácuo para itens como queijos, embutidos, legumes, carnes, verduras e frutas.
O que é indispensável na automação do comércio?
Os erros com a automação comercial também são comuns e merecem atenção. Trata-se da aplicação de métodos para aprimorar os procedimentos comerciais por meio da mecanização.
Dessa forma, processos que antes eram manuais, passam a ser realizados de uma maneira mais ágil.
O Pdv frente de caixa é um grande exemplo de métodos decisivos para a satisfação do cliente. Afinal, é o local onde o processo de compra é finalizado.
Por isso, para que tal finalização, incluindo o pagamento, seja eficiente, é fundamental buscar por sistemas de qualidade.
Alguns processos fundamentais da frente de caixa são:
- Terminal: dispositivos usados para a realização de pagamentos;
- Banco: informando entrada e saída de valores na hora do pagamento;
- Software: visa integrar o estoque e as finanças.
Então, é preciso que haja uma boa estruturação, atendendo também as necessidades fiscais, legais e contábeis.
Sem esses fatores, a mercearia terá uma organização financeira dificultosa, além de promover uma finalização de compra falha para os clientes.
Por mais que o atendimento seja bom, os produtos bem organizados e preços atrativos, erros na hora da finalização da compra pode comprometer todos estes fatores.
Será uma impressão marcante para os clientes, sendo possível até que desistam da compra ou não retornem mais ao local para evitar tais transtornos.
Quais itens podem levar praticidade para os clientes?
É preciso refletir sobre o quão otimizado o ambiente está para os clientes em mercearias. Afinal, a praticidade e agilidade na hora de selecionar os produtos devem existir.
Por meio de uma boa organização e as ferramentas necessárias, é possível atingir tal nível de acessibilidade.
Normalmente, nas mercearias há forte presença de produtos a granel, por exemplo, os grãos.
São itens que normalmente os clientes ou os atendentes precisam de facilidade para colocar em embalagens para posteriormente pesar e/ou levar ao caixa.
Nessas horas, ferramentas como uma concha para cereais galvanizada, pode desempenhar um importante papel.
Além da facilidade para recolher o alimento, mostra mais profissionalismo para cada cliente que é atendido.
Antes de adquirir este tipo de concha, é preciso observar sua resistência, facilidade de manuseio, higienização, o material, custo/benefício e as principais necessidades de suas mercearias.
Este é um ambiente que normalmente oferece um atendimento mais próximo de cada cliente, principalmente ao compará-lo com mercados de portes maiores.
Por isso, os produtos são mais selecionados, para atender às principais exigências dos consumidores da região.