Veja algumas estratégias de marketing digital para aplicar na sua empresa

Veja algumas estratégias de marketing digital para aplicar na sua empresa

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Para tirar o máximo proveito do seu site. Como a internet influencia os hábitos de consumo das pessoas, as estratégias de marketing digital passam a ser direcionadas especificamente para viabilizar relacionamentos diferenciados com potenciais clientes.

Devido à ampla gama de assuntos, as estratégias são usadas em combinação para maximizar o potencial de contramedidas. Os principais métodos usados ​​são:

1) Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo contribui principalmente para o desenvolvimento da imagem corporativa e educação de mercado, pois os materiais criados contêm dados relacionados ao público-alvo.

São conteúdos pensados ​​para atrair, transformar e cativar, e diversos canais como sites de empresas, redes sociais e blogs vinculados ao site principal, que é a opção mais direcionada.

2) SEO (Search Engine Optimization)

A tecnologia SEO é aplicada para otimizar as páginas da empresa para os motores de busca. Isso proporciona uma melhor experiência para os usuários e é reconhecido pelo bot responsável pela indexação do conteúdo. Para este efeito, vários elementos são combinados dentro e fora do site.

Para melhor compreensão, por exemplo, um usuário pesquisa uma maquina laminadora e os resultados mostram várias páginas. Claro, a primeira página e a primeira posição são mais visíveis e mais propensas a serem clicadas. Por esse motivo, a otimização para um posicionamento mais favorável é importante.

3) Email Marketing

Essa é uma das ferramentas mais tradicionais para estratégia digital e sua principal vantagem é possibilitar a comunicação direta. Esta é considerada uma opção versátil. Um exemplo de cenário é uma empresa de consultoria e licenciamento ambiental que pode usar essa opção para fortalecer sua marca com os clientes existentes, promover relacionamentos com clientes em potencial e levar a uma decisão de compra para esse serviço.

4) Redes Sociais

As redes sociais têm recebido muita atenção em relação ao engajamento, principalmente porque promovem influência e comunicação. Nesse contexto, os potenciais clientes refletem o efeito da identificação por valor e tipo de endereço desenvolvido, por exemplo, durante o processo de seleção da marca.

Importância da segmentação

A segmentação está basicamente relacionada à otimização das estratégias de marketing e deve ser sempre priorizada. Este é o processo de classificar os consumidores em diferentes grupos com base em fatores como comportamento, hábitos, preferências e necessidades. Dessa forma, você pode desenvolver sua estratégia com mais precisão.

Isso porque são dados estratégicos que são utilizados para facilitar a comunicação na empresa. Por exemplo, a abordagem de mídia social de uma distribuidora de carnes nobres é muito diferente da de uma empresa de aluguel de cadeiras de rodas.

A segmentação realizada corretamente identifica critérios essenciais para compras, da geografia ao estilo de vida. A partir deste ponto, destaca-se o conceito de personas. A persona é a representação ideal do consumidor e a compreensão das necessidades do cliente, pois o público-alvo está, por um lado, ligado a definições econômicas, demográficas e sociais.

Quais são os principais indicadores?

Medir o resultado de cada tipo de ação em um projeto é muito importante para identificar a melhor decisão a ser tomada, principalmente do ponto de vista da coordenação.

Existem alguns parâmetros que precisam ser analisados, e mesmo a análise de informações inadequadas pode colocar em risco os esforços dos profissionais. Alguns dos indicadores mais comuns são:

  • Taxa de conversão: porcentagem entre conversões e visitas;
  • Taxa de rejeição: representa um usuário que visitou apenas uma vez;
  • Visitantes únicos: o número de pessoas que visitaram a página;
  • Sessão: Uma série de interações na página.

Além desses indicadores, é importante verificar o ROI (Return on Investment) e o CAC (Cost of Customer Acquisition). O primeiro caso está diretamente relacionado aos lucros para acomodar o aumento de custos e receitas. Acompanhar essa métrica é essencial para analisar se a estratégia é realmente lucrativa com o investimento.

O CAC também é muito importante. Isso é especialmente importante porque o CAC representa a relação entre os gastos e o número de clientes. Trata-se de uma relação específica com o investimento necessário para a aquisição de novos clientes, que pode ser utilizadas por grandes empresas, assim como empresa de criação de softwares.

É imprescindível que os especialistas responsáveis ​​pela execução da estratégia analisem as métricas que precisam ser monitoradas e aquelas que são importantes para o negócio. Deve-se ter o cuidado de desenvolver efetivamente esta e outras fases e é importante garantir bons resultados.

Este texto foi originalmente criado pela equipe do blog do guia de investimentos. Essa equipe de blogs pode encontrar centenas de conteúdos úteis sobre diferentes segmentos.