História da Barbie, a boneca mais amada que completa 63 anos
Se você brincou com essa boneca, veja mais detalhes sobre a história desse brinquedo e algumas curiosidades sobre ele!
Os brinquedos são capazes de contar a história de uma época, podendo ser alvo de colecionadores nos tempos posteriores ao que foram usados. Alguns deles marcaram épocas, tais como a Barbie.
Considerada uma das bonecas mais famosas do mundo, ela atravessou gerações e foi produzida em diferentes modelos. Criada em 1959, ela é apontada como o primeiro brinquedo fashionista do planeta.
Registrada como Barbara Millicent Roberts, os primeiros modelos da Barbie eram de mulheres loiras e de olhos azuis, mas na última década, ela também pôde ser encontrada em outras raças e etnias.
Se você precisa comprar brinquedos para um filho ou sobrinho, veja mais detalhes sobre a história dessa boneca!
Nascimento
A boneca mais vendida do mundo foi criada pela empreendedora Ruth Handler, esposa do fundador da empresa norte-americana Mattel, fabricante e distribuidora da boneca até hoje.
O sucesso da Barbie foi tanto que ela se tornou o item mais lucrativo da empresa, além de ser responsável por mais de um bilhão de cópias por ano.
No início da década de 1950, o casal de empreendedores observava o comportamento de sua filha Barbara. A menina tinha o costume de brincar com bonecas de papel e personificá-las como adultas através de acessórios e pinturas.
Ao viajar para a Alemanha, Ruth conhece a boneca BildLilli, que apresenta feição adulta — o que era bastante inovador para a época. Ao retornar para os EUA, ela redesenha a boneca com ajuda de designers e homenageia a própria filha batizando a nova boneca de Barbie.
O brinquedo é lançado na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, custando 3 dólares, e então, com o tempo, se torna uma febre mundial.
Em sua primeira versão, a Barbie aparecia como loira ou como morena — o que foi abandonado posteriormente. Embora tenha se popularizado a imagem da Barbie loira.
Com o passar do tempo, questionamentos foram feitos e a Mattel começou a produzir Barbies com outras feições, roupas, acessórios e penteados, chegando a ganhar vestidos exclusivos de grifes como Versace e Giorgio Armani.
Processos e momentos históricos
A Barbie acompanhou diferentes processos e momentos históricos. Um deles foi a chegada dos humanos à Lua, na década de 1960. O feito motivou a Mattel a produzir uma Barbie Astronauta antes mesmo que os humanos conseguissem chegar lá.
Esse modelo marcou as primeiras bonecas com pernas dobráveis, o que passou a ser uma inovação copiada por todos os concorrentes da empresa e continua vigente até hoje.
Outro momento marcante foi a criação da Christie, a primeira Barbie negra. Isso ocorreu em 1968, época em que o movimento dos direitos civis reivindicava a igualdade de direitos entre negros e brancos nos Estados Unidos.
Na década de 1980, foi lançada a coleção Diversidade, com Barbies hispânica e italiana. Já em 2010, esse processo foi intensificado com as Barbies asiáticas.
Ao longo das décadas, a boneca obteve parentes, como a irmã caçula Skipper e a amiga Midge, além do seu namorado Ken. Hoje, ela possui três irmãs — além de Skipper, existem Stacie e Chelsea.
A Barbie já teve mais de 180 profissões em mais de seis décadas. Uma das razões pelas quais a boneca faz sucesso até hoje é que ela acompanha e retrata os desejos da sociedade de cada época.
Alguns exemplos disso são: cirurgiã (1973), CEO (1985), pilota da Força Aérea (1991), presidente dos EUA (1992), bombeira (1995), engenheira de computação (2010), robótica (2018) e empreendedora (2014).
Mais recentemente, a Mattel lançou versões da Barbie inspiradas em artistas com personalidades como Nicki Minaj. Além disso, criou a linha Mulheres Inspiradoras, homenageando alguns ícones como a pintora mexicana Frida Kahlo.
Esse é um lembrete de que, para se manter vivo, um brinquedo precisa se atualizar e acompanhar as demandas de cada época.