Dicas de segurança para açougue
Quando construímos uma casa de carne ou açougue, é necessário entender que necessitaremos desde uma luva de aço especializada até outras diversas saídas para a segurança do ambiente, pois ele pode causar danos irreparáveis.
Isso porque ele é um ambiente que pode ser nocivo, principalmente por todas as ferramentas que deve lidar, como facas, moedores e todos os outros tipos de maquinários que servem para cortes e afins.
Enfim, açougue é sempre uma boa opção de negócio, mas necessita de muita proteção e higienização para que o ambiente possa funcionar sem perigos de infecções, sujeiras e também de acidentes graves.
E para que você saiba algumas saídas e dicas que são sempre implantadas e possíveis em locais como esses, acompanhe este texto, pois iremos falar um pouco mais sobre tudo isso e elucidar respostas para você. Leia o artigo e saiba mais.
Para proteger o funcionário
A integridade física do trabalhador deve ser um dos pontos mais importantes e principais que uma empresa deve prezar. Pois, sem ele, a produção fica totalmente desfalcada. Às vezes, até paralisada dependendo de quem seja.
Principalmente quando falamos sobre açougueiros, pois sem eles, quem irá cortar a carne corretamente e fazer todos os outros serviços? Pois é! Então para que ele esteja sempre protegido, é necessário que ele use alguns itens de segurança individual, como a luva de malha de aço para açougueiro, botas de PVC, avental e afins.
Essa luva é especializada para alguns locais mais perigosos, como:
- Frigoríficos;
- Mineradoras;
- Metalúrgicas;
- Estamparias;
- Aeronáutica;
- Entre outros.
Ou seja, ela está sempre presente em locais que mexem manualmente com diversos tipos de materiais que possam ser cortantes ou mais perigosos que outros tipos. Além disso, a luva de aço inox evita cortes e decepamentos, justamente pelo seu corpo durável e resistente.
Esse material é desenvolvido para a proteção com um mangote de malha de aço e tricotada, sem costuras que evita que ela se desfaça. Ela possui bastante maleabilidade e caso um objeto cortante se encontre com ela, não acontecerá nada, pois não permitirá.
Além disso, há outros tipos e forma de se proteger pessoas que trabalham sempre com risco, informações e comunicação visual fazem com que todos os problemas diminuam nesse meio perigoso.
Comunicação visual
Quando falamos de comunicação visual, queremos dizer sobre todas as suas funções possíveis. Ou seja, ela não serve somente para passar beleza, mas sim para informação. Um de seus tipos de informação são as placas de sinalização personalizadas.
Esse tipo de uso é muito comum, principalmente em locais profissionais, públicos e privados que recebem grandes públicos. Essas placas ajudam muito na comunicação do ambiente e facilitam toda a logística.
Supondo que você necessita usar o banheiro ou entrar em alguma sala específica, essas placas, ou até adesivos personalizados, estarão a postos em pontos estratégicos para que você mesmo possa se encontrar sem abordar ninguém.
Isso servirá na facilitação de todos os tipos de informações dentro do local onde os açougueiros estarão, como cuidados, como fazer, como lidar em um ambiente como esse, saídas e afins.
Esse tipo de objeto de informação é muito útil, facilitado e barato. Ajuda de uma forma diferenciada e costuma estar presente em todos os lugares possíveis, como já explicamos.
Móveis de inox
Em um local como esse, o material mais utilizado em móveis é o aço inox, um dos mais resistentes e fáceis de se lidar entre todos os outros tipos de produtos. Supondo, a cuba de inox está sempre presente em locais como esses, pois tem motivos.
Além de ser um material muito moderno, ele possui uma superfície lisa, fazendo com que seja mais fácil de limpar sem sobrar nenhum tipo de sujeira. Ajuda a manter a refrigeração da carne e também faz com que o ambiente seja mais bonito e higienizado.
É nesse tipo de cuba e tudo é feito em um açougue, as carnes são limpas, cortar e afins, pois é um tipo de material bem higiênico. Em todas as cozinhas, principalmente industriais e profissionais é o mais usado. Isso conta também pela sua resistência anticorrosiva e durabilidade além de aguentar tanto temperaturas baixas quanto altas.
Essas foram algumas dicas de segurança que você poderá, aliás, deverá plantar para seu futuro açougue para que ele possa funcionar da melhor forma possível.