Empreendedores investem em lojas de marcas
Os empreendedores sempre estão em busca de um negócio de sucesso, apostando em mercados de diferentes segmentos. O setor têxtil sempre está entre os casos que garantem retorno financeiro, com a abertura de lojas especializadas, representação de marcas e atendimento a públicos-alvo específicos.
Dentro do mundo do comércio de rua, lojas de centros de compras e shopping centers, as lojas de roupas estão entre um dos negócios mais competitivos.
Com uma estratégia acertada, um planejamento correto e investimento em atendimento ao cliente e treinamento de equipe, é possível se destacar entre os concorrentes.
Muitas consultorias empresariais ajudam no passo a passo na criação de um negócio comercial, realizando uma pesquisa de mercado para determinar a possibilidade de instalação de uma loja em uma localidade específica.
Isso ajuda o empreendedor a enxergar a longo prazo, com metas a serem cumpridas no caminho.
O importante é dar os primeiros passos e estar ciente de alguns pontos que serão determinantes para o sucesso comercial:
- Identificação de clientes atendidos;
- Estruturação de investimento financeiro;
- Controle de estoque de produtos;
- Treinamento de equipe de vendas.
Dentre as várias vertentes possibilitadas pelo setor comercial, é preciso identificar as possibilidades de atendimento com reconhecimento do mercado, os produtos ofertados, a localização ideal e os funcionários capacitados.
Variação de produtos para público segmentado
Após a apresentação do resultado da pesquisa, a pessoa que quer empreender no setor comercial pode se dedicar no desenvolvimento do projeto de loja de roupa feminina.
Esse é um público-alvo que tem um grande mercado, variando entre modelos e estilos proporcionados pela moda, que abrange desde moda praia até vestidos de gala.
Mesmo com essa definição, ainda assim o lojista precisa definir entre os diversos segmentos, como faixa etária e estilo de cortes de roupa que serão oferecidos.
A venda de roupas de marcas também é uma saída inteligente e segura, já que clientes buscam referências passadas, dando preferência para o conforto e o caimento no corpo com conhecimento prévio.
A venda de uniformes profissionais femininos também é um segmento que agrada a clientela.
Neste segmento, formar parcerias com empresas é uma forma de fidelizar clientes, tornando o estabelecimento comercial como uma referência de produtos de qualidade e com disponibilidade de diferentes modelos, que podem se encaixar em qualquer ambiente profissional.
Disposição espacial deixa cliente confortável
Uma loja bem planejada tem os espaços definidos para o conforto dos clientes e a mobilidade dos funcionários, para uma atendimento prático e eficaz.
A disposição de uma arara de roupa com cores variadas de um mesmo modelo já facilita o acesso das pessoas que procuram um produto para compra.
A montagem de prateleiras e espaço para as clientes experimentarem roupas também é necessário. A iluminação dentro de uma loja de roupas deve ser clara, com espelhos para visualização e proporcionar uma sensação de espacialidade dentro do ambiente.
Para o lojista, ser um representante de marca de roupas para revender a um público-alvo específico, a decoração do estabelecimento comercial deve ser significativa. Isso vale para todos os segmentos.
Provocar as pessoas por meio de sinais empregados nas vitrines, com a ajuda de campanhas publicitárias por meio das mídias de divulgação e a oferta de produtos de qualidade fazem a diferença e permitem se destacar diante da concorrência.
Climatização e segurança nas lojas
Atender o cliente de forma responsável engloba diversos fatores. Manter um ambiente agradável é imprescindível. Por isso, ter uma porta de vidro com sensor permite que o aparelho de ar condicionado funcionando de maneira plena.
Uma temperatura agradável no espaço interno faz com que o comprador ou compradora se sinta à vontade, o que pode significar mais tempo para escolher diversos produtos de uma loja bem montada.
A segurança também é fundamental em qualquer situação. Para garantir a proteção de clientes e funcionários, a instalação de um sistema de camera de monitoramento é pontual, e deve ser informado de maneira sutil que o espaço está sendo filmado.
Mesmo com todos os cuidados para a montagem de uma loja física, é importante estar atento à tecnologia ao nosso redor. Investir em uma página própria na internet e na comunicação direta com os clientes pelas redes sociais é fundamental.
É possível lançar novas coleções em primeira mão por meio de aplicativos, diretamente no celular dos clientes. Por isso, o empreendedor ou empreendedora deve sempre ter a mão uma câmera fotográfica, ou contratar profissionais especializados, para tirar fotos com qualidade e explicações simples e diretas sobre os produtos.
A integração entre os negócios virtual e presencial devem funcionar de forma complementar. Sendo assim, é preciso ter um controle de estoque correto, para que os clientes sejam atendidos de maneira adequada, refletindo o sucesso empresarial do estabelecimento comercial.