Organização permite eficiência no atendimento e nas tarefas
A satisfação de um cliente vale muito para qualquer tipo de empresa. Um ponto positivo, devidamente propagado, pode atrair outros clientes e estabelecer a marca de um empreendimento comercial como uma referência no mercado consumidor.
O marketing espontâneo favorece de diferentes formas e, por isso, é preciso estar atento às necessidades do público-alvo e buscar soluções que possam atendê-las de maneira satisfatória, individual e também coletiva.
Os recursos de destaque podem ser utilizados nas redes sociais, que hoje tomam bastante tempo da rotina das pessoas.
Delivery e aplicativos
Como telefones celulares com acesso à internet estão na palma da mão de milhões de pessoas, é preciso entender que é preciso estabelecer contato com potenciais clientes, e manter os clientes cativos, que já estão habituados aos produtos oferecidos e aos serviços prestados.
Para ampliar o mercado, muitos restaurantes enxergaram o potencial da comida em casa, e passaram a oferecer não só um salão, para que os alimentos preparados pudessem ser experimentados em um único lugar, mas levar a experiência do cardápio para os lares.
Atendendo de forma domiciliar, o restaurante delivery passou a entregar os alimentos na porta das pessoas, utilizando serviços de entrega rápida, ampliando o mercado de forma exponencial, garantindo a qualidade dos produtos com preparo eficiente na cozinha e embalagens especiais para a entrega no destino final, ou seja, diretamente ao consumidor.
Sistema de automação comercial
Para isso, os empreendedores do setor alimentício precisaram buscar um sistema de automação comercial, unindo a oferta do cardápio, por meio de páginas na internet, redes sociais e aplicativos.
Este tipo de automação facilita, de diversas formas, todo o andamento do processo desde o preparo dos alimentos até a entrega na residência do cliente. O pedido pode ser acompanhado via aplicativo do início ao fim para evitar qualquer dúvida sobre o tempo de espera.
Para o ambiente comercial, é possível ter um controle dos ingredientes, com entrada e saída de matéria-prima, assim como todo o processo de estoque e os gastos que estão sendo gerados, ajudando também no controle financeiro da empresa.
Outras vantagens ainda podem ser destacadas, como:
- Modernização no procedimento de execução de tarefas;
- Integração entre setores facilitada;
- Acompanhamento de todo o processo, do pedido à entrega;
- Gerenciamento de equipe mais eficiente.
A cobrança também pode ser realizada de diferentes maneiras para atender um público mais amplo, recebendo via dinheiro, cheque, ou cartão de débito ou crédito.
Esse setor deve estar integrado ao sistema sat fiscal para a emissão de cupom fiscal eletrônico, garantindo a entrega do serviço ao cliente, e recolhendo os devidos impostos, conforme é realizado qualquer tipo de operação comercial.
Para os clientes que preferem ou fazem questão de visitar os restaurantes e lanchonetes, o salão deve ser um espaço amplo, que atenda de maneira satisfatória a movimentação entre consumidores e funcionários, como garçons e garçonetes.
A disposição de um display promocional, com bastante destaque, pode atrair novos clientes quando esse tipo de ferramenta de marketing fica exposta na fachada dos estabelecimentos comerciais.
Isso também pode facilitar na escolha dos produtos que serão consumidos na loja, junto às mesas ou balcões disponíveis.
Identificação reforça trabalho em equipe
A marca de uma empresa também deve refletir no treinamento da equipe que trabalha, em todos os setores, da recepção ao caixa.
Por isso, é preciso que o proprietário forneça uniformes profissionais, com a marca estampada, para que a identificação seja imediata quando um cliente precisar de qualquer tipo de ajuda.
Esse tipo de ferramenta cria um vínculo maior entre os funcionários, que literalmente vestem a camisa da empresa e fortalecem a marca de maneira espontânea.
Como os uniformes podem variar de profissional para profissional, é importante estabelecer o modelo que será utilizado para cada um.
Para os entregadores, que na maioria das vezes utilizam motos, a empresa pode disponibilizar jaquetas com o logotipo na altura do peito para identificar de maneira imediata o funcionário.
Na cozinha, é preciso que os funcionários utilizem equipamentos de proteção individual, como luvas para o corte de carnes e para o trabalho com utensílios quentes, que vão ao forno e ao fogão.
Para os funcionários do salão, a camisa polo para uniforme pode ser ideal, pois pode ser utilizada por qualquer funcionário, com o logotipo e o nome do funcionário para melhor identificação e facilidade de acesso ao cliente.
Dessa forma, o empreendedor consegue estabelecer um parâmetro de como sua marca é trabalhada, dentro e fora do empreendimento comercial.