Detalhes que aprimoram os serviços dos mercados
Os mercados são vitais para sociedade contemporânea, concentrando em um único lugar a venda de diversos produtos essenciais às pessoas e seus lares.
Eles são compostos por diferentes marcas e tipos de mercadorias, classificadas e categorizadas, dividas por nichos e prateleiras, permitindo que o consumidor tenha a liberdade de escolher os produtos e marcas que julgarem necessários.
Adaptando-se as transformações sociais, atualmente, os mercados estão mais modernos e automatizados, oferecendo ao cliente um serviço mais completo, prático e fácil de ser realizado.
Diminuindo filas e pequenas falhas, a ida ao mercado é comum na rotina dos brasileiros que buscam alimentos e demais objetos para casa e para os pets em seu interior.
Ao investir no desenvolvimento de um negócio como esse é necessário investir em alguns detalhes e itens adicionais que fazem a diferença na imagem da marca e no trabalho desenvolvido dentro do mercado.
Segurança
A segurança é importante para os consumidores, trabalhadores e para o dono do empreendimento, pois ela é responsável pela proteção das mercadorias, do local e das pessoas, agregando na imagem, credibilidade, confiança no serviço ofertado e aumento da qualidade nas atividades desenvolvidas pelos colaboradores.
Ou seja, agrega e é importante para todos os envolvidos no processo de compra e venda dos produtos no mercado.
Uma das medidas obrigatórias com um processo de monitoramento e manutenção que não podem ser negligenciados, o projeto SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas) também conhecido como projeto para-raios, serve para evitar minimizar os impactos das descargas atmosféricas, os raios.
Agindo como um escudo, a sua produção é regulamentada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acordo com a norma 5419/2015.
Sendo obrigatório para os comércios, essa medida protege o local e as pessoas, prevenindo:
- Incêndios;
- Rachaduras;
- Explosões;
- Perda de equipamentos eletrônicos;
- Perda de mercadoria;
- Risco a integridade física das pessoas.
A montagem é realizada por profissionais capacitados na área elétrica e a fiscalização ocorre pelo órgão responsável, o corpo de bombeiros. Ao ser desenvolvido e monitorado o espaço passa a ser mais seguro e estável.
Outra medida obrigatória e essencial é o projeto de combate a incêndio, também da competência dos bombeiros, o projeto precisa atender todas as demandas e necessidades de cada espaço, minimizando todos os risco e permitindo que ele seja controlado com facilidade.
Dessa forma a carga de extintores, as placas de sinalização, as luzes e saídas de emergência são fundamentais e precisam ser instaladas estrategicamente para que todos os setores e locais sejam assistidos.
Para finalizar o projeto de segurança há o desenvolvimentos das tecnologias que permitiu um controle e monitoramento mais eficiente, constante e instantâneo.
Dentro os equipamento que constitui o sistema, a camera de monitoramento que permite uma ação mais rápido em situações de risco e inibe comportamento ilegais como os furtos, pois há um registro e ações legais que podem ser tomadas.
Acessórios complementares
Um dos objetos que os mercados, em sua maioria possuem, mas que não um investimento muito alto e que é utilizado sempre pelos consumidores, são as balanças nos locais de compra a granel como a sessão de hortifruti, auxiliando na dosagem correta e permitindo que o consumidor tenha um controle maior sobre a compra.
Os mercados que possuem esse equipamento nem sempre investe na qualidade, portante disponibilizar uma balança digital 180kg é um bom diferencial competitivo, mostrando ao cliente que os detalhes importam e agregam na valorização e na experiencia de cada pessoa dentro do mercado.
Outro item essencial que está cada vez mais sendo utilizado pelos consumidores e serve para incentivar um consumo mais sustentável e consciente, as sacolas feitas de pano ou reutilizáveis, que diminuem a quantidade de sacolas plásticas e ainda promove a marca do empreendimento.
A ecobag dobrável ocupa pouco espaço é fácil de ser transportada e ainda facilita a armazenação dos produtos e seu transporte, principalmente, se o consumidor vai a pé ou de bicicleta até o local.
Para finalizar a dica é também investir na decoração, proporcionando um ambiente agradável, organizado e dinâmico, que possibilite que o cliente se sinta a vontade para realizar a sua compra.
Além da disposição dos produtos, há a escolha das estruturas que precisam ser harmônicas e sintonizadas com a identidade visual, desde a escolha da porta de vidro de correr até os azulejos e tipos de prateleiras.
Assim a promoção da venda e boas experiências é assegura e o comércio é considerado competitivo em seu meio de atuação.