Inovação que vende: marketing de guerrilha para alavancar o seu negócio

Inovação que vende: marketing de guerrilha para alavancar o seu negócio

Inovação que vende: marketing de guerrilha para alavancar o seu negócio

Você já ouviu falar em marketing de guerrilha? Essa é uma forma de divulgar a sua marca, produto ou serviço de maneira inovadora, criativa e impactante, sem gastar muito dinheiro. 

A abordagem surgiu na década de 1970, como uma alternativa às formas tradicionais de propaganda, que eram caras e pouco eficientes. O termo faz referência às táticas de guerrilha usadas por grupos armados que lutavam contra governos opressores, usando recursos limitados e estratégias surpreendentes.

O marketing de guerrilha tem como objetivo chamar a atenção do público-alvo, gerar buzz (burburinho), criar engajamento e fidelização, e aumentar as vendas. Para isso, ele usa diferentes formas de comunicação, como ações em locais públicos, mídias alternativas, eventos, brindes, vídeos virais, entre outras. Saiba mais neste artigo.

Características e benefícios do marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha se diferencia do marketing tradicional por ser mais ousado, irreverente, criativo e provocativo, buscando gerar uma reação emocional no consumidor. Suas principais características são:

  • Baixo custo, pois não exige grandes investimentos financeiros. Afinal, a estratégia aproveita os espaços e os recursos disponíveis de forma inteligente e criativa;
  • Alto impacto, já que consegue gerar um grande alcance e uma forte lembrança da marca, pois cria experiências memoráveis para o público;
  • Diferenciação, pois mostra que você tem uma proposta única e inovadora, o que ajuda a destacar o seu negócio da concorrência;
  • Fidelização, na medida em que o marketing de guerrilha estimula a interação e a participação do público com a sua marca, criando um vínculo emocional e uma relação de confiança;
  • Alto retorno, pois é totalmente adaptável a diferentes situações e contextos, é focado em um público-alvo específico (segmentado), é capaz de gerar boca a boca e viralizar nas redes sociais.

Cases de sucesso

Para ilustrar melhor como funciona o marketing de guerrilha na prática, vamos mostrar alguns cases de sucesso que usaram essa estratégia para promover as suas marcas. Veja:

MC Donald’s

A rede de fast-food MC Donald’s usou uma faixa de pedestres para fazer uma propaganda criativa de um dos seus principais produtos: a batata frita. Ela pintou as faixas brancas com as cores das batatas fritas da marca, com a intenção de despertar o apetite dos pedestres e incentivá-los a ir até uma loja da franquia.

Pessoas andando na calçada ao lado de placa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Fonte da imagem: ArchDaily

IWC

A marca suíça de relógios de luxo IWC usou os ônibus para divulgar os seus produtos. Eles colocaram imagens dos seus relógios nas alças que os passageiros usam para se segurar. Assim, eles simulavam que as pessoas estavam usando os relógios da marca e criavam uma sensação de desejo e exclusividade.

Mão segurando aparelho eletrônico

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Fonte da imagem: Pinterest

Como implementar o marketing de guerrilha na sua empresa?

Veja algumas dicas para surpreender o seu público com campanhas criativas e eficientes:

Conheça o seu público-alvo

Para fazer um marketing de guerrilha eficaz, o primeiro passo é saber quem é o seu cliente ideal. 

Isso inclui, por exemplo, saber quais são as suas necessidades, desejos, dores, hábitos, preferências e comportamentos. 

Assim, você poderá criar uma campanha que se conecte com ele e desperte as emoções certas. 

Mas cuidado: nem todas as emoções são positivas. Se você fizer uma campanha que ofenda, assuste ou irrite o seu público, você pode gerar uma reação negativa e prejudicar a sua imagem.

Especifique os recursos e o orçamento

Conforme pontuamos anteriormente, a abordagem tem como uma de suas características o baixo custo de investimento. Mas isso não significa que ela não precise ser bem planejada.

Portanto, defina quais são os recursos que você tem disponíveis, como tempo, dinheiro, equipe e materiais. E qual é o orçamento que você pode investir na sua campanha. 

Lembre-se de que o marketing de guerrilha não é uma ação isolada, mas sim parte de um plano de marketing integrado.

Defina os objetivos e metas da sua campanha

Antes de executar a sua campanha, você deve ter claro quais são os resultados que você espera alcançar com ela. 

Você quer aumentar o tráfego do seu site? Gerar leads? Converter vendas? Fidelizar clientes? Ou reforçar a sua marca?

Seja qual for o seu objetivo, ele deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal (SMART). E você deve definir as metas que vão indicar se você está no caminho certo ou não.

Invista em uma abordagem criativa para surpreender o seu público

A criatividade é a essência do marketing de guerrilha, não é mesmo? Sendo assim, você deve pensar fora da caixa e criar uma campanha que seja original, divertida, inesperada e memorável. 

Experimente usar diferentes formatos e canais, como outdoors, flyers, cartazes, stickers, eventos, flash mobs, vídeos etc. O importante é que a sua campanha seja coerente com a sua proposta de valor e com a sua identidade visual.

Divulgue a sua campanha em diferentes canais

Para potencializar o alcance da sua campanha, você deve divulgá-la em diferentes meios de comunicação. 

Nesse sentido, uma dica é usar as redes sociais, o e-mail marketing, o blog, o site, a imprensa, os influenciadores digitais, entre outros recursos.

O ideal é que você crie um conteúdo específico para cada canal e incentive o seu público a compartilhar a sua campanha com os seus contatos.

Monitore os resultados

Por fim, mas não menos importante, você deve acompanhar os resultados da sua campanha e avaliar se ela atingiu os objetivos e metas que você definiu. 

Para isso, no entanto, você pode usar ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Insights, o YouTube Analytics, entre outras. Elas vão ajudar a medir as métricas que são relevantes para o seu negócio, como o número de visualizações, cliques, compartilhamentos, comentários, curtidas, leads, vendas etc. 

Ao monitorar os resultados, você poderá saber o que funcionou e o que não funcionou na sua campanha. E, claro, fazer os ajustes necessários para obter melhores resultados.

Como vimos neste artigo, o marketing de guerrilha é uma estratégia poderosa para alavancar o seu negócio, mas também é um grande desafio. Afinal, além de aplicar as técnicas certas, você também precisa avaliar o desempenho das suas campanhas. A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Com a parceria certa, você vai surpreender os seus consumidores e potencializar as vendas do seu negócio. Entre em contato com a CMLO&CO, agência de marketing e publicidade, e crie campanhas incríveis e eficazes.