Dicas de estrutura e comunicação visual para farmácias

Dicas de estrutura e comunicação visual para farmácias

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De acordo com as informações do Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, os brasileiros gastaram em farmácias mais de R$ 120 bilhões no ano de 2019, tornando o país o 6º maior mercado de varejo farmacêutico do mundo. 

O grande destaque é que a comunicação visual para farmácia, assim como a estrutura desempenhou um papel importante nesses resultados.

Possuir uma comunicação visual de qualidade é a alma para qualquer tipo de negócio, por ajudar a capitalizar os resultados e fixar a marca na mente dos consumidores, uma ação muito importante para atração e fidelização de clientes. 

No entanto, tal comunicação deve ser pensada para influenciar tanto os que já estão no estabelecimento quanto os que passam por ele.

A fachada oferece a reprodução da porta de entrada à venda efetivada e é a primeira impressão do seu negócio. Entretanto, trata-se do contato visual responsável por atrair os consumidores ao seu estabelecimento.

No conteúdo a seguir, te ajudamos com mais detalhes como implantar a melhor estrutura e comunicação visual para farmácia!

Qual a estrutura adequada para uma farmácia?

Uma farmácia de manipulação ou drogaria deve ter uma estrutura construída e adaptada para várias finalidades, desde o balcão da farmácia até o caixa. 

Necessita-se de espaço para armazenar e receber produtos, dispensar medicamentos, funções administrativas e armazenar materiais de higiene e limpeza.

Locais específicos para os funcionários armazenarem itens, principalmente em áreas administrativas, também são necessários. 

Além disso, deve ser definido um local específico no ambiente utilizado para atividades administrativas para guardar os pertences dos funcionários.

Ao projetar a área física e a estrutura de uma farmácia, a segurança do ambiente de trabalho também deve ser considerada. Portanto, ao construir uma, se atente a esses detalhes:

As áreas de dentro e fora da farmácia precisam de condições físicas e estruturais regulares para deixar a higiene e não oferecer perigo aos usuários e colaboradores. Além disso, também oferece: 

  • Pisos, paredes e tetos devem ser de fácil limpeza; 
  • As áreas devem estar protegidas de insetos, roedores e animais;
  • Ventilação e iluminação adequadas (ar condicionado);
  • As empresas devem fornecer água potável. 

Então, se tiverem suas próprias caixas d’água, devem ser devidamente protegidos para manter afastados animais, sujeira e quaisquer outros contaminantes.

Por que a comunicação visual para farmácia é importante?

As farmácias de hoje são muito diferentes do que eram há alguns anos. Antigamente, os produtos ficavam atrás ou dentro do balcão, pouco visíveis para os clientes. 

O tipo de comunicação visual para a época era funcional e não se preocupava muito em aplicar as técnicas de merchandising, marketing, psicodinâmica das cores e demais termos atuais. 

Atualmente, podemos contar até com farmácias que entregam as mercadorias na casa do cliente, como é o caso da Farmácia em Caicó RN.

Assim, a comunicação visual para farmácia cresceu junto com esses negócios e, em muitos casos, esses negócios se tornaram verdadeiros centros de conveniência para clientes com um portfólio de produtos mais amplo que oferece opções além dos remédios.

Quais as regras para implementar a comunicação visual para farmácias?

Segundo Anamaria Galeotti, coordenadora do curso de Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi, não há regras específicas, apenas sugestões. 

Como um exemplo, a especialista cita o Cadastro de Anúncios, órgão da prefeitura de São Paulo (CADAN), que implica várias instruções para esse trabalho.

Além disso, é de suma importância verificar as normas locais em relação às fachadas — muitas vezes cada cidade tem regulamentações diferentes para esse tipo de comunicação visual, principalmente para todos os tamanhos e os tipos de materiais que pode usar.

Contudo, ainda é considerar os princípios estabelecidos pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que estabelece que, em trabalhos publicitários e de comunicação, deve-se respeitar as pessoas e a legislação vigente, não comercializar de medicamentos com nomes que possam induzir a compra errada do cliente, etc.

Além disso, é importante considerar as regulamentações da Anvisa em relação à divulgação de medicamentos. 

Essas regras incluem, por exemplo, que quando os descontos de medicamentos são divulgados nas comunicações, o preço total do medicamento também deve ser divulgado.

Por fim, antes de produzir peças, deve-se buscar informações nas diretivas da Resolução 658, do CFF (Conselho Federal de Farmácia), que faz a regulamentação da publicidade e os anúncios das atividades profissionais dos farmacêuticos.

Invista em uma decoração adequada

A decoração é uma parte importante da estrutura e também a da comunicação visual para farmácia, então escolha bem as opções!

Plantas: as plantas se tratam de ótimas peças decorativas porque auxiliam na criação de um ambiente fresco e natural. Por isso, implantar vasos com flores, por exemplo, na entrada ou no local que desejar em sua farmácia é uma opção fácil, barata e muito eficaz.

Painéis gráficos: para colorir a sua farmácia, você pode colocar painéis gráficos, vinil decorativo, autocolantes ou fitas personalizadas nas paredes e também nas vitrines;

Reutilize objetos: estamos falando de objetos cuja principal função não seja decorar o interior do espaço, esses terão impacto direto na percepção do usuário. 

Por exemplo, você pode decorar farmácias com equipamentos antigos ou itens encontrados em um brechó e dar a eles um toque moderno, pintando-os e colocando-os estrategicamente em sua farmácia.

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Conteúdo produzido pela equipe O Seu Crédito