Empreendedorismo digital: dicas para ter um negócio online
Todo mundo sabe que hoje nenhum empresário pode ignorar o papel da Internet e da esfera digital no mundo dos negócios. Nem todos sabem que já existe um nome dedicado exclusivamente a isso, que é o empreendedorismo digital, cujo foco é todo voltado para a Internet.
Como você pode imaginar, um empreendedor que queira entrar nesse universo deve estar atento a todas as inovações, não só em tecnologia e comunicação digital, mas também em estratégias de marketing e diversas plataformas digitais que aparecem quase todos os dias.
De fato, laptops, smartphones e tablets revolucionaram a forma como as pessoas veem empresas e marcas. Hoje vivemos na era da conectividade 5G, Internet das Coisas e nativos digitais.
O mais interessante é que tais revoluções não necessariamente mudam produtos e serviços, pelo menos em essência.
Significa que as pessoas ainda são essencialmente as mesmas e precisam mais ou menos das mesmas coisas que sempre precisaram, embora a forma de negociação tenha mudado radicalmente.
Assim, o empreendedorismo digital pode funcionar, tanto com produtos novos e de alta tecnologia, como com segmentos industriais como na venda de uma broca de metal duro.
Então, se você quer acompanhar as inovações e tendências que vieram para ficar e são essenciais hoje, continue lendo!
O que é robustez e escalabilidade?
O “Empreendedor digital” nada mais é do que um empreendedor que escolheu uma forma de negócio que está intimamente (ou exclusivamente) conectada à Internet. Hoje isso pode acontecer de várias formas, como:
- Crie seu próprio site;
- Participação em um marketplace;;
- Criação de aplicativos;
- Presença em redes sociais;
- Entre outros.
A realidade é que o empreendedor digital em todos esses casos depende de algum conceito que vai além do empreendedorismo.
E perceba que ainda nem falamos sobre qual o produto ou serviço que será trabalhado, lembrando que não importa se é um serviço industrial de ponta como serviços de engenharia elétrica, ou varejo de roupas.
A moeda corrente e comum da Internet é, obviamente, o tráfego, o número de pessoas que chegam ao seu conteúdo.
Porém, os princípios de como e por que buscar isso, dizem respeito a visões que vão além da internet, portanto é fundamental saber sobre sustentabilidade e escalabilidade
O que é sustentabilidade empresarial?
É preciso fazer algo sustentável, algo que possa atingir a maturidade, mas sem perder o que já foi conquistado. Se uma empresa aluga, por exemplo, uma chapa expandida, não faz sentido conseguir três novos clientes por mês e perdê-los.
As estratégias de desenvolvimento sustentável ajudarão você a obter cada vez mais clientes, o que significa, obviamente, que seu negócio crescerá.
Por outro lado, o contrário pode até significar bons rendimentos no curto prazo, mas não em termos de sustentabilidade, ou seja, médio e longo prazo. Isso é especialmente importante em negócios digitais.
O que é escalabilidade de negócios?
Neste caso, trata-se de atingir uma certa curva de crescimento, que se baseia não apenas em metas fixas (que são fundamentais e devem ser muito claras), mas em estratégias que, além de manter o que já foi alcançado, trazem constantemente novas oportunidades.
Para serviço e aluguel, como no exemplo acima, o dimensionamento pode ser um pouco mais difícil, pois requer investimento de capital para adquirir máquinas/equipamentos de alto valor agregado.
Nem todos os empreendedores podem fazer isso, é verdade, embora seja melhor no espaço digital porque os custos de infraestrutura são menores. No entanto, quando se trata de revenda, é ainda mais desejável e mais fácil de gerenciar.
Um exemplo é um fornecedor de piso de borracha, cuja principal contribuição para o crescimento do pós-venda é apenas a gestão da logística de expedição e entrega.
Como definir um produto para trabalhar
Além dos conceitos básicos que se aplicam tanto aos negócios tradicionais quanto aos negócios digitais e que todo empreendedor deve lembrar, existem alguns pontos tipicamente tecnológicos e digitais que são essenciais para o empreendedor de hoje.
