Como se tornar um microempreendedor
Abrir um negócio próprio pode ser uma grande possibilidade de alcançar independência financeira, ter altos rendimentos e realizar grandes sonhos, como ter a casa própria, viajar para conhecer lugares que sempre sonhou, alcançar um padrão de vida muito melhor e oferecer conforto e comodidade para si e toda a sua família.
Porém, quando o assunto é abrir um negócio próprio, não basta sonhar, simplesmente, é preciso “arregaçar as mangas” e trabalhar muito, principalmente quando se trata de abrir um comércio de venda de produtos.
Mas há vários tipos de comércios que são os mais solicitados pela maioria, vejamos alguns:
- Loja de roupas;
- Loja de sapatos;
- Supermercados;
- Lanchonetes e cafés.
Para abrir um pequeno negócio, é preciso se cadastrar e ser categorizado como empreendedor individual. Essa é uma categorização que corresponde ao MEI,(Micro Empreendedor Individual).
Para se tornar um MEI é simples, basta realizar, na internet, a busca pelo termo e os primeiros resultados serão do portal de cadastramento no sistema.
O processo de cadastramento é simples e rápido, basta ter todos os documentos de registro em mãos, além da declaração do imposto de renda e, depois de alguns passos, a pessoa já se tornará uma microempreendedora cadastrada e legalizada para o funcionamento do negócio.
Investimentos para abrir um negócio
Uma loja de roupas, bem como qualquer outro comércio, necessita de uma série de medidas de organização e controle para conseguir se desenvolver e trabalhar com maior controle e clareza nos processos.
O sistema para loja de roupas é uma ótima forma de controlar toda a movimentação que ocorre em sua loja, tanto ao longo do dia quanto ao longo dos meses.
Em sistemas específicos para gestão empresarial, é possível adicionar todas as informações de uma loja e mantê-la atualizada e sob controle, como fluxo de caixa, estoque, saída de produtos, etc.
Um Software para loja de roupas é um dos investimentos essenciais para quem deseja caminhar em direção ao crescimento de sua loja, e trabalhar com softwares de controle específicos é um grande segredo para quem almeja crescimento e retorno financeiro.
Ter o controle total do seu negócio é primordial para alavancar o crescimento de suas vendas.
O mesmo ocorre com lojas de sapatos ou vestuários em geral. São mercadorias valiosas e precisam de atenção especial. O controle de estoque, valores e investimentos em produtos de qualidade, são essenciais para fazer o seu negócio crescer e captar mais clientes.
Outros investimentos com bom retorno financeiro
O supermercado ou mesmo, minimercados, também são opções bastante procuradas pelos empreendedores, porém, exigem um investimento financeiro maior.
Além de ser necessário adquirir alimentos para a venda, e também, para o estoque, é preciso fazer investimento em estruturas físicas para ter condições de atender aos clientes com conforto e comodidade.
O Check out para supermercado é um dos exemplos de investimento essencial em estrutura para atendimento ao cliente no processo de finalização de suas compras.
Individualmente, cada equipamento desse pode ser adquirido em sites ou lojas especializadas em produtos, além de grandes redes de varejo.
O checkout mercado possui vários modelos e tamanhos para atender a uma série de projetos diferentes. Isso gera um reflexo de grande variação de preço, tanto pela diversidade de modelos, quanto pelo material usado para a fabricação desse equipamento.
Outro investimento importante, porém mais realizado por investidores que já possuem grandes estruturas estabelecidas e conhecimento na área, são as empresas de TI.
A Terceirização de ti é um tipo de investimento que pode ser bem lucrativo, já que a terceirização da prestação de serviços é uma das grandes transformações econômicas observadas nas últimas décadas.
Além de fornecer atendimento constante para a clientela de todas as empresas, os contratantes de empresas terceirizadas t~em a vantagem de poder fornecer atendimento ao cliente com toda a estrutura necessária para fornecer os melhores serviços, sem precisar se preocupar com uma série de burocracias.
A terceirização se tornou uma grande vantagem para os empresários que visam à economia e à otimização dos trabalhos, realizando tarefas como o menor investimento financeiro no menor tempo possível.
Para investir em qualquer tipo de negócio, é necessário ter bastante força de vontade e desejo de trabalhar. Nenhum investimento financeiro acontece da noite para o dia. Tudo é fruto de muita dedicação, trabalho e o alcance de metas tangíveis e motivadoras.