Você precisa saber sobre as medidas de segurança contra fogo na sua empresa
As medidas de segurança é uma preocupação constante nas empresas. Como se sabe, durante a Primeira Revolução Industrial oferecer um local seguro para os funcionários não era prioridade.
O resultado era a ocorrência de muitos acidentes de trabalho, doenças desenvolvidas ao longo do tempo de ofício e, no geral, um quadro no qual se devia escolher entre conservar a própria saúde e integridade ou trabalhar.
Depois desses tempos sombrios, muitas leis foram criadas e, atualmente, as empresas são locais seguros, limpos e claros.
Nos dias de hoje, qualquer ambiente público precisa contar com medidas de segurança contra incêndios, sobretudo se possuir fluxo intenso de pessoas. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre medidas de segurança contra incêndios em empresas.
O primeiro passo
Para que qualquer empresa possa dar início às suas atividades é necessário que ela possua o alvara dos bombeiros.
Esse alvará é solicitado por meio do Auto de Vistoria Técnica (AVT) e envolve uma avaliação de todo o prédio, ainda que cada parte diga respeito a uma empresa diferente. O objetivo é constatar que o prédio é seguro e que está preparado para situações de sinistro.
São consideradas situações de sinistro quaisquer eventos imprevistos que gerem problemas para a empresa, causando danos e implicando em perdas.
Muitas vezes as perdas podem envolver itens que contêm seguro e a empresa pode procurar recuperá-los, registrando a situação ocorrida.
O Laudo avcb é o documento que comprova a aprovação pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e, diferente do que se pode pensar, não é necessário conseguir esse laudo apenas quando uma empresa vai iniciar suas atividades. Esse laudo é necessário nas seguintes situações:
- Reforma da empresa;
- Ampliação da área da empresa;
- Mudança de ocupação;
- Mudança de uso do prédio;
- Regularização de uma edificação;
- Regularização de uma área de risco.
Assim, é necessário estar atendo para que a sua empresa continue atuando dentro da lei. Quando o negócio seguir para outros rumos e a atividade-fim for alterada, é necessário que se solicite a vistoria novamente.
A razão é que a mudança de uso do local pode implicar em novo riscos, como a construção de uma cozinha industrial, a adoção do uso de geradores e outras possibilidades.
Como deixar sua empresa segura?
Quando se pensa em segurança contra o fogo, o primeiro item lembrado é o extintor de incendio. Muitas pessoas sabem que existem tipos diferentes de extintor, mas você sabia que cada um tem uma destinação específica?
Os extintores com pó químico são perfeitos para incêndios causados por líquidos inflamáveis e devem ser colocados em lugares que contam com tubulações de gás ou equipamentos que usam óleo como combustível.
Já os extintores de gás carbônico possuem o melhor desempenho para incêndios causados por equipamentos elétricos. Em escritórios, o extintor mais indicado é o de água, pois sua destinação é o fogo em papel, madeira, tecido, enfim, materiais sólidos.
É importante lembrar que o uso de extintores corretos será verificado pelos bombeiros e que essa deve ser uma preocupação no momento de compra. Também é válido pontuar que os extintores devem sempre estar acompanhados de uma placa que indique sua presença e informe de qual tipo se trata.
A sinalização de emergencia também conta com placas, que devem indicar as saídas de emergência da empresa. Lembre-se de que os elevadores nunca devem ser usados em situações de sinistro e que isso deve estar explícito no equipamento.
Outro equipamento essencial é a mangueira de hidrante. Assim como os extintores, existem diferentes tipos de mangueira para diferentes contextos.
A Mangueira de hidrante tipo 2 é voltada para incêndios em fábricas, prédios comerciais ou áreas industriais e é a mais adequada para a maioria das empresas. O tipo 1 é usado para prédios residenciais e os demais tipos são para situações de maior risco.
Algo que não pode ser avaliado na vistoria, mas que deve ser feito, é o Plano de abandono e evacuação. Em linhas gerais, deve-se treinar os funcionários para que eles saibam agir em uma emergência. Existem muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço que podem ser contratadas.
A conclusão é que se informar sobre as medidas de segurança exigidas para a sua empresa é essencial e que a manutenção dessas medidas não é dispensável. Esteja sempre dentro das normas e leis , sempre renove o seu laudo AVCB no tempo indicado.