As oito principais características que um psicólogo deve ter
Saber quais características mais importam em um psicólogo pode ser inestimável – se você está procurando terapia, explorando uma carreira em psicologia ou ambos. As características pessoais podem ser inatas ou adquiridas. Psicólogos bem-sucedidos possuem muitas das qualidades interpessoais que você procura em um amigo, treinador ou mentor. Eles são calorosos, acessíveis, encorajadores e investem em seu sucesso. Além disso, os psicólogos precisam de treinamento e credenciais adequados para aconselhar os clientes.
Paixão por aprender
O compromisso com a aprendizagem ao longo da vida caracteriza um psicólogo competente. Como novas ideias e abordagens terapêuticas surgem continuamente, os psicólogos devem estar a par de sua profissão participando de seminários, revisando resultados de pesquisas baseadas em evidências e consultando colegas. O desejo de ajudar as pessoas pode sair pela culatra se o psicólogo não estiver adequadamente preparado para trabalhar com um determinado tipo de cliente ou situação. Aconselhamento inadequado ou diagnóstico impreciso podem prejudicar profundamente um cliente. Os psicólogos devem ter a autoconsciência para reconhecer áreas onde precisam de mais treinamento.
Empatia
Os psicólogos exalam empatia e preocupação genuína. Eles percebem nuances no tom de voz e na linguagem corporal. Habilidades como escuta ativa e reflexão encorajam os clientes a compartilhar pensamentos, sentimentos e crenças reprimidos. Psicólogos comunicam compreensão e aceitação de emoções poderosas sendo descarregadas. Eles gerenciam suas próprias reações e sentimentos ao trabalhar com clientes encarcerados, como criminosos sexuais, na tentativa de compreendê-los e provocar mudanças.
Capacidade de resolução de problemas
Embora tentadores, os psicólogos resistem ao desejo de dar conselhos. Em vez disso, eles esperam pacientemente que o cliente se abra, identifique problemas e expresse motivos de insatisfação com as circunstâncias da vida. A motivação é evocada apontando discrepâncias entre os objetivos do cliente e o comportamento desalinhado. Os objetivos são discutidos e um plano de tratamento desenvolvido descrevendo os próximos passos na terapia.
Limites Apropriados
Os psicólogos aderem aos limites e nunca cruzam a linha do relacionamento profissional, terapêutico. Eles mantêm uma distância pessoal adequada. Os clientes recebem instruções para procurar ajuda fora do horário de expediente, quando o psicólogo não está disponível. Relacionamentos românticos com clientes nunca são considerados devido ao diferencial de poder, códigos éticos e leis de exploração sexual que proíbem tais ações.
Confiabilidade
Os clientes intuem se um psicólogo é confiável. Os psicólogos mostram que podem ser confiáveis enfatizando a confidencialidade. Como parte da ingestão inicial, os clientes são informados sobre seus direitos de privacidade e notificados sobre quaisquer possíveis exceções à confidencialidade, como ameaças de dano iminente a si mesmo ou a outros. Os psicólogos tranquilizam os clientes que são livres para compartilhar pensamentos e sentimentos sem julgamento. O feedback aos clientes é construtivo e de apoio.
Paciência
Os psicólogos são realistas que reconhecem que comportamentos antigos e mal-adaptativos não podem ser desaprendidos rapidamente. Em vez de dizer ao cliente o que mudar e como mudar, eles pacientemente orientam o cliente no processo de autodescoberta. Eles aceitam que o progresso não é linear e os retrocessos são comuns. Clientes irritados ou resistentes não são forçados ou manipulados a mudar antes de estarem prontos para fazê-lo.
Núcleo Ético Sólido
Os psicólogos éticos internalizam os padrões estabelecidos pelo conselho estadual de licenciamento de psicologia e o código ético. Eles demonstram abertura, honestidade e transparência. Tudo, desde aconselhar clientes a escrever notas de casos até cobrança de seguros, está acima de qualquer suspeita. Comportamentos de psicólogos éticos são congruentes com suas atitudes e valores professados.
Sensibilidade intercultural
A autoconsciência e o compromisso com a diversidade exemplificam um psicólogo eficaz. Uma abordagem de corte de biscoito para diagnosticar e tratar clientes não funciona em uma sociedade pluralista. Psicólogos socialmente conscientes entendem construções sociais, como raça, poder, privilégio e opressão sistêmica. Eles reconhecem e confrontam seus próprios preconceitos pessoais enquanto se esforçam para serem justos, equitativos e inclusivos em sua prática.
Finalmente
Ao procurar um profissional no Google pesquise por: psicólogo perto de mim a aproximação com esse profissional facilita bastante a eficaz de diagnósticos.