E-mail Marketing: Aprenda a Manter Clientes
Embora conquistar novos clientes pareça ser uma das principais atividades de muitas empresas, vale lembrar daqueles que já se tornaram clientes. Portanto, fica claro que os clientes antigos são elementos importantes na formação do público fiel de uma marca. Existem muitas técnicas de e-mail marketing usadas para alcançar a lealdade, que discutiremos a seguir.
A importância do e-mail marketing para a fidelidade do cliente
Criar a fidelidade do cliente significa muitas coisas e pode trazer muitos benefícios para as empresas em geral. Conquistar um novo cliente é uma medida mais cara, pois os clientes da empresa não precisam mais do comprometimento de toda a liderança. Os clientes anteriores podem decidir se compram um produto ou não com base em sua experiência anterior.
Nesse sentido, uma empresa que desenvolve laudo de avaliação de imóvel, por exemplo, não precisa investir seu dinheiro para tentar superar quem já conhece a qualidade dos balões e serviços daquela organização. No entanto, existem técnicas específicas que incentivam os clientes recorrentes que destacam o email marketing.
Usar o e-mail para envolver os clientes é uma atividade muito importante porque essa atividade faz com que os consumidores se sintam importantes porque as empresas se lembram deles. Assim, o e-mail marketing tem um alto potencial de fidelização em comparação com outras técnicas.
Outro detalhe importante é que o e-mail marketing, se usado corretamente para fidelizar o cliente, pode criar defensores da marca. Pesquisas mostram que um consumidor satisfeito contará para até três contatos sobre sua experiência com uma empresa, tornando-o um “divulgador” espontâneo de marcas.
Desta forma, uma pessoa que queira comprar uma polia preço para uma determinada ocasião pode pedir aos amigos sugestões que lhe permitam conhecer e ficar satisfeito com determinada marca. Isso cria uma legião de fãs das polias da empresa, que juntos constroem uma imagem positiva em torno da marca.
Por fim, é importante lembrar que o e-mail marketing permite um contato muito direto com os clientes. Isso, por sua vez, permite que eles interajam com as empresas, ajudando-as a desenvolver ideias que possam ser usadas no futuro. Portanto, pode-se dizer que o e-mail marketing ajuda uma empresa a entender melhor sua base de consumidores.
Estratégias de Email Marketing
Considerando as diversas vantagens do email marketing, mostramos agora como elas podem ser conquistadas no dia a dia das empresas.
Em primeiro lugar, é importante saber que qualquer esforço de marketing por e-mail desenvolvido requer ferramentas adequadas, como software e aplicativos que podem disparar e-mails automaticamente quando necessário.
1) Não faça spam
Este é o primeiro aviso antes de falarmos sobre outras estratégias. Isso porque o email marketing não é apenas enviar mensagens para pessoas aleatórias. Essa má reputação do e-mail comercial vem do fato de que muitos deles compram listas de outros sites para enviar e-mails automaticamente para pessoas aleatórias.
Email marketing, como muitas outras estratégias de marketing digital, é uma ferramenta direcionada projetada para atingir um público específico. Para isso, são enviados e-mails para pessoas que ofereceram seus endereços espontaneamente porque desejam receber conteúdo. No entanto, isso não significa que qualquer material possa ser submetido.
Assim, por exemplo, uma empresa produtora de gradil nylofor não deve insistentemente, diariamente ou o tempo todo tentar fazer com que o cliente compre mais embalagens de papelão. Antes disso, a equipe de marketing desta empresa deve se estabelecer. Caso contrário, é melhor mudar de planos e usar uma das técnicas abaixo.
2) Use e-mail para feedback
O feedback é importante tanto para o planejamento interno de negócios quanto para a visibilidade na comunidade da Internet. Ao solicitar e receber feedback por e-mail, as organizações obtêm uma visão pessoal e honesta das experiências de seus clientes. Dependendo da situação, essas reações trabalham juntas para introduzir novos recursos que tentam se adaptar aos consumidores.
Assim, por exemplo, uma fábrica de exaustores pode enviar um questionário ao cliente explicando os pontos fortes e fracos do serviço prestado após a reforma do prédio. As conclusões baseadas no feedback podem ser convertidas em melhorias para os próprios clientes em trabalhos futuros.
Além disso, utilizar um relatório de consumo real em um site é uma ótima forma de verificar a qualidade do produto perante os internautas, visto que muitos deles procuram locais para obter informações sobre o desempenho de determinadas marcas.
3) Compartilhe ofertas exclusivas
O e-mail é um ótimo lugar para se aproximar de seus clientes. Portanto, não é surpresa que esse local seja usado para envolver antigos clientes com ofertas exclusivas. Enviar ofertas irrevogáveis e únicas aos clientes não apenas os faz sentir especiais, mas também os faz querer comprar novamente de uma empresa com a qual já têm experiência.
Assim, por exemplo, uma empresa de calibração pode informar seus antigos clientes sobre o desconto no preço de compra das placas ou oferecer outro produto de presente na próxima compra para mostrar a preocupação da empresa com você. Clientes.
4) Crie um calendário de envio
Se pretende distribuir campanhas de comunicação por e-mail, é importante desenvolver um calendário de envio de mensagens. Se você tiver um período, hora e data específicos, poderá acompanhar facilmente o processo de marketing por e-mail.
Nesse sentido, as empresas de furo em laje de concreto devem utilizar, por exemplo, um calendário de e-mail para evitar inundar seus clientes com conteúdos que não sejam produtos de metal. Uma campanha de e-mail marketing desenvolvida todo mês já pode ser suficiente.
Uma tática interessante ao pensar no timing das mensagens é enviar e-mails em épocas especiais como Natal, Ano Novo, Páscoa, etc. Assim, por exemplo, um desenvolvedor de programas de limpeza de coifas industriais pode pensar em uma remessa especial e pessoal. E-mails para clientes em seus aniversários. Tais ações fazem com que o consumidor se sinta especial e lembre-se da empresa, o que melhora o relacionamento entre as partes.
5) Priorizar a experiência do cliente
Para que isso aconteça, é necessário entender profundamente as necessidades de cada cliente. Isso porque ajudar o consumidor antes mesmo de precisar de algo é um grande passo para conquistar sua confiança.
Assim, toda vez que um novo produto é lançado, por exemplo, uma empresa pode enviar descontos ou conteúdos especiais para ex-clientes mostrando os benefícios dessa novidade. Pensando nesse problema, por exemplo, uma empresa que vende sistema de ancoragem também pode enviar conteúdos exclusivos para seus antigos clientes para deixá-los por dentro de tudo o que está acontecendo no setor. Assim, formatos de conteúdo como:
- E-books;
- webinars;
- horas de vídeo;
- Infográfico;
- imagens.
À luz das informações acima, fica claro que o e-mail marketing não é apenas uma ferramenta para completar as ações de marketing. Pode se tornar um dos principais objetivos de quem busca fidelizar seus clientes, pois a intimidade dessa comunicação estimula o desenvolvimento de relacionamentos mais íntimos e baseados na confiança entre marcas e consumidores. Nesse sentido, as empresas que utilizam as tecnologias citadas têm boas oportunidades de se destacarem de seus concorrentes.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.