Os negócios de brindes e personalização de produtos

Os negócios de brindes e personalização de produtos

brindes

No mundo corporativo existe uma série de modelos de negócios que vão da fabricação, comercialização e até importação e exportação de produtos. Porém, um setor que vem crescendo, movimentado pelo ecommerce é o setor de produtos personalizados.

Os produtos personalizados quase sempre estão atrelados aos brindes, porém, apesar de serem juntos não significam apenas brindes.

As peças voltadas para as empresas fazem parte de uma estratégia de comunicação visual que pretendem estabelecer uma conexão maior com seu público.

Já os produtos personalizados são uma opção de presentes criativos para as pessoas ou para atender melhor as necessidades dos clientes.

A personalização entrou tanto em voga que grandes marcas já estão disponibilizando alguns produtos que podem ser comprados e personalizados, dentre as opções disponíveis.

Já é possível fazer a compra de carros personalizados e até mesmo sapatos de grandes marcas. Assim, o negócio da personalização é bem ampla.

Neste artigo falaremos sobre as lojas mais convencionais de produtos personalizados e brindes que apostam em uma série de produtos novos para serem entregues as pessoas, como o vinho para lembrança já encontrado em muitas festas de casamento.

Os negócios em produtos personalizados

Provavelmente, você tem um produto promocional em sua casa ou até mesmo no trabalho. E isto não é a toa, muitas empresas investem na produção de brindes para uma série de pessoas que fazem relação com ela como:

  • Clientes;
  • Parceiros;
  • Fornecedores;
  • Funcionários.

As datas nas quais as pessoas mais procuram pelos brindes e até mesmo as empresas são as chamadas datas sazonais como o natal, a páscoa, dia das mães, dos pais e outros.

No entanto, em outras situações também é possível encontrar a demanda com eventos, festas de casamento (com lembrancinhas e objetos decorativos como mala antiga de viagem).

Deste modo, empreender no ramo dos brindes e produtos personalizados podem ser uma boa pedida, principalmente, por ter uma barreira de entrada menor. No tópico abaixo abordaremos sobre como montar uma empresa produtora de brindes.

Como abrir uma loja e fábrica de brindes

Uma fábrica e loja de brindes e produtos personalizados pode ser bastante lucrativo desde que seja bem planejado.

Alguns pontos chave precisam ser encontrados e estudados como o mercado, localização, capital inicial de investimento, contratação de pessoal, maquinário entre outros aspectos.

Também é fundamental pensar nos diferenciais que a empresa pode fazer como a entrega expressa moto e trabalho com materiais que poucos concorrentes usam ou nem usam.

Também é possível pensar em brindes tecnológicos e artesanais mesclados, enfim, que promovam inovação e chamem a atenção do seu público-alvo.

Segundo a Associação Brasileira de Brindes (ABRINDE) existem aproximadamente 500 tipos de brindes que podem ser oferecidos que vão das famosas canetas, agendas e adesivos até itens como difusor de ambiente e lápis confeccionado com material ecológico e sustentável.

Por isso, é importante conhecer em qual nicho se pretende atuar, para que o plano de negócios seja bem estruturado.

Depois de determinado isto é necessário pensar em que local você colocará sua loja e sua fábrica. Geralmente, as duas são no mesmo ambiente pois, dependendo do tipo de brinde o maquinário e pequeno e portátil.

No entanto, se sua intenção for a produção de brindes em larga escala é necessário colocar uma loja e uma fábrica.

Coloque as duas em uma rota de logística que seja fácil e que permita uma boa locomoção. O tamanho do espaço como dito dependerá de como a empresa atuará e do porte. Cada vez que a empresa for crescendo é fundamental aumentar o espaço.

As máquinas de produção de brindes são bem variados, que vão desde maquinários que estampam canecas, chaveiros e os que possuem uma impressão específica para imãs de geladeira.

É aconselhável que os empreendedores iniciantes neste ramo operem máquinas manuais, já que estas são mais fáceis de montar e manusear.

Começando a desenvolver o próprio produto é hora de fazer a divulgação nas suas redes sociais. Graças a internet esse processo ficou mais facilitado. Porém, também é possível fazer a divulgação nas vias tradicionais como jornais, revistas e televisão.

Deste modo, entendemos que o setor de brindes e produtos personalizados estão em alta e que para começar neste negócio é necessário entender o público e o tipo de produto que será investido. Feito isso é preciso produzir, divulgar e faturar.