Gestão estratégica de pessoas: indicadores de performance
A gestão estratégica de pessoas não é uma ação única, trata-se de uma estratégia com várias ações que busca alinhar a evolução dos colaboradores e o crescimento da empresa.
É essencial que seu negócio aplique essas ações para garantir o bem-estar de todos envolvidos. Além de aplicar, é essencial mensurar se a gestão está sendo produtiva, para isso, os indicadores de performance são o caminho!
Nesse artigo, apresentamos as principais informações sobre o tema, além dos KPIs para que seja feita uma gestão de pessoas de sucesso. Vamos lá?
Por que fazer uma gestão estratégica de pessoas?
Os colaboradores são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. De acordo com uma pesquisa da Sodexo, as organizações que investem na satisfação interna e se voltam para os seus colaboradores, chegam a ser cerca de 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.
Sendo assim, é necessário unir a gestão estratégica e a gestão de pessoas, tanto para promover o bem-estar, quanto para aumentar a produtividade de uma organização.
Para estruturar bem a sua gestão estratégica de pessoas, o ideal é tomar como base alguns elementos essenciais, como:
- motivação;
- comunicação;
- trabalho em equipe;
- competências necessárias;
- desenvolvimento pessoal e profissional.
Além de usar as melhores ferramentas para uma boa gestão de pessoas é preciso mensurar o quão elas estão sendo produtivas. Para isso, são usados os indicadores de performance!
Para o que servem indicadores estratégicos de gestão de pessoas?
Os indicadores de performance de gestão de pessoas, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), são métricas usadas para mensurar a performance de processos, alinhados com as metas da organização.
Com esses indicadores é possível avaliar os níveis de desempenho e progresso nas às atividades associadas a eles.
Os indicadores servem para guiar as decisões, para que gestores possam tomar direcionamentos assertivos e bem-sucedidos em todos os setores.
Além disso, também é possível minimizar erros associados à gestão de pessoas ou até mesmo eliminá-los.
Quais os melhores indicadores de performance para o RH?
Existem inúmeros indicadores estratégicos de gestão estratégica de pessoas voltados para diversos tipos de resultado, alguns dos principais são:
1. Rotatividade ou turnover
Este índice calcula a rotatividade de funcionários em uma empresa, essa métrica busca evitar que o índice de rescisões cresça e manter a eficiência dos processos de recrutamento e seleção.
2. Absenteísmo
Um dos modos de medir a satisfação dos funcionários é medindo o nível de afastamentos, atrasos e faltas pontuais.
A métrica do absenteísmo calcula as ausências solicitadas pelos colaboradores de alguma forma. Quanto mais acolhedor, motivador e agradável for um ambiente de trabalho, menor tende a ser este indicador estratégico.
Além das ausências, também deve ser avaliado a pontualidade, que demonstra principalmente o comprometimento dos funcionários com a empresa.
3. Índice de satisfação dos colaboradores ou clima organizacional
Um dos mais importantes indicadores estratégicos de gestão de pessoas é o índice de satisfação dos funcionários.
Afinal, ele está diretamente ligado à maior produtividade de trabalho e, por consequência, o melhor alcance das metas da empresa.
Pode parecer subjetiva a forma de medir a satisfação de um time de colaboradores, no entanto é possível fazer isso utilizando o indicador eNPS (Employee Net Promoter Score), que também é aplicado para mensurar satisfação dos clientes externos.
4. Produtividade no expediente de trabalho
A produtividade está diretamente ligada ao quanto seus colaboradores conseguem produzir durante o expediente.
Um dos mais importantes indicadores estratégicos de pessoas avalia quantidade de produção, recursos usados e erros que acontecem durante o processo.
5. Índice de reclamação dos clientes
Quando as reclamações de clientes estão relacionadas ao atendimento e ao serviço prestados, o RH deve avaliar e usar isso como indicador.
Isso porque organizações devem estar sempre em busca do aprimoramento de seus serviços.
Para ter resultados satisfatórios, uma empresa deve treinar suas equipes, especialmente no quando o assunto é lidar diretamente com o público, mantendo atendimento de qualidade e excelência.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!
Esse artigo foi escrito pelo Mais Empresas.