Entenda como exportar seu produto
Uma empresa ou um comércio que tem um produto exclusivo e que fez sucesso no Brasil, pode começar a pensar na exportação desse item.
Mas isso não vale apenas para quem tem um produto de sucesso em seu país de origem, pelo contrário, a exportação ajuda a transpor os diversos mercados existentes no mundo, fazendo com que a empresa consiga aumentar seu lucro de forma considerável e suas oportunidades de negócios.
Entretanto, para que um produto seja exportado é necessário planejamento, cuidado e muito discernimento do que será feito, como também clareza em cada uma das etapas.
É um processo burocrático que deve ser feito e acompanhado por um despachante aduaneiro competente. Esse texto falará melhor sobre as etapas do processo de exportação.
Planejamento é essencial
Antes de exportar, é necessário planejamento e conhecimento das diversas normas, legislações e do mercado da qual seu produto será recebido. Também é importante ter noção dos possíveis riscos e também dos benefícios de uma tratativa internacional.
Para ser um exportador de sucesso não é necessário apenas um produto legal e um preço bom, mas também deve estar disponível e preparado para ter um preparo logístico, além de enfrentar possíveis entraves burocráticos e capital para lidar com as despesas.
Para pequenos negócios, a exportação pode ser um risco muito grande, para isso, é necessário muito planejamento, pois ,caso contrário, pode causar danos orçamentários que desafiam a sobrevivência da empresa.
O processo de exportação
É necessário estar atento ao processo de exportação que consiste em várias etapas:
Conheça o mercado estrangeiro
Antes de exportar, é necessário fazer uma análise do mercado interno de origem e também da área onde seu produto será recebido.
Importante focar nas legislações, normas sanitárias e também na cultura do mercado, de forma geral, entender como o país que receberá seu produto lida com a importação. Para ajudar nesse quesito, você pode procurar um despachante internacional ou um profissional do comércio exterior.
Verifique também a escalabilidade que seu produto terá, além de identificar os concorrentes, o preço que é vendido, quais são os requisitos que devem ter na embalagem, se o produto deverá ter diferenciais e assim por diante.
A Secretaria de Comércio Exterior possui um sistema de consulta chamado Radar Comercial que permite o empreendedor a verificar a seleção de mercados e também dos tipos de produtos que podem ter maior potencialidade.
Para escolher o mercado a ser exportado, poderá visitar feiras internacionais de negócios e procurar negociações com países que possuem acordos de comércio com o Brasil, pois as transações podem ser muito mais fáceis.
Planeje o orçamento com cuidado
Ter um orçamento equilibrado é ideal para quem deseja exportar, isso porque, durante as negociações internacionais, esse é um fator preponderante.
Por isso que é de suma importância conhecer a capacidade produtiva, o capital de giro e a reserva para novas despesas. Também é necessário saber precificar o produto, para que ele possa se manter competitivo e permitir a sobrevivência no mercado externo.
Deve-se levar em conta:
- Os custos de produção;
- As taxas alfandegárias e também portuárias;
- O seguro de mercadoria;
- O custo de transporte logístico do país de origem e no país externo.
Opte por um canal de exportação
Há dois tipos básicos de exportação: a direta e a indireta. A direta consiste no gerenciamento de todos os processos e negócios pela empresa que faz o produto.
Já a indireta, a logística pode ser entregue a companhias transportadora ou empresas comerciais exportadoras que comprarão a produção do seu produto e levarão para outro país; também a transação pode ser feita por consórcios de exportação, agentes de comércio exterior e outros.
Como exportar?
Primeiro de tudo é necessário fechar o contrato com o importador segundo as normas do INCOTERMS (Termos internacionais de Comércio).
Aqui tudo será definido, local de recebimento da mercadoria, onde será vendido, escolher entre transporte de cargas fracionadas ou inteiras, quem será responsável pelo seguro da mercadoria, dentre outros.
Depois é necessário classificar as mercadorias de acordo com cada produto. É essa nomenclatura que indicará os impostos, as normas e assim por diante.
Depois é acordado o pagamento e feito a documentação. O pagamento é em sua maioria feita por meio de uma carta de crédito, onde a transação bancária só é feita após a concretização do negócio. A documentação é variada, pois depende de cada país importador.
Por fim, é feito o serviço de desembaraço aduaneiro no Brasil. Aqui os documentos e produtos são revisados e a Receita Federal libera a mercadoria para transporte e exportação, findando o negócio.
Todas essas etapas são importantíssimas para que a exportação seja feita de maneira correta e bem planejada para que o negócio não sofra danos financeiros.