Dicas importantes para montar uma loja física ou virtual
Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros que buscam a estabilidade financeira e independência profissional. Para isso, muitas pessoas optam por montar uma loja, um processo que se torna mais simples com o máximo de informação.
Além de ter controle financeiro, é preciso dedicar-se ao planejamento, estudar os concorrentes, procurar o melhor ponto comercial e investir em divulgação.
Faça um planejamento
Ao montar uma loja, o planejamento e a organização são peças chave para o sucesso. É preciso ter um plano de negócios com uma boa pesquisa de mercado, respondendo perguntas essenciais como:
1. Que tipo de negócio quero abrir?
Afinidade é importante na abertura de um novo negócio, e muitas pessoas escolhem montar uma loja de acordo com gostos pessoais.
Entretanto, é importante saber qual é a melhor opção. Ter experiência na área, além de gostar ou ter interesse, também pode se mostrar um diferencial, aumentando as chances de sucesso.
Estudar o tipo de loja que se pretende montar também vai definir a estrutura necessária para colocar o negócio em ação.
Para abrir uma joalheria, por exemplo, é fundamental ter maquinas de ourives para pequenos reparos, e isso deve ser previsto no planejamento.
2. Quem é meu público-alvo?
Tendo definido os produtos que serão oferecidos aos consumidores, o próximo passo é ter em mente para quem eles serão vendidos, ou seja, o público-alvo do empreendimento.
Mesmo tendo definido um nicho de mercado, é possível focar em um ou mais públicos-alvo. Como exemplo vale citar petshops, que vendem diversos produtos para cães, comedouro automático para gatos, além de rações e acessórios para passarinhos, peixes e roedores.
3. Quais os hábitos de compra dos consumidores?
Como o público-alvo de uma loja age nos momentos antes, durante e após as compras é um questionamento importante. Hoje em dia muitas pessoas fazem compras pela internet, por exemplo, e se isso for comum entre os consumidores, a abertura de uma loja virtual pode ser mais indicada.
Vale a pena ressaltar que lojas físicas e virtuais exigem cuidados bem diferentes para que possam ser lucrativas. É possível citar como exemplo a entrega de produtos: na loja física é feita pessoalmente e, no caso de lojas virtuais, depende de caixa de transporte e serviço extras.
É importante responder às três perguntas com calma e sinceridade, tentando ao máximo compreender os próprios objetivos com a loja.
Estude a concorrência
Depois de definir detalhes sobre o próprio negócio, recomenda-se uma análise do mercado, o que envolve saber quem serão os concorrentes diretos e indiretos da loja.
Vale a pena saber quem vende produtos similares ou iguais, entender se os concorrentes têm loja física ou virtual e quais são as principais estratégias adotadas por eles.
A partir dessa análise, e tendo em vista o planejamento e público-alvo do próprio negócio, torna-se um pouco mais fácil a criação de estratégias para atrair os consumidores.
Uma loja de roupas, por exemplo, pode empregar arara de roupas de uma forma diferente, inovar na vitrine ou desenvolver outras ações de impacto que a destaquem da concorrência.
Escolha o melhor ponto comercial
Na montagem de lojas físicas a localização é essencial para aumentar as chances de sucesso do negócio, com local estratégico e de boa visibilidade. Para escolher o ponto, é preciso levar em consideração:
- O tipo de loja que será aberta;
- Hábitos de consumo do público-alvo;
- Onde a concorrência está instalada;
- Imóveis disponíveis para aluguel ou venda;
- Estrutura dos imóveis, que devem ter estacionamento, banheiros e outras coisas.
Já na montagem de uma loja virtual, o ponto comercial inclui o domínio, layout do site, forma de disposição dos produtos e divulgação.
Nesse caso, uma dica é a contratação de profissionais especializados para o uso de software para indústria e comércio, com o objetivo de alcançar os melhores resultados online.
Em ambos os casos, de lojas físicas ou virtuais, a visibilidade é essencial para atrair clientes, o que mostra a relevância da divulgação.
Invista na divulgação
A divulgação é essencial para que o os futuros clientes da loja fiquem sabendo da sua existência e do seu diferencial. Para isso, é preciso levar em consideração o público-alvo e escolher a melhor forma de atingi-lo com estratégias de marketing online e offline.
Para públicos mais jovens, vale a pena apostar em estratégias pelas redes sociais, e-mails, links patrocinados. Mas para um público menos ligado a essas modernidades, recomenda-se o uso de panfletos, jornais, revistas, outdoors, entre outros tipos de estratégia para alcançar as pessoas.
Empreender pode ser bastante desafiador, mas seguindo os passos, pode ficar mais fácil e até mais lucrativo.