5 dicas para quem deseja montar um negócio para eventos
Para empreender em qualquer tipo de negócio para eventos o primeiro passo é fazer um planejamento detalhado considerando todas as possibilidades e recursos.
O ideal é fazer simulações de como será o funcionamento antes da inauguração, com isso o desempenho pode melhorar consideravelmente.
No planejamento do empreendimento é preciso fazer uma lista de todos os recursos e metas de sua empresa para ter uma visão total do negócio e aproveitar para fazer algumas melhorias no projeto.
Deve-se colocar no planejamento todas as particularidades, os aspectos e características devem ser registrados e anotados para evitar possíveis falhas como, por exemplo, dificuldades de memória do empreendedor.
Afinal, qual será o serviços e produtos que serão desenvolvidos?
Se for um negócio voltado ao público infantil, será que investir no Kit multiblocos 300 peças é uma boa escolha?
Pois é necessário pensar no tipo de produtos ou serviços, como atenderá os clientes e suas necessidades básicas.
Pergunte-se também quem é o cliente e como atraí-lo para o seu negócio.
Essa questão servirá para fazer o plano de divulgação da empresa e para juntar recursos financeiros para sua atividade.
Outras perguntas necessárias: onde será instalada a empresa?
Pensando no público infantil, qual preço devo cobrar no lego city ou em outros serviços? Quais pessoas contratar? Como melhorar o negócio?
O planejamento é a base e a primeira dica essencial para que todo seu projeto de negócio se desenvolva da melhor maneira possível.
Lembre-se de colocar tudo no papel e compare o passo a passo.
Mais 3 dicas para organizar seu negócio em eventos
Além do planejamento, o investimento também é algo importante para montar o seu negócio.
Esse capital injetado no empreendimento vai ajudar na expectativa de vida, na qualidade e em outras áreas da empresa.
Aqui, também é necessário fazer uma lista do que precisa ser investido, mesmo se o dinheiro for destinado ao forno salamandra, por exemplo.
Evite ser muito otimista ou pessimista, pois o recomendável é realizar todos os cálculos e planejar conforme gerarem resultados concretos.
Depois da lista montada com os recursos e itens necessários, o próximo passo é solicitar orçamentos e possíveis acordos com as possibilidades do seu negócio.
No investimento inicial é de extrema importância fazer a listagem de todos os itens, como o forno eletrico de embutir, por exemplo, que compõe a montagem da empresa.
Calcule o quanto investir em cada item e some tudo. Também é necessário ter um capital de giro à empresa ter fluxo.
O preço para cada produto ou serviço é o terceiro passo, para achar o preço ideal será o lucro unitário de cada produto ou serviço subtraindo da soma dos custos, despesas e investimentos.
Após essa conta, o empresário verificará o preço dado com o da concorrência. Aqui é válido fazer uma pesquisa de mercado para identificar os preços no mercado.
O próximo passo é prospectar clientes, o seu negócio para eventos precisa ter critérios mínimos que facilitam a preferência do cliente.
Por isso, solicite uma encomenda de mercado, pois nessa pesquisa pode apontar fatores diversos e múltiplas possibilidades.
Com ela, conhecerá mais as preferências que mais agradam o consumidor, sendo mais fácil desenvolver ações para atraí-lo efetivamente.
Essas informações obtidas é uma vantagem, porque conhecimento para desenvolver ações publicitárias ou divulgação de impacto agrega mais resultados positivos.
Por exemplo, um novo cabeleireiro poderá divulgar o seu serviço de Maquiagem para mãe da noiva mostrando um pouco do seu diferencial participando de feiras especializadas no ramo.
Pois é uma oportunidade de verificar outras técnicas, divulgar seu negócio e conquistar clientes.
Outra vantagem da pesquisa é que se pode utilizar o resultado dela para conseguir clientes fixos e fiéis de outras concorrentes.
Basta oferecer produtos ou serviços iguais com melhorias e apresentar diferenciais como, por exemplo, penteados para casamento que se estende para madrinhas, damas de honra e mãe da noiva, tudo em um pacote.
Assim, o seu negócio será um sucesso.
Localização da empresa é fundamental
O local do imóvel que sediará o seu negócio para evento também influencia diretamente no seu desempenho no momento de prestação de serviços e faz com que ganhe clientes em potenciais.
Ao escolher o lugar da sede é necessário que faça uma inspeção minuciosa do imóvel, ou seja, não deixe nenhum detalhe passar despercebido.
Porque se o negócio apresentar irregularidades, corre o risco de ser multado ou ter suas atividades suspensas.
Vejas alguns pontos que devem ser levados em considerações:
- Localização e o aspecto físico;
- Estrutura do local;
- Verificar água, luz e outros serviços;
- Acesso;
- Documentação em ordem.
Além desses cinco pontos, escolha um local que não sofra o risco de incidente ou imprevistos naturais (inundações e goteiras), verifique a planta do imóvel na prefeitura e a vistoria do lugar pelos bombeiros.
Outra dica é que um contador pode ter papel fundamental à empresa na prestação de assessoria e consultoria no processo de montagem do empreendimento e organização de eventos.
Escolha um com boas referências e experiência em administração, pois qualquer e todas as obrigações tributárias, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, entre outras, serão acertados pelo contador ou empresa de contabilidade.
Um advogado também ajudaria no processo das questões legais que envolvam o negócio. O ideal que a montagem do seu negócio seja prática e produtiva.
Assim terá melhor desempenho com outras atividades relacionadas. Todos esses passos são fundamentais para o sucesso de seu negócio para evento, a recompensa virá com o tempo.