O poder dos influenciadores digitais
Você entende o poder dos influenciadores digitais no mundo de hoje?
Você compraria um par de tênis porque alguém no Instagram disse que eles eram ótimos? Ou escolheria um novo celular com base na recomendação de um importante YouTuber? Se sim, você é a prova da eficácia do marketing de influencers. Neste artigo vamos explorar o fenômeno dos influenciadores digitais.
Quem manda nas redes sociais? Os influenciadores digitais!
10 anos atrás, o termo influenciador de rede social não existia. Mas hoje os influenciadores são um canal de marketing essencial junto com os anúncios pagos.
Para os profissionais de marketing B2B e B2C, a eficiência e a eficácia são importantes na escolha dos canais de marketing. Conforme as plataformas de mídia social começaram a fornecer acesso a um grande público que pode ser direcionado a um nicho específico, inúmeras marcas começaram uma verdadeira batalha pela atenção do consumidor.
Essa competição fez com que bilhões de usuários da internet lidassem com uma enxurrada de informações e feeds superlotados nas redes sociais.
Para as marcas está ficando cada vez mais difícil fazer sua voz ser ouvida com o alcance orgânico, e os custos de publicidade nas mídias sociais também estão aumentando continuamente.
Com isso, as vozes individuais surgiram e passaram a ser conhecidas como influenciadores. Os influenciadores estão em tendência há muito tempo e são uma ótima escolha para a sua marca por apenas um motivo: o público os considera identificáveis e confiáveis. Então, se a sua empresa quer ter sucesso na nova coleção de blusa social feminina e realizar uma parceria com uma blogueira influenciadora para mostrar os seus produtos, é bem provável que a sua campanha decole.
Eles se concentram em criar uma base de público leal que volta a eles para obter conselhos sobre áreas específicas e que mantêm contato regular por meio de seu conteúdo. Devido a isso, eles tem a capacidade única de influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Influenciadores e celebridades
Seu alto status e estilo de vida deixam as pessoas intrigadas com sua personalidade, o que os tornaram uma voz poderosa.
Com sua atratividade, experiência e confiabilidade, eles tem o poder de influenciar uma vasta base de público de uma só vez. Desde o século 18 as marcas tem usado celebridades para endossar suas ”marcas”. Essa estratégia tem funcionado há, literalmente, séculos.
Mas, com as redes sociais, vieram os criadores de micro-conteúdos. Eles criam conteúdo sobre tópicos específicos e aparecem como especialistas nesses tópicos. Eles também levam uma vida bastante semelhante à do consumidor médio que os segue e isso cria um relacionamento mais autêntico. Geralmente, eles se identificam com os produtos que mostram, por exemplo, uma influenciadora recebendo uma calça skinny feminina e posteriormente utilizando o look, transmite mais credibilidade sobre determinada marca para os seus seguidores.
Tanto os influenciadores quanto as celebridades tem seus benefícios para a sua marca, mas, estatisticamente falando, 70% dos adolescentes confia mais nos influenciadores do que nas celebridades tradicionais. O motivo é a autenticidade.
Influenciadores que influenciam os resultados
90% dos profissionais de marketing relataram ter obtido um melhor ROI de suas campanhas utilizando influenciadores digitais, em comparação com outros métodos.
Os influenciadores tendem a espalhar a mensagem para o público-alvo de uma forma natural e autêntica. Por serem mais genuínos, eles tendem a transmitir a mensagem da marca de uma forma que falta aos anúncios.
Além disso, são conhecidos por serem o melhor método para crescimento rápido de clientes online, que não só atinge diversos clientes em potencial, mas também leva o público a criar a preferência pela marca.
Conformidade é conteúdo
O mesmo sentimento de pertencimento, que é uma necessidade primordial no mundo físico, se manifesta também claramente nas plataformas de rede social. Os consumidores sentem a necessidade de seguir influenciadores específicos para obter orientação sobre as expectativas sociais e autoconfiança sobre as coisas com que se preocupam.
Quando tal influenciador promove um produto como um higienizador nasal lota, por exemplo, nós o vemos como tendo credibilidade o suficiente para seguir seus passos ou ações. Sentimos uma pressão para estar em conformidade com as normas sociais e, quando não o fazemos, há uma resposta negativa em nosso cérebro.
Um influenciador nas redes sociais desempenha um papel importante em ser um modelo e uma fonte poderosa de conformidade para os consumidores.
Otimização de criativos? Criatividade otimizada?
Influenciadores podem ser chamados de nativos digitais com um imenso conhecimento de plataformas de rede social. Eles trazem um senso de criatividade único e um toque emocional ao produto que os profissionais de marketing ou marcas lutam para conseguir.
Uma parceria de marcas com um influenciador é o melhor casal de marketing, pois os influenciadores otimizam a linguagem complexa da marca e a traduzem facilmente com mais diversão e criatividade. Eles podem dar vida às suas campanhas e adicionar uma mensagem ao seu produto com a qual o público pode se identificar.
Com a capacidade de falar a língua dos consumidores, os influenciadores digitais trabalham em estratégias de conteúdo que criam campanhas extraordinárias para você!