Logística: armazenagem e distribuição de itens
A importância de Empresas de armazenagem e distribuição em operações logísticas é muito evidente, principalmente quando se trata de segurança e soluções eficientes para sistemas operacionais.
Entre tais operações é possível destacar o fornecimento de embalagens e insumos, distribuição de produtos, logística promocional, logística reversa, projetos logísticos, armazenagem, transporte dedicado e multimodal.
Dessa maneira, a empresa de armazenagem e distribuição exerce função indispensável em diversos setores de atuação industrial.
Do mesmo modo, tal setor é essencial na atuação de sistemas operacionais de ponta, com fortes indicadores de desempenho, por meio dos quais se destaca a administração e logística do processo de distribuição nas empresas com pleno monitoramento. Assim, vale a pena conhecer melhor sobre esses serviços de armazenagem.
Segmentos que utilizam empresas de armazenagem
A atuação de empresas de armazenagem acontece, preponderantemente, no vasto setor industrial. Não obstante, os segmentos que mais solicitam seus serviços são o químico geral e controlado, bens de consumo, de medicamentos, alimentos, energia, tecnologia, indústrias têxteis, de cosméticos, automotivas e tecnologia.
Tais empresas de transportadoras em sp, em seus diferentes segmentos, contam com o transporte multimodal concedido pela empresa de distribuição que pretende evitar restrições no abastecimento, assim como oferecer o melhor custo-benefício para cada atividade.
Desse modo, elas atuam:
- No mercado industrial;
- Avaliação da malha de distribuição;
- Processos gerais de tratamento de produtos industriais;
- Maiores integrações sobre modais de transportes efetivos.
Armazenagem em transportes dedicados
Uma Empresa de armazenagem junto ao setor de transportes dedicados é a responsável pela realização das operações de Milk Run, Just in Time, carga fechada e rotas completas, entre tantos outros serviços especializados e administrados.
O que é armazenagem
A armazenagem se destaca no setor de logística das empresas, sendo uma das importantes atividades deste setor, com papel fundamental quanto ao atendimento das solicitações e gestão dos estoques, como de porta paletes, suprimento de fábricas, lojas e deslocamento de mercadorias.
O método de armazenagem pode ser realizado pela própria empresa ou uma terceirizada, sendo de competência da empresa a escolha do modelo mais adequado a sua realidade e necessidade.
Como os produtos são recebidos
O método de armazenagem é a etapa na qual são definidas informações relevantes que propiciam grande agilidade na separação e otimização produtiva das equipes envolvidas.
Sendo assim, dentre os processos de armazenagem, o método de recebimento configura-se como uma dentre as outras etapas que requer igual atenção.
Em suas especificidades está a Remoção de máquinas. Nesse cenário, pode-se destacar também a realização das operações de conferência – seja por quantidade, inspeção ou, ainda, na identificação dos produtos.
Como armazenar os produtos
Logo após a conferência do produto e sua identificação, a ação de alocação nos endereços para estocar as mercadorias acontece.
Entende-se aqui o endereço como o local onde uma ou mais mercadorias serão armazenadas.
Todavia, a alocação trata-se do processo que procura definir qual o endereço mais adequado para a armazenagem dos produtos, considerando a confinidade com a setorização, dentre outras normas que agilizam a produtividade na etapa de separação dos produtos.
Por conseguinte a alocação dos produtos no endereço de destino possibilita que eles fiquem disponíveis para serem movimentados e, passem a ser considerados no saldo de estoque.
Para a eficiência do controle na movimentação dos produtos no depósito, sempre que dado produto é retirado de um endereço e levado a outro deve ser feita a leitura do código de barras utilizando o coletor de dados.
Tal processo possibilita controlar e manter ordenadamente o registro do endereço de onde os produtos foram retirados e para onde foram encaminhados.
Como os produtos são separados
O método de separação de mercadorias tem em sua funcionalidade o planejamento e a execução da separação. A primeira vista parece algo relativamente simples, contudo, é exatamente no planejamento que será estipulado quais produtos deverão ser separados.
Para isso, será levado em conta diversas regras de separação, tais como FEFO, FIFO, shelf life, diminuição de número de visitações, data crítica, estado da mercadoria, separações específicas, bloqueios de estoque e muito mais.
Uma descrição errônea pode acarretar na paragem da linha de produção da indústria e atrasos nas entregas dos produtos aos consumidores finais. Isso torna essa etapa uma das mais complexas e exige atenção redobrada.
Como os produtos são expedidos
Esta é a etapa final da operacionalização da armazenagem que traz em sua finalidade a responsabilidade pela conferência e despacho dos produtos para a empresa transportadora.
Caso a empresa que opera a armazenagem não for a responsável pelo transporte, sua responsabilidade sobre os produtos encerra-se no momento que ele é entregue à transportadora.
Todavia, caso a empresa que opera a armazenagem também seja a responsável pela distribuição dos produtos até o destino final, precisa planejar, executar e controlar cada etapa de transporte.
No entanto, independente se a etapa de transportes é empregada por ela ou não, a conferência de embarque procede da mesma forma e, depois de finalizado, o produto passa a ser de responsabilidade da transportadora.
Assim, pode-se concluir a importância dos serviços de armazenagem.