A única ressalva é esta: há muitos anúncios hoje em dia que dizem “ganhar dinheiro online é rápido e fácil”. Claro que isso não é 100% verdade.
É claro que o mundo digital tem vantagens e oportunidades incríveis que não existiam antes da Internet, mas crescer nele é tão difícil quanto crescer fora dele.
Para todos os efeitos, escolher muito bem o produto com o qual você pretende trabalhar é um passo importante. Lembre-se que pode ser um produto industrial voltado para as mais diversas áreas ou um produto manufaturado criado pela própria pessoa.
Produção de manufaturas
No primeiro caso, um exemplo bem prático são os setores mais interessantes, como o de casa e construção, cuja loja virtual pode vender de tudo, desde pregos e parafusos até aspiradores, cortadores de grama e roçadeiras.
Considerando que neste caso, é possível traçar estratégias e campanhas que incentivem o comprador a realizar uma transação pela Internet e sair apenas em uma loja física, o que traz algumas vantagens ao lojista, que estão principalmente relacionadas à logística e redução de custos.
O segredo dos infoprodutos
Os produtos de informação são a criação de qualquer material em forma escrita ou em vídeo, que serve de base para a realização de cursos, palestras, workshops, etc.
De fato, hoje existe um universo de profissionais liberais que vivem disso e alguns dos quais acabam se tornando referência em seu trabalho, de modo que ganham espaço na mídia aberta e até na televisão.
Alguns chamam esse tipo de produto de “intangível”, porque não é produzido, mas é fruto de um trabalho intelectual.
Curiosamente, apesar do formato do produto (geralmente disponível em e-books ou videoaulas), ele pode abranger qualquer assunto, não apenas questões técnicas ou universitárias.
Você pode se tornar referência em cursos para quem quer trabalhar, por exemplo, na área de empresa de usinagem de peças e dentro desse segmento, existem muitos tópicos e nichos menores que precisam ser abordados.
Esta é, sem dúvida, uma das maiores frentes de negócios digitais da atualidade.
Encontre onde seus clientes estão
Depois de ter escolhido o seu nicho e o tipo de produto com o qual vai trabalhar, vale lembrar, além de todas as dicas já dadas, que como mencionado acima, vender e ter sucesso online podem ser tão difícil ter sucesso nesse ambiente quanto vender e fora dele.
Lembremos que o empreendedor digital vai desde o dono de um site ou blog, passando pelo vendedor que se inscreve em um marketplace (que é uma plataforma multimarca, na qual outras empresas também anunciam), até o dono/fundador de um aplicativo de smartphone.
Hoje, existe um aplicativo para tudo que visa ajudar as pessoas com serviços básicos, desde alimentação, transporte, serviços de limpeza residencial e até mesmo serviços industriais como aluguel de aparelho lava jato e outros equipamentos da área.
Todas essas plataformas têm algo muito simples em comum: cada uma delas precisa tornar sua marca visível, ou seja, com que haja tráfego em sua página ou veículo, seja ele da natureza que for.
É aqui que entra o papel do marketing digital. Todo empreendedor digital deve entender de marketing e saber qual mídia tem maior sinergia com sua forma de trabalhar. De qualquer forma, as principais dicas são bem simples.
Não é nenhum segredo que os motores de busca, por exemplo, se tornaram a maior vitrine nos dias de hoje.
Vejamos o setor industrial: você pode estar no maior mercado da região ou fazer parceria com um aplicativo de nicho, mas é impossível que centenas ou milhares de clientes não procurem por você no Google, Bing ou Yahoo. Você concorda?
Portanto, não importa quão específica seja sua área. Por exemplo, se você trabalha com cabeamento de rede, faça uma busca simples por “cabeamento de rede telefonia predial” para encontrar mais de um milhão de resultados em segundos.
Depois dessas dicas, é impossível que seus objetivos como empreendedor digital se torne muito fácil e tenha um caminho para orientar seus horizontes.