Importância do esporte na educação infantil
O momento mais importante do aprendizado é a infância. Por isso, existem tantas estimulações até os 7 anos de idade. Isso é dito por pesquisadores especialistas na educação infantil, como Piaget, que afirmam que essa é a faixa etária mais importante para ditar todo o desenvolvimento humano.
Deste modo, brinquedos educativos, socialização, atividades e programas de televisão voltados para essa idade são essenciais.
No entanto, o setor da educação tem investido em mais um tipo de estratégia para o desenvolvimento infantil: o esporte.
Isso é visto principalmente em escola particular infantil, que acaba tendo um pouco mais de estrutura nesse quesito.
Vale frisar neste ponto que esporte e atividade física não são a mesma coisa. Enquanto um compreende contato e coletividade na maioria dos casos, o outro é voltado mais exclusivamente para o físico, tendo sua importância e seus benefícios também.
O futebol na aula de educação física, tão comum nas escolas, não é apenas mais uma brincadeira, de acordo com a área da educação. É também um momento de interação importante das crianças com os outros colegas.
Essa sensação de inclusão que o esporte traz é fundamental para que elas aprendam a conviver em grupo e se sintam parte de um todo. Atitudes simples como a criação de camisa personalizada futebol pode auxiliar nesse ponto.
O desenvolvimento cognitivo e lógico também é incentivado neste momento. Assim, calcular jogadas e planejar movimentos auxilia na mentalidade.
Essas atividades também auxiliam no desenvolvimento da parte motora. Coordenação e capacidade de se movimentar corretamente e com precisão são utilizadas nos momentos da prática dessas atividades, com a participação em diversos esportes.
Além disso, o lado afetivo das crianças também é instruído nesses momentos de contato com os outros colegas.
Já é bastante comum que os meninos tenham camisa de time desde novos e conheçam sobre o futebol, principalmente por conta dos pais. Porém, outros esportes também podem auxiliar em todos esses pontos positivos, como o handebol, o basquete, o vôlei e até mesmo a natação.
Mas competição faz bem para a criança?
Competir por competir nunca é um bom motivo para que crianças pratiquem esportes. Porém, trabalhar o outro lado da competição traz a ideia de respeito aos colegas e a aceitação de possíveis frustrações. Inclusive, essa é uma preparação para a vida adulta. Participar, portanto, de competições, pode ser positivo se bem aproveitado.
Outro ponto é a convivência constante das crianças com outros colegas, que podem ser diferentes delas. Isso fará com que o respeito às diferenças seja compreendido desde cedo.
Um bom exemplo disso é o próprio fretamento de van para algumas dessas competições. Pode até parecer simples, mas a convivência das crianças no caminho para os jogos auxilia (e muito) quando o assunto é socialização e respeito.
Tudo isso é comprovado cientificamente. Isso porque estudos comprovam que praticar esportes e conviver em grupo melhora o desempenho das crianças até mesmo nos estudos. Sem contar todos os benefícios ligados à melhoria da saúde, da qualidade do sono e do desenvolvimento físico.
Outras formas de melhorar o desenvolvimento infantil
Além da participação em esportes e a convivência com outras crianças (seja ela em um micro ônibus ou dentro da sala de aula), existem diversas dicas que podem auxiliar o desenvolvimento infantil. Algumas delas são:
-
Acompanhamento com pediatras e psicólogos especializados;
-
Utilizar a internet como aliada para busca de conteúdos;
-
Compreender as fases de desenvolvimento de cada criança;
-
Brincadeiras para desenvolvimento infantil;
-
Ler livros específicos para a idade da criança.
Aqui podemos salientar a importância dos livros e das brincadeiras no desenvolvimento. Muito utilizadas também na educação infantil para inserir novos aprendizados e ideias, essas duas atividades podem ser essenciais para esse momento.
Ler um livro para uma criança faz com que o desenvolvimento cognitivo dela seja melhor, já que ela vai compreender mais rápido as palavras.
Além disso, crianças que aprendem a gostar de livros desde cedo se tornam leitores mais fieis quando adultos, o que também faz bem tanto para a memória quanto para o próprio conhecimento intelectual.
Já as brincadeiras são fundamentais para que elas entendam a vida em sociedade. É por meio da brincadeira que muitas crianças aprendem questões importantes, como a necessidade da boa alimentação, a importância de valorizar os materiais e até mesmo questões relacionadas à economia e sustentabilidade.
Assim, se você tem uma instituição de educação infantil, vale a pena investir no esporte para atrair os estudantes e melhorar ainda mais os índices de sua instituição.