Funcionários: treinamento é essencial para sucesso

Funcionários: treinamento é essencial para sucesso

funcionários

A gerência de empreendimentos comerciais é uma responsabilidade muito grande, e que deve ser realizada por profissionais que entendam do assunto. Isto vale para todos os comércios, que trabalham com a venda de produtos diretamente ao cliente, e aqueles que trabalham de maneira remota.

Os produtos oferecidos devem ser de qualidade, com a possibilidade de substituição, conforme as leis que regem o código do consumidor.

Sem o jogo de cintura de um vendedor nato, muitas empresas acabam caindo em armadilhas do setor, criando antipatia diante do mercado, e mesmo com a venda de produtos exclusivos, acabam abrindo a oportunidade dos clientes procurarem os serviços prestados por um concorrente.

Treinamento de funcionários é essencial

O treinamento dos funcionários é uma das peças essenciais para o sucesso de um comércio, assim como a apresentação do ambiente, em que os produtos são oferecidos.

Atendentes que conhecem os produtos que estão sendo ofertados, com explicações lógicas, e que têm o conhecimento profundo do que estão vendendo, conquistam os clientes por meio de simpatia e atenção.

A explicação de um vendedor, ou vendedora, de uma linha de semi joias, sobre os metais utilizados na confecção, além de pedras preciosas, que costumam compor este tipo de produto.

Com o histórico de legalidade dos meios de produção das peças, pode ser o meio de se conquistar o cliente, que deseja adquirir o produto, bastando uma ajuda, para suplantar as dúvidas existentes.

O treinamento de um funcionário também passa pela atenção aos movimentos dentro de um espaço comercial. No caso de uma joalheira, em que os produtos têm um alto valor de mercado, é preciso contar com equipamentos que assegurem a proteção das peças em exposição, nas vitrines e nos balcões.

A presença de câmera de segurança em pontos estratégicos, que não sejam intimidantes para os clientes, mas ainda assim funcionem de maneira eficiente, é uma forma de se garantir a proteção do empreendimento comercial.

Em alguns setores, a contratação de uma equipe especializada em segurança, com a presença de funcionários responsáveis apenas para a segurança, pode ser necessário.

Os espaços que funcionam como um centro de compras, como os shopping centers, muito comum na maioria das grandes cidades, e centros urbanos, com ruas e calçadões com características comerciais, a aplicação de um sistema antifurto lojas pode ser o suficiente, inibindo a ação de pessoas mal intencionadas.

A prevenção se adianta aos problemas que possam ser ocasionados, em casos de roubos e furtos.

A aplicação de tecnologia na segurança de um estabelecimento comercial, com a sagacidade de funcionários, torna o ambiente propício para atender de maneira satisfatória os clientes que buscam um espaço eficiente, com produtos de qualidade e simpatia durante todo o atendimento. Tudo isto somado, ainda pode-se destacar:

  • Controle de entrada e saída de clientes;
  • Precaução evita prejuízos para o comerciante;
  • Relatórios de venda de produtos;
  • Segurança voltada para o cliente.

Os comerciantes sempre correm o risco de tomar prejuízos, se algumas ações não forem tomadas. Até mesmo no recebimento do caixa, existe a possibilidade de receber notas falsas de dinheiro.

Por isso, o investimento em uma contadora de cédulas, que facilita a contagem dos valores recebidos ao fim do dia, é uma boa ideia.

Além de adiantar o processo de trabalho, também pode verificar a presença de notas falsas, que muitas vezes podem passar despercebidos por funcionários e os próprios proprietários de um estabelecimento comercial.

Contratação de serviços terceirizados

Muitas vezes, é preciso recorrer a serviços de profissionais terceirizados, para expandir a marca de uma empresa, e também para verificar as atividades dos funcionários, e os procedimentos que estão sendo realizados em um ambiente de trabalho.

Os profissionais que trabalham na área de direito administrativo podem ser contratados, para apontar as direções, para um comerciante, de quais as partes burocráticas que deverão ser estabelecidas.

A locação de um local, a compra de equipamentos e maquinários, e a busca por investimentos podem ser tratados por este profissional, em diferentes etapas de crescimento empresarial.

Para a contratação ou distrato com um funcionário, alguns procedimentos devem ser levados em consideração, e por isso, a contratação de um perito judicial trabalhista pode ser necessário, para que possa produzir laudos técnicos referentes ao ambiente de trabalho.

Estes serviços terceirizados podem evitar surpresas desagradáveis, assim como a instalação de sistemas de segurança, que ajudam a evitar furtos no interior das lojas.