Dicas para o seu e-commerce
Em suma, montar um web commerce – comércio na internet – é mais fácil que desenvolver uma empresa tradicional, já que o empreendedor desse setor precisa apenas lidar com o armazenamento de produtos e envio dos mesmos, tudo pela internet.
Devido à ascensão da tecnologia, é cada vez mais comum empresas de renome migrar para este tipo de negócio, que realmente promove retornos lucrativos.
No meio dessa ascensão da tecnologia uma boa estratégia SEO pode fazer a sua empresa crescer e alavancar os seus negócios se aplicada da forma correta.
Para ter ideia de tamanho crescimento, só no primeiro semestre de 2018, o setor movimentou R$ 26,6 bilhões e apresentou um crescimento de 12% comparado ao ano anterior. Os dados foram divulgados recentemente pela 38º Webshoppers, do Ebit/Nielsen.
Sendo assim, resolvemos produzir este conteúdo completamente exclusivo com algumas dicas para a sua loja virtual. Acompanhe a partir dos demais passos.
Facilite o processo de compra
O cliente precisa conseguir chegar ao produto que ele quer com, no máximo, três cliques, mais do que isso pode tornar o processo de compra chato e tedioso. Dessa maneira, recomenda-se organizar os itens de seu e-commerce com filtros de busca úteis e inteligentes.
Além do mais, o comprador internauta não gosta de perder tempo ao preencher muitos formulários extensos, nem mesmo de ser obrigado a navegar por um monte de páginas até finalizar a compra.
Deste modo, o formulário de preenchimento do site de compras precisa ser prático e totalmente objetivo. Sendo assim, o armazenamento de dados para as futuras compras é uma das opções que tem agradado muito os consumidores, uma vez que eles entram no site e já constam os dados dele, até mesmo os cartões usados.
Veja algumas vantagens de facilitar a forma de compra para os seus clientes:
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Garante clientes fiéis;
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Site sempre frequentado;
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Melhora a experiência do usuário;
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Amplia a usabilidade do site;
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Assegura a vinda de outros clientes.
Ícones facilitam a navegação
No mundo do marketing e commerce, facilitar é uma palavra que é tida como lei. Afinal, tudo o que é difícil tende a ser evitado pelo internauta. Por exemplo, se uma determinada pessoa sente dificuldades para comprar em um site, ela vai procurar o mesmo produto em outro, e assim por diante.
Portanto, os ícones agilizam a compreensão do comprador e facilitam a compra, além de tornar o design e a experiência em seu site e commerce mais intuitivos e agradáveis.
Deste modo, inserir informações como o número do pedido, endereço, prazo para entrega e contato do fornecedor, neste contexto, podem e devem vir representadas por diferentes ícones. Pense sempre em unir facilidade e rapidez para assegurar o retorno e satisfação do cliente.
Sites responsivos
Mesmo para quem sempre sonhou em trabalhar em casa, manter um site existem alguns cuidados fundamentais, como manter uma plataforma responsiva, por exemplo e fazer uma hospedagem web com excelência.
Todos os dias, aumenta o número de internautas que utilizam dispositivos móveis e, por isso, é imprescindível que qualquer e-commerce seja responsivo, com otimização para celulares e tablets.
O recomendado é começar com um layout que facilite a navegação do usuário, sempre pensando na compra online diretamente pelo aparelho celular. Sendo assim, o cliente vai querer a mesma experiência do desktop, porém nas próprias mãos.
Diante disso tudo, os conteúdos, produtos e serviços de sua loja virtual precisam ser readaptados, para expandir e melhorar a experiência na plataforma.
Invista em boas fotos dos produtos
A foto do produto do seu e-commerce é como uma isca para os consumidores, por isso, elas precisam chamar atenção. Além disso, ter boas fotos mostra profissionalismo e credibilidade frente à concorrência. No e-commerce, o recomendado é que existam fotos em todos os ângulos de seus produtos.
Além do mais, uma prática interessante é de humanizar as imagens da loja virtual, utilizando imagens de pessoas fazendo uso do produto que está sendo demonstrado. Dessa maneira, o comprador consegue visualizar detalhes relacionados ao tamanho, por exemplo.
Site mais leve
O e-commerce pode até ser atraente e oferecer o produto adequado ao consumidor, mas se as páginas de sua loja virtual demoram a carregar, o possível comprador pode desistir.
Ainda assim, a velocidade de carregamento das páginas é decisiva para a efetivação da compra, e cria impacto direto no SEO – sistema que interfere nos motores de busca.
No e-commerce, fotos em formato e tamanho adequado, código fonte limpo e bem escrito, bem como servidores voltados a esse fim são pontos que garantem a melhoria do tempo de carregamento. O tempo de carregamento é fator chave para promover experiências agradáveis ao internauta.
Portanto, essas são as principais dicas para o seu e-commerce começar a decolar no mercado. Ao segui-las, o rendimento será certeiro, pode apostar!