Escola de música e educação infantil

Escola de música e educação infantil

Escola

A escolha de abrir o próprio negócio ou escola é um desafio, pois envolve uma boa estratégia e planejamento, assim como assumir alguns riscos.

O investimento precisa ser feito de forma correta, existe a necessidade de encontrar um local adequado para o seu negócio funcionar, além de ser importante a contratação de funcionários aptos para a realização das atividades de forma desejada.

Abrir um negócio implica em bom planejamento, sobretudo, por conta da concorrência. É necessário obter um diferencial competitivo para atrair a visibilidade dos clientes.

Nesse artigo, falaremos sobre dois tipos de negócio que precisam de muita atenção, planejamento e cuidado, pois trabalham com vidas: uma escola de ensino infantil e uma escola de música.

Se você tem interesse em um desses negócios, prossiga a leitura desse artigo.

Escola para crianças: o que você precisa saber?

Cuidar de crianças, independente da idade, não é uma tarefa fácil, pois requer atenção e cuidados especiais. Ainda mais, se tratando de uma creche berçario.

Essa creche precisa contar com os seguintes cuidados:

  • Instalações prediais seguras (parte elétrica, hidráulica e pneumática);
  • Funcionários qualificados para o cuidado com as crianças;
  • Equipamentos e brinquedos novos;
  • Manutenção tanto do prédio como do equipamento.

Essas ações são importantes para garantir a segurança tanto dos funcionários, mas também das crianças, assim como trazer maiores garantias aos pais sobre a segurança de seus filhos.

Outro aspecto interessante é incorporar uma escola fundamental particular à creche. Para isso, é importante adotar uma linha pedagógica e realizar a contratação de pedagogos especialistas no trabalho com as crianças.

Nessa fase, geralmente, as crianças aprender a ler e escrever, ações que são básicas para as outras disciplinas e que tem contato direto em relação à alfabetização. Essa é uma ação muito importante e que precisa ser feita com responsabilidade.

Como abrir uma escola de música?

A música traz consigo um repertório cultural bastante interessante de ser passado para crianças e adolescentes.

Aprender a tocar um instrumento pode trazer vários benefícios intelectuais e sociais como desenvolvimento da concentração e reforço da atenção, maior habilidade motora, integração com os outros alunos (no caso de uma turma), melhora a saúde mental, dentre outros benefícios.

Por isso, muitos pais buscam por uma escola de música para os seus filhos. É comum que essas escolas ensinem instrumentos como teclado, bateria, violão, instrumentos da música clássica como violino, dentre outros.

Para isso, é importante pensar não somente na estrutura da sua escola de música, que deve oferecer o máximo de segurança para as crianças, mas também na contratação de profissionais que apresentem qualidade na realização de atividades.

Por exemplo, é importante contratar um professor de teclado que seja experiente no segmento. Além disso, é fundamental definir o público-alvo e as turmas da sua escola de música, pois isso influencia na contratação dos profissionais assim como no interesse dos pais.

Por exemplo, existem famílias que vão buscar por uma aula de piano em grupo e outras que preferem que a aula seja particular. O empreendedor, pensando em seu público-alvo, deve tentar atender a dependa dos mesmos, analisando a viabilidade para o seu negócio.

Além de definir aspectos como quantidade de alunos por turma, idade desses alunos e a presença ou não de aulas particulares, o empreendedor precisa ter em mente o preço que será cobrado na mensalidade dos alunos.

Por exemplo, é fundamental pesquisar a aula de bateria valor em outros locais e pontos concorrentes para apresentar um preço justo ao público, assim como coerente com o mercado.

É importante criar pacotes para o seu cliente, oferecer diversas possibilidades de pagamento e equipar a sua escola com equipamentos modernos, pois isso consegue trazer mais retorno financeiro ao empreendedor.

Além da escola de música, muitos desses segmentos optam por incorporar também algumas aulas de dança. A dança também faz parte do repertório cultural além de trazer vários benefícios a saúde como redução do colesterol, torneamento muscular, redução de peso e melhora da circulação do sangue.

Existem vários tipos de dança desde a zumba, ballet, do ventre e outras modalidades que podem atrair um público ainda maior.

Para isso, é importante consultar o valor aula de ballet e de outras modalidades assim como os procedimentos necessários às instalações do prédio para a realização de atividades com maior segurança.