Gestão de supermercados: desafios e características

Gestão de supermercados: desafios e características

supermercados

O modelo de negócios de mercado 24 horas, supermercados e mercearias é um assunto complexo, pois envolvem uma série de elementos administrativos. Esses componentes precisam ser entendidos e fazer parte da rotina do gestor desse empreendimento.

Somente com boa gestão e atenção em alguns pontos permite que esse negócio possa:

  • Expandir;
  • Ter um gerenciamento eficiente;
  • Aumentar o faturamento;
  • Ter um grande alcance.

Desse modo, a gestão de supermercados envolvem conhecimentos das peculiaridades do negócios, como a comunicação visual, que envolvem a definição de uma logomarca firme, um slogan chamativo, cores e formas que representarão sua marca na fachada do prédio até a sacola de tecido personalizada, a segurança do espaço e como dissemos anteriormente a atenção a gestão.

Neste artigo abordaremos alguns desses componentes que são necessários para o desenvolvimento desses empreendimentos.

Entendendo a gestão dos supermercados

A gestão dos supermercados envolvem uma série de processos e operações, e estes elementos tem como o objetivo a redução dos custos e o alcance de um maior faturamento e dinamismo.

O gerenciamento desse negócio tem uma grande influencia do gestor que precisa sempre trazer a sua equipe novas metodologias, tanto de gestão de estoques, como técnicas de vendas, melhoria no atendimento, e compra de novos equipamentos, como balança digital de precisão, refrigeradores, entre muitos outros.

Alguns dos assuntos principais para o gerenciamento dos supermercados são a estratégia de divisão de categorias, área de negociação, prevenção de perdas, gerenciamento de recursos humanos, legislação sanitária (para supermercados com açougues e padarias) e a composição dos produtos.

Existe peculiaridades do modelo de negócio dos supermercados que falaremos abaixo:

1. Equipe

A constituição de uma equipe é fundamental para que o mercado funcione. Isto acontece porque o supermercado tem muitos setores, que vão dos açougueiros, padeiros, passando pelos caixas e pessoas que fazem a embalagem dos itens comprados.

Portanto, é necessário a montagem de uma equipe com habilidades diferentes e específicas. Os gestores algumas vezes também contratam seguranças e profissionais para ficarem nas porta de vidro de correr de entrada e saída, nos estacionamentos e também nos estoques.

Uma equipe bem preparada, tanto de segurança, como no atendimento, permitem que os clientes sejam fidelizados, e a confiabilidade com o público aumente.

2. Contabilidade

Por ter uma grande equipe e tratar com inúmeros tipos de transações é muito importante um suporte contábil e fiscal especializado. Esse tipo de serviço é obrigatório para quem deseja que seu negócio seja eficiente e dinâmico.

Uma contabilidade de supermercado lida com alguns pontos, como prazos de entrega, emissão de notas fiscais, pagamento de funcionários, e outras obrigações fiscais.

3. Gestão de compras

Um dos setores mais importantes para os supermercados é a gestão de compras. Isto acontece porque os supermercados lidam com quantidade de materiais muito grande, e saber exatamente lidar com as compras permitem compras coerentes, e até mesmo expansão do faturamento.

Assim, esses são pontos que precisam ser levados em consideração para a constituição de um mercado atrativo e com chances de aumentar faturamento. No tópico abaixo falaremos sobre a comunicação visual desse tipo de estabelecimento.

Comunicação visual de supermercados

Um supermercado é cheio de estímulos visuais, que vão desde o balcão caixa MDF, até os cartazes e outros elementos. Todos esses pontos visuais estão dentro da chamada comunicação visual.

A comunicação visual é o uso de elementos visuais como imagens, cores e formas para transmitir uma mensagem de forma harmonioso, personalizada e profissional, para atrair clientes, e aumentar as vendas.

Abaixo falaremos sobre algumas peças publicitárias que podem ser usadas no mercado e que complementam a comunicação visual desses espaços.

1. Totens

É muito comum que os consumidores não encontrem o produto que está procurando dentro do mercado, e isto acontece por falta de uma indicação adequado.

Os totens são uma forma de indicar, já que são leves e móveis.

2. Testeira de gôndolas

Esse tipo de peça cria um destaque na gôndola para determinado produto. Por conta disso, esse material tem grande personalização.

3. Painéis de LED

Os painéis de LED tem a vantagem de chamarem a atenção para as informações importantes e relevantes, de forma mais moderna e inteligente. Dando espaço para que a fachada divulgue outros serviços do supermercado.

Dessa forma, vimos que para a gestão de um supermercado é importante levar em consideração muitos aspectos, como a gestão (que incluem compra de equipamentos, camera de monitoramento para segurança e recursos humanos), e uma comunicação visual eficiente e correta.