Estratégias de marketing para ter sucesso nas redes sociais
O marketing nas mídias sociais deve ser uma parte importante da sua marca. No entanto, a mera presença não é suficiente, você deve ter uma estratégia para obter os resultados desejados.
Não importa quem é seu público e em que nicho eles estão, eles estão ativos em uma plataforma ou outra. Seja uma loja de roupas, um site de viagens, uma lancheria ou até uma oi fibra residencial.
Eles são parte de sua comunidade, então torne-se parte deles e construa relacionamentos. Com as estratégias certas, você pode construir laços mais fortes com seus público principal
Vamos às dicas:
Vá onde seu público está
Existem muitas plataformas de mídia social diferentes! Você tem à sua disposição:
- YouTube
- TikTok
Não, você não precisa se apresentar em todas essas plataformas de mídia social. Portanto, você precisa planejar onde concentrará seus esforços.
Saber quem é o seu cliente será o primeiro passo. Crie uma persona de comprador. Este é o “perfil” do seu cliente ideal. Deve incluir informações sobre sua idade, sexo, classe econômica, educação e coisas como hobbies. Então você também precisa identificar em quais plataformas de mídia social eles são mais ativos.
A partir daqui, você pode escolher duas ou três plataformas e concentrar seus esforços nelas.
Lembre-se da linguagem da sua marca
Embora a mídia social deva ser um canal flexível para se envolver com seu público, lembre-se de que você ainda está “falando” em nome da marca. Uma boa marca deve ter uma “voz de marca” estabelecida que reflita o estilo de vida do qual deseja fazer parte.
Suas postagens não devem se afastar muito dessa linguagem. Afinal, esse tipo de marketing ainda é marketing e, portanto, deve se alinhar ao que a marca espera alcançar ao se posicionar no mercado.
Paciência e consistência
Muitos usuários das redes sociais estão esperando por “15 minutos de fama”. Isso agora é conhecido como marketing viral: algum conteúdo se torna famoso da noite para o dia. Curtidas, comentários e compartilhamentos são o maior sinal de sucesso nas mídias sociais.
Infelizmente, não é tão simples para a maioria de nós. Seu objetivo deve ser construir um grupo sólido de seguidores. Criar conteúdo sólido que fale com seu público é a melhor coisa que você pode fazer. Claro, existem algumas coisas para aumentar seu alcance, mas no geral, seu foco é criar conteúdo de alta qualidade e concentrar-se nisso.
O que você pode controlar é a frequência com que suas postagens são postadas. Se você postar uma vez por mês, as pessoas podem perder o interesse e não irão seguir você. O algoritmo da plataforma de mídia social pode não estar compartilhando seu conteúdo se você não publicá-lo com frequência.
Seja consistente e você verá um número crescente de seguidores ao longo do tempo.
Claro, você pode terceirizar essas coisas por meio de uma agência de marketing, mas com algum planejamento, você poderá lidar com isso sozinho.
Teste horários diferentes
Parte de conhecer seu público é saber a que horas eles estão em suas plataformas de mídia social preferidas.
O público mais velho pode estar online no início da noite ou a caminho de casa do trabalho. Os mais novos estão online depois da escola ou tarde da noite. Se você postar muito cedo ou muito tarde, seu público principal pode perder completamente suas postagens.
A melhor maneira de descobrir o que funciona para você e seu público é testando. Tente agendar suas postagens em diferentes dias da semana e em diferentes horários do dia. Após alguns testes, você deve analisar os resultados e escolher um dia e horário e publicá-lo regularmente.