O que a mudança de hábitos dos consumidores pode fazer com os supermercados?
Na história da humanidade vemos, constantemente, dois fenômenos, objetos influenciando drasticamente a vida das pessoas como consumidores, e a vida das pessoas influenciando os objetos.
Como exemplo principal disso, temos as duas revoluções industriais, causadas pela invenção das máquinas à vapor, e posteriormente, pela invenção do motor de combustão interna.
A invenção desses equipamentos gerou grandes mudanças nos meios de produção e, consequentemente, na vida das pessoas.
As jornadas de trabalho começaram a mudar, o lugar onde as pessoas moravam começou a mudar, a forma como as pessoas e mercadorias eram transportadas começou a mudar.
Distâncias ficaram menores, viagens mais rápidas e a sociedade mudou. Invenções que mudaram, totalmente, os hábitos humanos:
- Máquina a vapor;
- Automóvel;
- Plástico;
- Computador;
- Telefone;
- Lâmpada.
De toda forma, as invenções humanas mudam os hábitos humanos, ao passo que modificam a forma de fazermos as coisas.
E conforme os hábitos humanos mudam, os relacionamentos comerciais e a indústria também. Vamos analisar agora as mudanças de hábitos humanos que refletiram no comércio, em específico no mercado de itens de consumo.
Como a tecnologia e a mudança dos hábitos já mudaram os supermercados?
A invenção da lâmpada, possibilitou que os seres humanos começassem a transferir suas atividades diárias para o período noturno.
A iluminação pública começou a ser mais eficiente, e da mesma forma, nas residências e indústrias. Nesse ponto, as atividades não precisavam mais cessar por causa da escuridão da noite.
Começamos a ver cada vez mais estabelecimentos noturnos, e com o tempo, surgiram os mercados 24h.
Os mercados 24h são extremamente úteis, já que durante a noite, a vida continua; diferentemente dos séculos passados, antes da lâmpada, onde a noite marcava a hora para o sono das pessoas.
E claro, um mercado 24h, demanda um estacionamento 24 horas também.
As cidades foram crescendo, a tecnologia foi se desenvolvendo, e a vida das pessoas passou a ser cada vez mais agitada.
Muitas pessoas com pouco tempo disponível, por causa da vida acelerada dos centros urbanos, precisavam resolver suas demandas de maneira prática e rápida.
Assim surgiram os supermercados, e os hipermercados, estabelecimentos comerciais onde as pessoas poderiam comprar todas as coisas que precisavam, de uma vez só.
Sem precisar ir a vários lugares diferentes, e assim, economizar seu precioso tempo. Da mesma forma, com o avanço da tecnologia de comunicação, foram criados os sistemas bancários.
E então as pessoas começaram a parar de andar com dinheiro na rua e começaram a fazer uso prioritário dos cartões de débito e crédito.
A mudança foi tão intensa que, hoje em dia, nem pensamos muito sobre levar dinheiro físico para comprar algo, pois sabemos que se o estabelecimento não possuir uma máquina de cartão (o que é altamente improvável de acontecer em um supermercado), haverá um local próximo para se sacar dinheiro.
Como a mudança de hábito influenciar o futuro dos supermercados?
O carrinho de supermercado também sofre alterações. Você pode escolher entre os menores, maiores, com lugar para colocar bebês, etc.
Tudo depende dos hábitos dos consumidores, conforme ele muda, as necessidades mudam, e o carrinho de compras também.
Há até grupos, hoje em dia, trabalhando em carrinhos de compras que carregam celulares.
O crescente uso dos automóveis pela sociedade reflete diretamente em todos os hábitos. As pessoas começam a usar cada vez mais os automóveis e isso demanda espaço físico.
No caso de um supermercado, onde, praticamente, cada pessoa presente, simboliza um carro a mais no estacionamento, o projeto das vagas é importante.
Você, provavelmente, já enfrentou a dificuldade de achar uma vaga em um estacionamento lotado de supermercado. Apesar de possuírem estacionamentos enormes, os supermercados, muitas vezes, ficam lotados.
E se tratando de cidades grandes, o espaço físico é um problema. O preço do metro quadrado em um centro urbano muito movimentado pode ser altíssimo, tornando, totalmente, inviável um grande estacionamento plano.
A solução, para alguns desses casos, pode estar no estacionamento vertical, que utiliza o crescimento vertical para guardar mais carros.
As formas de pagamento também podem mudar de acordo com a tecnologia. Muitos mercados modernos já possuem sistema de pagamento com smartphone que é um dos aparelhos mais usados pela sociedade contemporânea.
A iluminação também mudou muito com os supermercados. Em um mercado pequeno, como uma venda ou mercearia, a luz da entrada ou de janelas, pode ser suficiente. Mas em um hipermercado um projeto de iluminação é necessário, por seu grande porte.
Conforme a tecnologia avança e os hábitos humanos dos consumidores mudam, os supermercados se adaptam. E esse é um dos fatores essenciais, já que os supermercados buscam eficiência e qualidade para os consumidores.