Marketing promocional: como usar para aumentar as vendas?
Vender oferecendo um ótimo produto e um preço competitivo e justo ainda funciona, mas depois de conhecer o marketing promocional, você verá que está deixando muita oportunidade na mesa.
Hoje em dia, marcas de arroz e de postos de gasolina – e outros clássicos da decisão por preço – estão investindo no marketing de promoção e em suas estratégias. Mas você sabe por que isso acontece?
A resposta é simples: o comportamento do consumidor mudou radicalmente nos últimos tempos. Ele quer consumir, mas é sensível à experiência de relacionamento e a sensação de ser único para aquela empresa.
Então, você deve estar se perguntando: como a minha marca deve investir na promoção em marketing para alcançar resultados melhores? Ações como os brindes promocionais são eficazes? Pois bem, vamos falar sobre esta estratégia fundamental nos negócios!
O que é o marketing promocional?
Quando ouvimos essa expressão, lembramos das promotoras de produtos em lojas e mercados, ou os sorteios de aniversário e fim de ano. Essas são algumas ações tradicionais – e ainda eficientes, mas que devem fazer parte de um conceito muito maior.
Estamos falando sobre a qualidade do relacionamento entre marca e consumidores. O marketing de promoção abrange todas as formas de otimizar esta interação. Veja algumas das ações que podem ser desenvolvidas:
- Apresentação do produto (abordagem, degustação, exposição em feiras);
- Campanha de preço, quantidade ou pagamento;
- Programa de fidelização;
- Brindes personalizados;
- Engajamento em datas especiais;
- Concurso e sorteio;
- Ofertas e descontos exclusivos.
Sua empresa pode adotar uma ou várias ações, isoladas ou em conjunto, conforme o objetivo – vender mais, aumentar a base de clientes, melhorar a imagem de um produto, entre tantas outras opções.
Porém, ao contrário do que as ações promocionais buscavam no passado, hoje a experiência do cliente deve estar no centro das escolhas, antes do retorno de resultados. Somente dessa forma, as estratégias de vendas terão sustentação a médio e longo prazos
Conheça e avalie permanentemente o seu público-alvo
A base do sucesso do marketing de promoção está em conhecer seu cliente em potencial para além das informações básicas. Ou seja, é preciso entender também as mudanças comportamentais que ele sofre.
O melhor exemplo é o público de mulheres de 35/40 anos de uma determinada faixa de renda: seus hábitos hoje são diferentes de dez, vinte anos atrás. Seus bens e desejos de consumo mudaram muito.
Conhecendo profundamente o seu público-alvo, é possível escolher as ações mais eficazes para o objetivo principal do marketing promocional: cativar a audiência, fazer o consumidor se sentir focado e atendido nas suas escolhas.
Como o marketing promocional impulsiona as suas vendas?
Com uma estratégia de marketing promocional eficiente, existem diversos caminhos pelos quais a empresa pode aumentar a base de clientes e aumentar seus negócios e vendas. Para facilitar o entendimento, listamos alguns pontos:
Estabelecendo uma relação desinteressada e de longo prazo
Os clientes do século XXI sabem onde estão os produtos e conseguem saber tudo sobre eles nos sites, blogs e redes sociais. Eles querem se relacionar com as marcas e sentirem-se únicos. Personalização é a base dessa relação.
Busque os canais e ações através dos quais o seu público-alvo consiga estabelecer uma comunicação mútua, duradoura e baseada no reconhecimento de experiências e na oferta de soluções. O interesse de compra e o espaço para as ofertas virão naturalmente.
Escolhendo as ações de promoção adequadas ao seu público
Quando falamos de um negócio de vinhos, a degustação surge como uma ação promocional eficiente. Mas ela deve ser feita apenas na loja própria ou em mercados? Seu cliente não prefere a exclusividade de uma newsletter para conhecer suas novidades?
Como podemos ver, é fundamental (novamente) conhecer o perfil do seu cliente. Quanto mais próximo dele as suas estratégias estiverem, mais consistente será a relação e maiores as chances de fechar vendas.
Os brindes promocionais aproximam clientes e reforçam relações
Não pense em brindes promocionais apenas como chaveiros ou canecas: o mercado de brindes vem se profissionalizando a cada ano para trazer mais diversidade de itens e materiais.
O objetivo dessas mudanças é ir ao encontro da necessidade do seu negócio: ofertar artigos que traduzem a marca e despertem a afinidade com os clientes e potenciais clientes. Com uma escolha assertiva dos brindes, você pode:
- Ampliar a visibilidade em eventos (feiras, exposições, eventos setoriais);
- Presentear em datas comemorativas;
- Associar a marca a causas em datas representativas de lutas.
Os brindes personalizados são a ação promocional mais eficaz por vários motivos:
- Têm a melhor receptividade, pois não há contrapartida de consumo;
- Podem ser usados como recompensas em compras;
- Eles serão usados, aumentando a interação e fortalecendo a imagem;
- É uma ação promocional de longa durabilidade;
- Alcança mais pessoas nas relações sociais de quem foi presentado.
Os brindes promocionais são uma forma física e perene de colocar a sua marca nas mãos dos clientes e gerar valor.
Mas é importante contar com empresas especializadas em brindes, como H2M Brindes, para fazer as melhores escolhas!
Como podemos ver, o marketing promocional vai levar a sua empresa a um patamar mais alto de relacionamento com os clientes e de vendas. Estude bem o seu cliente, adote as ações corretas e contabilize mais vendas!
Texto: Franquias para Empreender