Ferramentas para criar catálogo de produto: 5 melhores opções
catálogo de produtos é uma ferramenta que parece simples, mas pode contribuir muito para o seu processo de venda, afinal, engloba todas as informações que seu cliente precisa saber antes de efetuar a compra.
Dessa forma, a existência e aplicação do catálogo permite que você esclareça dúvidas e diminua a demanda do setor de atendimento, ao mesmo tempo! Parece ótimo, não é mesmo?
Apesar de sua grande utilidade, porém, muitos negócios ainda não trabalham ativamente com esse material, seja em sua versão física ou virtual. Esse é seu caso?
Se a resposta for sim, nós podemos te ajudar na tarefa de criar o seu! Neste artigo, separamos uma lista com os melhores aplicativos e ferramentas para criar um catálogo de produto.
A seguir, confira quais plataformas você pode usar, os prós e contras de cada uma. Vamos lá!
Como criar um catálogo de produtos?
Basicamente, um catálogo eficiente precisa ter imagens dos produtos e uma descrição completa de cada item, incluindo informações como:
- material/tecido;
- marca;
- tamanho;
- cor;
- preço;
- garantia, e o que mais for relevante para a decisão de compra.
Com esses dados, o cliente consegue conferir as suas mercadorias e entender se o produto desejado atende à necessidade em questão.
Sendo assim, o primeiro passo para criar o seu arquivo é listar os itens que estão à venda (usar um ERP com controle de estoque pode ser bastante útil nessa etapa), e detalhar as especificações de cada um.
Depois, é interessante tirar um momento para fotografar os produtos, caso você não tenha essas imagens prontas.
Por último, mas extremamente importante, você deve escolher o aplicativo ou ferramenta para criar seu catálogo de produto.
Abaixo, veja as melhores opções.
Onde criar catálogo de produtos: 5 plataformas
Ferramentas para criar catálogo de produto
1. Canva
O Canva é um editor de imagem, com versões gratuita e paga, bastante intuitivo, prático e fácil de usar.
Uma vantagem da ferramenta são seus templates editáveis — artes pré-prontas nas quais você pode alterar apenas as informações que achar necessário, como a imagem, o texto e as cores.
Na plataforma, é possível encontrar desde imagens para redes sociais até materiais para impressão, incluindo o catálogo de produtos.
Para quem deseja criar seu arquivo sozinho mesmo sem conhecimento prévio em design ou na própria ferramenta, é uma ótima alternativa.
2. Photoshop/Indesign/Illustrator
Quando o assunto é design, os programas da Adobe são alguns dos mais lembrados. Isso porque as ferramentas são muito completas, e permitem um trabalho mais detalhado e profissional.
Para quem sabe mexer nos programas, como o Photoshop e o Illustrator, a opção é interessante, pois permite a criação de um catálogo do zero, reproduzindo exatamente o que você deseja.
O lado ruim dessa alternativa é que é necessário ter conhecimento nas ferramentas para fazer o trabalho, e você precisa ter acesso ao pacote Adobe, que é pago.
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3. Excel/Word/PowerPoint
Para quem só precisa de um catálogo simples, os programas da Microsoft 365, como Excel, Word e PowerPoint, podem atender a necessidade.
Como muitos computadores já vêm com os programas instalados, e também há a versão web, as alternativas se tornam mais acessíveis.
A familiaridade com as ferramentas também é uma vantagem, já que quem conhece consegue usá-las sem dificuldade.
O lado negativo é a limitação em relação ao design e o visual dos arquivos.Se esse aspecto não é uma prioridade para você, então vale a pena considerar a opção.
Aplicativos para criar um catálogo de produto
4. WhatsApp/Instagram
Falando em aplicativos, para quem deseja criar um catálogo on-line, uma das melhores opções são as redes sociais.
Principalmente para as empresas que usam o WhatsApp ou o Instagram para realizar suas vendas, concentrar tudo no mesmo local pode ser interessante para a experiência do cliente.
Se este é o seu caso, você pode optar pelo Instagram Shopping, o recurso do Instagram, ou a funcionalidade de catálogo disponibilizado no WhatsApp Business.
Em ambos os aplicativos, é possível incluir fotos, descrição, preço e até o link do seu site ou e-commerce, para que o cliente seja redirecionado e finalize seu pedido.
5. Site
E já que falamos em site, essa é outra opção de ferramenta para criar o catálogo de produtos do seu negócio.
Nesse caso, pode ser necessário um investimento maior: se quiser criar o site do zero, terá o custo do desenvolvimento; se optar por uma plataforma já existente, terá o valor da assinatura.
Porém, essa também é uma alternativa com bastante vantagens:
- demonstra profissionalismo;
- oferece a possibilidade de configurar o layout e deixá-lo de acordo com a identidade da marca;
- o recurso de filtro e pesquisa torna a usabilidade do cliente melhor (ele pode ir direto ao produto que procura);
- o usuário pode conferir o catálogo e já realizar a compra no mesmo ambiente.
Checklist: criando o catálogo da sua loja
Agora que você conhece as principais ferramentas para criar um catálogo de produtos, vamos a um checklist com o passo a passo para montar o seu?
Confira:
- listar todos os produtos da sua loja;
- tirar boas fotos de cada um;
- escrever a descrição completa dos itens (material, dimensão, marca, preço, etc);
- escolher uma ferramenta/aplicativo para usar.
Faça a gestão do seu estoque e mantenha o catálogo atualizado
Tão importante quanto criar o seu catálogo é mantê-lo atualizado com os produtos que realmente fazem parte do estoque da sua empresa.
Afinal, imagine que você enviou o arquivo para um cliente, ele se interessou por vários produtos e está pronto para comprar, mas você percebe que faltam diversos itens do catálogo no estoque na hora de fechar o pedido?
No mínimo, seu cliente ficará decepcionado, e sua experiência com sua empresa, prejudicada.
Então, não se esqueça de fazer uma contagem recorrente das mercadorias disponíveis.
Para tanto, nossa dica é que você use um ERP com controle de estoque, que atualize a listagem do estoque em tempo real, informando as entradas e saídas de produto.
Dessa forma, você não corre o risco de iniciar o processo de venda de um item sem estoque, e pode informar ao seu cliente quando um produto não está mais disponível.
Interessante, não é? Se sua empresa ainda não usa esse recurso, não deixe de procurar por uma boa ferramenta e experimente!